sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Gamma Ray Para o Metal

É muito bom poder ouvir e resenhar sobre um álbum ótimo de alguma banda lendária que, mesmo depois de décadas e muitas mudanças, ainda permanecem e muitas vezes mantendo a sua base sonora dos anos 80, por exemplo.

É o caso do novo álbum do Gamma Ray, grupo alemão liderado por Kai Hansen (vocalista e guitarrista fundador do Helloween), que mesmo com mais de 20 anos de carreira, a cada dois ou três anos dão uma aula de Power Metal às bandas novas.

Este ano não foi diferente. A banda esta para lançar “To The Metal” (2010), depois do bom mas nem tanto “Land of the Free II” (2007), trazendo mais elementos que fizeram a banda chegar ao topo, ou seja, rapidez, mas cadencias e refrões grudentos, solos empolgantes e riffs do mestre Hansen com pitadas de Hard Rock.

O álbum possui 10 faixas, mostrando que a formação Hansen(vocais/guitarras), Daniel Zimmermann (bateria, tambémd a banda Freedom Call), Dirk Schlächter (baixo) e Henjo Richter (guitarra) esta mais que estabelizada e é a mais duradoura da carreira da banda.

O disco abre com “Rise”, som rápido bem típico como abertura. Segue a trabalhadíssima “Deadlands”, que facilemente será absorvida pelos fãs. Seguimos com “Mother Land”, cujo riff inicial nos remete aos anos 80 do auge do Hard Rock em bandas como Scorpions e Kiss.

Como não podia deixar de ser, e muitos fãs estavam sentindo falta disso, a banda traz uma balada, “No Need to Cry”, escrito por Dirk Schlächter após a morte de seu pai. É uma bela canção, com vários elementos e muita melodia além de uma letra muito bonita. A interpretação de Hansen está impecável.

“Empathy” é empolgante, assim como a faixa-título, que a badna tocou em alguns festivais antes de gravar o álbum e já está se tornando um hino na banda, como o foi “Heavy Metal Universe”. É incrível a força da música, empolgando e lembrando a levada de “Metal Gods”, da lendária banda Judas Priest.

Após essa homenagem ao Metal, “All You Need To Know” começa pesada e rápida, mas sem muita novidade, até que o refrão é cantado por ninguém mais ninguém menos que Michael Kiske, ex-vocalista do Helloween e amigo desde a época d abanda de Hansen. Ficou simplesmente de causar nostalgia e a esperança que ele volte a cantar Power Metal. É a segudna vez que Kiske participa de álbum do Gamma Ray, a primeira em 1995 em “Land of the Free”.

“Time to Shine” tem um ritmo grudento e lembra o que a banda fez em álbuns como “Somewhere Out in Space” (1997). Segue a pesada e “gammática” “Shine Forever” seguida pela última do álbum, “Chasing Shadows”, também remetendo aos anos 90.

Ainda não dá para saber a reação dos fas. Porém, como admirador da banda, o álbum esta no meu MP3 há tempo e não sairá tão cedo. Recomendado aos fãs da banda e apreciadores de Metal em geral. É o Gamma Ray prestando mais um serviço ao Heavy Metal.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Gamma Ray
Álbum: To The Metal
Ano: 2010
Tipo: Power Metal
País: Alemanha


Formação

Kai Hansen (Vocais/Guitarra)
Dirk Schlächter (Baixo)
Daniel Zimmermann (Bateria)
Henjo Richter (Guitarra)



Tracklist

01-Rise
02- Deadlands
03- Mother Angel
04- No Need to Cry
05- Empathy
06- To the Metal
07- All You Need to Know (Apresentando Michael Kiske)
08- Time to Live
09- Shine Forever
10-Chasing Shadows

Nenhum comentário: