quinta-feira, 22 de julho de 2010

Anaxes: Banda Gaúcha em Debut Perfeito


Já havia um tempo em que ouvia falar da banda gaúcha de Metal Progressivo Anaxes, mas acabei não indo conferir o som dos caras, até agora.

Eles recentemente lançaram seu primeiro disco, “Antithesis” (2010), inclusive com o show de lançamento da cidade de Caxias do sul, da onde vieram.


Ouvindo o disco, me dei conta e estar diante de um dos melhores trabalhos de Metal Progressivo que já ouvi. Não é exagero dizer que, até agora, o melhor disco do ano das bandas nacionais (entre todos os trabalhos que venho ouvindo).


Os caras não são crianças, já possuindo uma trajetória de respeito. Por exemplo, o vocalista Gui Antoniolli, também canta na banda Tierramystica, que está chamando muita atenção este ano, especialmente pelo som único e por estarem abrindo shows de bandas como Épica e Scorpions (ainda não rolaram os shows da banda alemã). Aliás, o cara também participara do Soulspell Metal Opera, no “Ato 2”, trabalho que logo sairá e que contará com os maiores nomes do Metal Nacional, bem como Blaze Bayley (ex-Iron Maiden), TIM Owens (ex-Judas Prieste, Iced Earth), Jon Oliva (ex-Savatage), etc.

Também o baixista Benhur Lima, além de tocar no Ynis Vitrin, recentemente foi efetivado como baixista da banda Hibria, substituindo Marco Panichi, que deixa a banda para se dedicar à produção de bandas nacionais no exterior.

O guitarrista e fundador Bruno Machado lançou disco chamado “Colagem” junto ao tecladista Gabriel Lopes. Assim também o baterista Thiago Caurio também toca na banda Astafix (confira resenha aqui no blog).


Segundo o Myspace dos caras, a banda surgiu em 2005, fundada por Bruno Pinheiro Machado (Guitarra) e Thiago Caurio (Bateria), na cidade de Caxias do Sul, próximo à capital gaúcha.

Completaram o time o já citado vocalista, o baixista Benhur Veira Lima e o Cassio Vianna na outra guitarra e também teclados. Com esse time, realizaram shows pelo sul do país que já foram pavimentando caminho para este trabalho inicial, mas antes lança em 2006, uma demo.


O álbum conta com 10 faixas que misturam a habilidade técnica de cada músico, mais a melodia marcada especialmente pelos voais e guitarras, peso na medida certa e muito feeling, sendo que todas as faixas ao mesmo tempo em que são diferentes uma das outras, são também parte de um todo que caracteriza o som da Anaxes.

Teria que falar de canção em canção, mas posso destacar de cara as perfeitas “Cause/Consequence” que abre o disco, “Flux” que com mais melodia, estoura em certos momentos com peso semelhante ao que encontramos nos novos trabalhos dos mestres do Metal Progressivo Dream Theater.


Também é demais “Tell Me Your Lies”,uma das minhas favoritas, com muito groove, teclados clássicos que caíram como uma luva, baixo de Benhur marcando muito bem as levadas. Isso também ocorre com “Evoking”, que inicia com a cozinha da banda em perfeita conexão, para estourar em pesados riffs da dupla de guitarristas e o vocal de Antonioli mais agressivo que de costume.

Porém, para mim foi “Wait For the Dawn” que cativou na primeira audição, sendo difícil ficar sem ouvi-la. Simplesmente perfeita! Uma obra prima e forte candidata a clássico da banda. A bela balada “Stuck in This World” também é demais, mostrando toda a veia sensível do grupo.

A banda conta com a participação da cantora Patrícia Vianna na faixa “To Believe”, que é bastante interessante.

Enfim, chega de falar. Adquira o disco dos caras por apenas R$15,00. Posso dar certeza de se tratar de um trabalho simplesmente perfeito, em todos os sentidos (produção à cargo do holandês Marcel Van der Zwam). Mais uma grande banda aqui do sul para o mundo todo ver e ouvir.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica
Banda: Anaxes
Álbum: Antithesis
Ano: 2010
País: Brasil
Tipo: Metal Progressivo

Conheça a banda em seu Myspace http://www.myspace.com/anaxesprogComunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3876938


Formação

Bruno Pinheiro Machado (Guitarra)
Thiago Caurio (Bateria)
Gui Antoniolli (Vocal)
Benhur Veira Lima (Baixo)
Cassio Vianna (Guitarra e Teclados)




Tracklist

01 – Cause/Consequence
02 – To Believe
03 – Flux
04 – Tell Me Your Lies
05 - Alcoholic Amnesia
06 – Evoking
07 – Wait For the Dawn
08 – Stuck in This World
09 – Wishing Highers Skies
10 – Crying Alone

2 comentários:

Tiago.Valcarenghi disse...

Esse álbum é maravilhoso, meu deus, os cara tinham que tá fazendo turnê internacional. putz, um dos melhores albums de prog metal que já ouvi na vida. Se os cara fossem americanos eles concerteza seria considerados "deuses", hahahaha.

EddieHead disse...

Com certeza Amarallasombra. Anaxes conseguiu produzir um disco que beira a perfeição. Com certeza o melhor do gênero no Brasil em todos os tempos. Você ouve e é viciante, tamanha a qualidade. Vamos esperar que logo logo o mundo possa conhecer esses caras. Vlw pelo comentário!