sexta-feira, 16 de julho de 2010

Resenha de Show: workshow de Aquiles Priester e Hangar nas Missões/RS


Pela primeira vez na região chamada Missões, no interior do Rio Grande do Sul, a banda Hangar aportou com seu Infallibus, para acompanhar seu baterista, o fenomenal Aquiles Priester (ex-Angra) em seu workshop, além de se apresentarem para divulgar seu último trabalho, o espetacular “Infallible” (2009).

A banda havia realizado um show em Ijuí/RS, próxima à cidade em que tocaram no último dia 24/06. Porém, foi a primeira vez nesta região que o pessoal pode conferir o workshop de Aquiles Priester, nome da cena Metal mundial que dispensa comentários.

Os organizadores Mauriel e Caco mobilizaram a comunidade da cidade e região para que fosse possível que a pequena cidade entrasse na rota da “The Infallible Tour 2010 – 2011”.

Tive a oportunidade, junto á organização, de receber a banda e toda a sua equipe que se apresentariam à noite. Organizamos o local do show e instalamos a banda na cidade, esta que esperava ansiosa pela chegada da galera. Muito interessante poder acompanhar o interesse das pessoas na rua ao verem aquele ônibus da banda passeando pela cidade.

Com a precisão inglesa, Aquiles Priester subiu ao palco montado na AABB em São Luiz Gonzaga e executa, sozinho no palco (com a presença de samplers) a faixa “The Infallible Emperor (1956)”, assim como “Color Blind”, “A Miracle in My Life” e “Some Light to find My Way”, todas do 4º álbum do Hangar “Infallible” (2009). Ainda sozinho, executou “One More Chance”, do álbum “The Reason of Your Conviction” (2007), bem como uma música do primeiro álbum da banda, “Last Time” (1999). Além dessas, um cover para "Ask the Lonely" do Journey, gravado ainda com o primeiro vocalista do Hangar, Michael Polchowicz, para um tributo.

Sempre muito simpático e interagindo com o público, apenas comentou sobre os materiais que estava utilizando na bateria e sua vestimenta, deixando as perguntas mais técnicas para após o evento, enquanto a banda toda estaria disponível para conversar.

Depois, executando músicas ao lado de Nando Mello (Baixo), que também falou sobre seu instrumento, também contou com Fábio Laguna (Teclados, ex-Angra) e Eduardo Martinez (Guitarra), que executam três faixas do projeto “Freakeys” (2006), mostrando toda a habilidade e originalidade dos caras.

Chamando para completar o time Humberto Sobrinho (Vocal, ex-Glory Opera), a banda executa algumas faixas do Hangar, que mostram porque a banda é a melhor do Brasil em atividade e uma das gratas surpresas no mundo metálico.

“Solitary Mind” foi a primeira. A música que também está presente no último trabalho do grupo, teve uma roupagem toda especial, e particularmente gostei mais ainda do que a versão de estúdio. Ele iniciaram a canção, todos cantando (exceto Martinez) o refrão.

A balada serviu para colocar o público em alerta, especialmente quando Martinez anuncia com sua guita “Time to Forget”, uma das melhores faixas do novo trabalho e uma das mais belas baladas que já pude ouvir. O público acolheu completamente essa música, especialmente em se tratando que muitas pessoas ali não conheciam a banda ainda, apenas o trabalho de Aquiles Priester.

Sobrinho (Vocal) anuncia uma faixa do disco anterior, que contava ainda com Nando Fernandez nos vocais, o ótimo “The Reason of Your Conviction” (2007). A faixa-título é executada, e me pego surpreso por ouvir o quão bem Sobrinho consegue executar a música ao vivo (no show em ijuí, que pude assistir, eles deixaram esta de lado).

Ainda do “Infallible”, a pesada “Handwritten” derruba as estruturas (metaforicamente) do clube que recebia cerca de 150 pessoas naquela noite.

A banda estaria se preparando para deixar o palco, e Nando Mello (baixo) chama ao palco “Pimenta”, vocalista da banda Excellence de Ijuí/RS, que teria sido a banda de abertura do show caso não houvessem tidos problemas ao chegar ao local.

A banda havia combinado com o vocalista (que é são-luisense inclusive) executar “Rainbow in the Dark”, em homenagem à Ronnie James Dio que falecera recentemente, e assim o fizeram. O público se manifestou largamente diante dessa homenagem que foi perfeita, com Sobrinho e Pimenta alternando os vocais da música, como se tivesse ensaiado isso já há tempo.

O público, até então bastante tímido, pede “mais um” para a banda. Aquiles, com seu microfone acoplado a sua cabeça, fala aos são-luisenses que poderia tocar apenas mais uma música, alguma coisa de Iron Maiden ou Metallica.

O público escolhe Maiden, talvez após Aquiles falar que a música do Maiden teria 14 minutos. Para este que vos escreve, ouvir isso me deu a certeza de que escutaria “The Rime of the Ancient Mariner” executada pelo Hangar ali naquela noite.

Mas a surpresa foi maior, com um “Medley” que cobria várias músicas dos britânicos (vale lembrar que Aquiles já entrevistou Nicko McBrain, atual baterista do Maiden, além de ter gravado um disco inédito com Paul Di’anno, primeiro vocalista da banda em 2000).

O Medley começou com “Hallowed Be Thy Name”, para passar a músicas como “Aces High”, “Fear of the Dark”, “Run to the Hills”, “The Loneliness of the Distance Runner”, “The Sign of the Cross”, “Wasted Years” e voltar ao final de “Hallowed…”, com Sobrinho detonando e a banda como sempre deixando o palco e à todos a satisfação de um show de nível internacional.

Com o fim do show, os caras ainda ficaram por cerca de 90 minutos conversando com os fãs, tirando fotos e concedendo autógrafos. Pareciam ainda mais a vontade nessa noite, talvez pelo público menor, mas que só tecia comentários positivos à banda e a organização.

Uma noite que já entrou para a história dessa pequena região, demonstrando que quando as pessoas certas querem realizar um evento com bandas de grande porte, é possível, ainda mais se tratando de seres humanos como os músicos e equipe do Hangar, sempre dispostos, bem humorados e trabalhando duro.

Gostaríamos de agradecer aos organizadores Mauriel e Caco, bem como os envolvidos e ao público que compareceu. O blog Road to Metal está a disposição para apoiar e complementar eventos tão significativos como este.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Fotos: Caco (exceto Infallibus, por EddieHead, e Aquiles tocando bateria, por Mauriel)

2 comentários:

Carlos Caco Garcia disse...

Legal Eduardo, esperamos que com esse evento, venham outros e encoraje mais pessoas a apostar no público Rock/Metal, trazendo eventos como esse!
Só faltou mencionar a grata surpresa que foi o Aquiles apresentar a "Ask the Lonely" do Journey, que eles gravaram, com o Mike nos vocais ainda, para um tributo.

Eduardo Cadore disse...

Opa. Vlw Caco pela lembrança. Já alterei ali. Muito Obrigado.
Sim, também espero que esse movimento que vocês realizaram mobilizem mais. Quero aos poucos poder contribuir mais e fazer acontecer algumas coisas de alto nível na região. Veremos. Vlw e no aguardo pelas colaborações!