quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: Os Melhores Vídeos Clipes Mostrando a Qualidade do Metal Brasileiro

É inegável: a banda que possui um vídeo clipe bem feito, baseado em uma música com certo aspecto comercial (ótimas melodias e refrão grudento), se destaca mais do que aquelas que ou não optam por essa forma de divulgação, ou realmente não possuem ainda a estrutura necessária e o apoio para tanto.

Dentro do nosso país, durante o ano de 2011, várias foram as bandas que lançaram vídeos promocionais, geralmente promovendo seus discos mais recentes e, dessa forma, chegamos ao final de 2011 com grandes produções brazucas e das principais bandas do gênero.

A lista é imensa e convido a todos a irem até o final.



Podemos começar comentando o vídeo “Shoot Me Down”, da banda Hibria. Saiu para divulgar seu terceiro álbum, “Blind Ride” (2011), sucesso absoluto no Japão e aqui já configura entre os melhores discos do ano nas principais listas da mídia especializada.

A banda já lançara outros vídeos oficiais, mas é com este citado que vemos que o Heavy Metal dos caras não precisa de muitas firulas. Com uma produção bastante eficiente, não tivemos dessa vez um enredo. É a banda em cima de um palco, pura e simplesmente detonando com seu Metal. Soco na cara!



Mas houve também quem optou por lançar canções mais calmas, com certo apelo comercial, como no caso do Hangar e do Almah. O primeiro lançou a inesperada “Haunted By Your Ghosts” para divulgar seu CD de acústicas (“Acoustic, But Plugged In!”) que é um dos mais vendidos do ano, sem dúvidas. A música inédita (que ficou por muitos dias no top do nosso player) traz a faceta mais calma (afinal, acústica!) da banda e arrematou muitas pessoas que não conheciam o som do grupo liderado por Aquiles Preister (ex-Angra). Além de ser uma bela canção, o vídeo clipe (dirigido pelo Daniel Piquê) é simples, mas cercado de uma aura de novidade. Ponto para a banda que teve sua melhor cartada do ano.



Já o Almah foi mais longe. Dividiu-se em um vídeo mais “porrada”, com a grande “Trace of Trait” (Falaschi raivoso!) e a balada nostálgica “Late Night in 85’” (ambas de seu novo disco “Motion”), esta mais recente, mostrando a faceta mais melódica dessa banda que há dois álbuns deixou de ser apenas o projeto do vocalista do Angra (e até quando ostentará esse título?) para se tornar um dos grandes nomes dessa safra de Prog/Power Metal. Há muita lenha para queimar nesse baita time! Vale lembrar que a música fala do próprio Edu Falaschi e de seu pai que morreu no final de 1985.




Do lado mais pesado, tivemos o Torture Squad detonando com “Holiday in Abu Ghraib” (do disco "AEquilibrium") que à exemplo de sua música, é direta e empolgante, não precisando de grandes efeitos. É para bangear ligado no monitor.


De Brasília vieram grandes bandas dos últimos anos. Dentre elas a Dynahead é uma das que mais tem investido em divulgação visual, tanto na parte gráfica dos discos e fotos promocionais, quanto em seus vídeos. Do novo trabalho “Youniverse” (2011), a banda tirou dois vídeos: um quase curta-metragem ao som de “Circles” (produção do faz-tudo Caio Duarte) e o mais “pegada” com “Eventide”, dentro da temática do novo disco e ficou genial.




Voltando ao Thrash Metal, tivemos uma enxurrada de grandes vídeos. Da lendária banda Korzus, “I Am Your God” saiu este ano, mesmo sendo um som do perfeito “Discipline of Hate” (2010). E como não basta apenas ótimos riffs, o vídeo trata de um problema muito sério: violência contra a mulher. Isso mostra que o Metal brasileiro tem conteúdo sério.

Das terras gaúchas, a Sacrario quebrou tudo com “God Against God”, num vídeo que, não podia ser diferente, é simples mas bem gravado, sendo a canção muito bem escolhida. Uma das grandes pedradas do álbum “Stigma of Desilusion” (2010).



Ainda do Rio Grande do Sul, talvez a maior banda de Thrash do estado já com seus mais de 25 anos de carreira, Distraught, também presenteou o mundo com seu Thrash raivoso e qualificado no vídeo para a viciante “Hellucinations”, do marcante “Unnatural Display of Art” (2009). A banda caprichou nos efeitos visuais mais que merecidos depois de tantos anos de luta.




Subindo um pouco, voltando à São Paulo, o estado nos brindou com grandes clipes de grandes bandas, como Shadowside, Suprema, Shaman e Ecliptyka (que está estreando mas já arrancando admiração dos headbangers mais ligados), que não mediram esforços para mostrar a todos que é possível, sim, termos também qualidade na divulgação através de vídeos promocionais.




Shadowside dispensa maiores apresentações. Mas caso você ainda não conheça a banda da linda Dani Nolden, que sabe cantar como ninguém (confira entrevista com a vocalista aqui), apresentando junto aos demais integrantes uma sonoridade calcada no Heavy Metal (esqueça as passagens líricas), uma boa pedida é conferir o vídeo de “Angel With Horns”, do novo e aclamadíssimo álbum “Inner Monster Out” (2011).

Das novas bandas, Suprema irá te surpreender. Numa época em que montar uma banda de Prog Metal não é mais novidade, os paulistanos conseguiram colocar um peso absurdo, beirando o Thrash, mas com melodia (que refrão!) e com um vocal forte de Pedro Nascimento e os riffs do grande Douglas Jens, junto à dupla que completa o time, dão mostra do que será seu debut “Traumatic Scenes”, que será lançado em breve.



Figura carimbada quando o assunto é qualidade de áudio e vídeo, o Shaman segue divulgando seu 4º disco de estúdio “Origins” (2010), bem recebido pelos fãs e críticas quando de seu lançamento e, após dois belos vídeos clipes com “Finally Home” e “Ego (Part I & II)”, muitos que não estavam aceitando a nova fase e formação da banda (apenas o Ricardo Confessori continua desde o início), especialmente os vocais mais amenos e melódicos de Tiago Bianchi, precisaram tirar o chapéu para essas duas belas produções.



Por fim, já tendo me estendido demais, não pode ficar de fora o clipe “We Are the Same” (do debut "A Tale of Decadence") dos santistas Ecliptyka. É digno de nota a preocupação da banda com o destino do planeta Terra, da vida como um todo. Mesclando elementos de várias vertentes, no vídeo, que é o primeiro da banda, a postura política da banda fica bastante clara e o peso instrumental e do convidado especial Marcelo Carvalho se une perfeitamente com o vocal de Helena Martins, bastante melódico. A banda escolheu uma das melhores do CD e caprichou também, num dos melhores vídeos nacionais do ano.




Se você chegou até o final, é porque sabe valorizar o que de melhor temos no Metal brasileiro. Muitas outras bandas poderiam ser citadas e terem seus vídeos destacados aqui, mas com certeza as que mais marcaram este redator neste ano de 2011 estão aí com seus respectivos e de alta qualidade vídeo clipes. Deixe comentário falando de mais alguns que não tenham aparecido aqui. Valeu e um feliz 2012!

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore

Agradecimentos: aos meus colegas de equipe que me ajudaram a "lembrar" dos grandes vídeos do ano.


Veja os demais vídeos citados no texto.

Dynahead - Circles 

8 comentários:

harley disse...

hail tem espaço ai para outras contribuições:

violator: futurophobia
dr Sin: aquele do star wars(Não lembro o nome agora)
Kamala: The Fall
Red Front: circle of Hate
Vulture : Abençoado seja o homem ateu

Valkirio disse...

Adicionaria esse:
http://www.youtube.com/watch?v=sLe271QMWx8

Anônimo disse...

Concerteza deveria entrar na lista:

AndragoniA - Silent Screams

http://www.youtube.com/watch?v=pqA9zJCbo-w

Pedro Webster disse...

http://www.youtube.com/watch?v=5uy9TMS7c7U

De Porto Alegre - RS

Renata Gutierres disse...

Trayce - Price To Pay

Clipe mais ousado da história do Metal Nacional. Insanidade pura, dá um pau em qualquer clipe dessa lista...

http://www.youtube.com/watch?v=3UGs-Ippn1k

metalman disse...

quando se faz listas, tem esse risco calculado, nunca irá agradar todo mundo.mas a matéria valeu pra mostrar q os brasileiros estão produzindo legal! e ainda tem as sugestões "estratégicas", como da Renata, que leva quem está lendo a matéria e conferir o clip citado!!!

Anônimo disse...

Caralho realmente o clipe do AndragoniA-Silent Screams e do Trayce-Price To Pay é muito melhor do que vários na lista!Sacanagem não estar na lista,Assista aos dois ai galera.

http://www.youtube.com/watch?v=pqA9zJCbo-w

http://www.youtube.com/watch?v=3UGs-Ippn1k

Por Fabio Oliveira de Porto Alegre

Paulo Hendler disse...

Para mim o melhor Clipe do ano foi do In torment:

http://www.youtube.com/watch?v=he9hsfGnhYs&feature=related

Labyrinth of Depravity