domingo, 24 de abril de 2016

Gamma Ray: Comemorando 25 Anos de História Com Relançamentos Especiais


Quando do seu rompimento com o Helloween em 1988, Kai Hansen causou um choque no meio metálico, pois a saída de uma das peças importantes da banda, a qual era também um dos fundadores e também fazia papel de vocalista nos primeiro trabalhos, e ainda após o estrondoso sucesso com os "Keeper of the Seven Keys", deixou muitas dúvidas,m e até hoje isso é motivo de indagações, embora agora exista já um relacionamento bom de Hansen com o Helloween.

Em 1990 Hansen lança o álbum estreia de sua nova cria, o Gamma Ray, e "Heading For Tomorrow"  dá início a uma história. Inicialmente o projeto era de ser um álbum solo, e inclusive nessa estreia, somente duas músicas não foram escritas pelo guitarrista. No intuito de concentrar-se mais nas guitarras e composições, Kai chamou Ralf Scheepers (Tyran' Pace) para ser a voz do Gamma Ray.

Hoje é bem claro, pela longevidade do Gamma Ray, que a decisão de Kai Hansen foi acertada, pois é só olhar o caminho que cada banda seguiu, com o Helloween experimentando outras sonoridades nos álbuns que sucederam os "Keeper...", e Kai procurando manter-se fiel ao estilo que criaram, o Melodic Power Metal, e "Heading for Tomorrow" traz a continuação que o guitarrista e compositor entendia como natural a seguir, mantendo sua convicção e mostrando as suas claras influências do Metal mais clássico e Hard Rock.


Talvez o grande problema inicial do Gamma Ray, foi essa questão de buscar sua identidade como banda, e não somente como projeto solo de Kai, e depois da boa estreia encontrou alguns altos e baixos, até se consolidar como um nome forte, principalmente com "Land of Free", mas isso é outra história, e o que se celebra aqui é o aniversário de 25 anos da estreia do Gamma Ray, que vai relançar sua discografia em edições especiais, e só poderia abrir as festividades com o seu primeiro full lenght,  "Heading For Tomorrow", em versão remasterizada a partir do original (Em 2002 o álbum também foi relançado com nova masterização), com uma capa nova seguindo uma estética "renovada" e mais trabalhada da original, e também diversos atrativos para os fãs, como versões demo de várias músicas com Kai nos vocais, e outras não tão atrativas mas legais para os fãs de carteirinha, como versões karaokê.

Em "Heading For Tomorrow" então temos os vocais altos de Scheepers, as melodias, as músicas velozes e os bumbos duplos idem, muitos dos elementos da ex-banda de Kai. Conforme falei acima, o álbum tem várias das influências de Kai, muitas coisas bem da época, soando até datadas, tendo uma diversidade que deixa mesmo aquela cara de projeto solo ou side project. Por exemplo, temos "Lust For Life", um Power Metal melódico e veloz, que lembrava seu trabalho na antiga banda, e também já era muito do que o Gamma Ray iria se tornar, assim como "Space Eater", que foi também vídeo de divulgação, Power Metal mais cadenciado e pesado, e "Hold Your Ground", que remete também imediatamente ao Helloween, veloz, melódica e com coros e refrãos grudentos.

Capa original

E além das faixas tipicamente Melodic Power Metal, temos o Hard Rock bem "comercial" de "Heaven Can Wait", com sua base simples e melodia fácil; a balada com flertes de AOR "The Silence", com piano e vocais que até remetem ao Rock Clássico do Queen, por exemplo; "Free Time" é outro Hard/ Rock and Roll simples e de melodias de fácil assimilação; em "Money", temos mais evidente aquele toque de bom humor, que já aparecia no Helloween, e Kai desde este primeiro álbum manteve no seu Gamma Ray.

A faixa título "Heading for Tomorrow" escancara a influência de Judas Priest, com aqueles riffs que lembram bastante "Victim of Changes", e, claro, as influências do Metal Clássico, em um andamento meio tempo, riffs marcantes, vocais altos, coros e refrãos, os teclados ao fundo auxiliam o ar épico, e falando em "Victim of Changes", temos também uma parte mais "viajante" e progressiva lá pelo meio da música (diria que tinha aí também muito de Scorpions dos anos 70), para depois ganhar novamente peso, velocidade, além de destacar sempre o trabalho de Kai, seja nas melodias, riffs e solos! Resumindo...Épica!

EP "Heaven Can Wait" está entre os bônus da edição de 25 anos
Fechando o álbum, uma versão muito boa de "Look at Yourself", do Uriah Heep, próxima à original, mas mais "Power Metal", e ainda "Mr Outlaw", que saiu como bônus na versão japonesa na época, Melodic Power tradicional, com bumbos e bases velozes, e o lado B do single "Heaven Can Wait", trazendo "Sail On" e "Lonesome Stranger".

No CD bônus, aqueles extras que falamos, com vários atrativos interessantes aos fãs, e para quem vai adquirir e conhecer agora, como faixas ao vivo, versões demo com Kai nos vocais e as versões karaokê.


"Heading for Tomorrow" tem toda uma importância histórica para o Melodic Power Metal, além de também ser muito importante para as carreiras de Kai Hansen e Ralf Scheepers, já que este tornou-se mais conhecido a partir do trabalho com o Gamma Ray, e mesmo que algumas faixas possam soar datadas, é Power Metal e Heavy Metal melódico cativante e de qualidade, e que de quebra traz pelo menos um par de clássicos do estilo, além de trazer muitas nuances que serviriam de base para outras bandas do estilo.

Um item comemorativo aos antigos fãs e uma boa "descoberta" aos mais novos, um presente para esses e demais fãs, não só do estilo, pois traz uma diversidade que, com o tempo, ficou ainda mais interessante. E quem adquirir vai levar ainda vários bônus bem legais. É curtir e ir aguardando as próximas edições comemorativas de 25 anos da banda. Vale lembrar que a Shinigami disponibilizou a versão completa deste primeiro lançamento em edição nacional, presentaço!

Texto: Carlos Garcia

Informações:
Banda: Gamma Ray
Álbum: "Heading For Tomorrow - 25º Anniversary Edition"
Estilo: Power Metal, Melodic Heavy Metal
País: Alemanha
Selo: Ear Music - Shinigami Records
Site Oficial

Adquira o álbum na Shinigami






Track List:

CD1
1.-  Welcome 
2.-  Lust For Life 
3.-  Heaven Can Wait
4.-  Space Eater
5.-  Money
6.-  The Silence
7.-  Hold Your Ground
8.-  Free Time 
9.-  Heading For Tomorrow
10.- Look At Yourself 
11.- Mr. Outlaw (Japanese Bonus Track)
12.- Sail On (B-Side from “Heaven Can Wait” EP) 
13.- Lonesome Stranger (B-Side from “Heaven Can Wait” EP)


CD2
1.-  Who Do You Think You Are
2.-  Heaven Can Wait (Demo)
3.-  Money (Demo – Kai on vocals)
4.-  Sail on (Demo – Kai on vocals)
5-  Heading For Tomorrow (Live)
6.-  Space Eater (Live)
7.-  The Silence (Demo – Kai on vocals)
8.-  Mr. Outlaw (Instrumental Version)
9.-  Heaven Can Wait (Demo – Kai on vocals)
10.- Heading For Tomorrow (Karaoke Version)
11.- Space Eater (Karaoke Version)
12.- Lonesome Stranger (Demo)






Nenhum comentário: