terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Orquídea Negra: Clássico "Who's Dead" pela Primeira Vez em CD


Fundada em Santa Catarina no ano de 1986, o Orquídea Negra carrega em sua essência o Metal Tradicional oitentista, como Picture, Metal Church, principalmente da NWOBHM (e é inevitável não citar o Iron Maiden dos primeiros álbuns), e em 1992 gravou em São Paulo seu primeiro LP (contendo 9 faixas), "Who's Dead", que já nascia com status de clássico, sendo o primeiro álbum de Metal de uma banda catarinense.  (English Version)

Lançado pela gravadora gaúcha Acit, e vendendo mais de 5 mil cópias, "Who's Dead" recebeu vários elogios e excelente repercussão, principalmente com faixas como a já clássica "Surrender", Hard/Heavy de melodias e refrão marcantes, além de faixas carregadas dos melhores elementos do Metal Tradicional dos anos 80, como guitarras dobradas, grandes riffs e muita pegada, como em "Wonderful and Lost" e "Hunting Devil". A balada "Heavy"  "Miss You" também teve destaque.

Apesar de ser o primeiro álbum do grupo, e a primeira experiência em estúdio, o Orquídea superou as adversidades colocando muita garra, pegada e honestidade nas gravações, onde contaram com a produção dos irmãos Garcia, da banda argentina Garcia e Garcia (que contava com Ricardo Confessori na formação), no estúdio Macan, em SP.


Agora finalmente o álbum é relançado e recebe sua primeira versão em CD, trazendo 15 faixas, sendo as 9 originais com som remasterizado, e como bônus tracks 03 regravações, destacando a ótima "The Darkness, composição da época que ganhou uma roupagem mais atualizada, e versões para "Heaven and Hell" do Black Sabbath e para a Marcha Fúnebre - 3º movimento da Sonata nº2 de Chopin,  "Who's Dead". O CD vem envolto num belo slipcase e também traz um booklet com 24 páginas, com muitas informações e fotos inéditas.

A tiragem é de apenas 1.000 cópias, e o selo responsável por este importante lançamento é o Dies Irae, portanto, ótima oportunidade para os fãs da banda, além de admiradores do Metal Tradicional e do Metal nacional em geral, adquirirem esta pequena pérola.

Vale lembrar que a banda também segue divulgando o novo álbum, "Blood of the Gods", que saiu no exterior, pelos selos Secret Service (Inglaterra) e Metal Soldiers (Portugal).

Texto: Carlos Garcia


Line Up (da época da gravação track-list original)
Andre Graebin: Vocais
Fernando Tavares: Baixo
Vinicius Porto: Guitarras
Robson Anadon: Guitarras e Teclados
Marcelo Menegotto: Bateria



Track-List
01. Surrender
02. Christmas Night
03. I'm Calling For Your Soul
04.Wonderful And Lost
05. It's Easy To Remember
06. Run To The Hell
07. Mr. Powerful
08. Hunting Devil
09. Miss You
Bônus Tracks
10. The Darkness (original)
11. Wonderful and Lost (regravação 2014)
12. Hunting Devil (regravação 2014)
13. The Darkness (2013)
14. Heaven and Hell
15. Who's Dead?


Um comentário:

Vinícius disse...

Banda de muita representatividade no Metal Catarinense e Brasileiro...