quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CARRO BOMBA: Rock And Roll Explosivo!



Com três CDs já lançados, sendo que o último trabalho, “Nervoso”, marcou a estréia de Rogério Fernandes (irmão do Nando Fernandes, ex-Hangar) e se você já ouviu o CD, já sabe que faz jus ao título, o Carro Bomba vem se destacando cada vez mais no cenário nacional com um Rock Pesado, quase beirando o Metal.

Atualmente produzindo o quarto trabalho, com a produção de Heros Trech, a Banda promete ainda mais peso e Rock and Roll nervoso!
Confira abaixo entrevista com o Baixista Fabrizio Micheloni, falando sobre a excelente repercussão do último trabalho e outros assuntos!

1)A primeira coisa que notei ao colocar o cd pra rodar, foi que o título caiu como uma luva! O Som está muito “Nervoso” mesmo. Mais pesado, uma pegada bem Metal! A que vocês atribuem essa pegada, foi algo natural ou vocês pensavam em deixar o som mais pesado? E se o título foi mesmo alusão a esse peso que o cd apresenta?

Fabrízio: Foi algo bem natural, pois essa é uma tendência que sempre tivemos. Quem conhece nosso trabalho sabe que desde o primeiro disco já podia se notar esse direcionamento; Só que agora decidimos partir pra ignorância de vez! E o titulo é apenas um toque de que estamos cheios de primeiras intenções...

2) O cd marcou a estréia da nova formação. Como está sendo essa fase “quarteto” agora? Provável que ao vivo deve ter facilitado por deixar o Marcelo mais livre.

Fabrízio: Está sendo muito bom pelo fato de tudo estar fluindo de forma espontânea e, é claro, pelas novas possibilidades que isso tudo está trazendo para os arranjos e a sonoridade da banda.

3) Senti muita influência de Black Sabbath no CD, inclusive numa das minhas preferidas, a “Fui”. Dá pra dizer que o Sabbath é uma grande influência nesse disco principalmente? Claro que tem o fato do Rogério e do Marcelo participarem do Eletric Funeral.

Fabrízio: Pois é cara, acho que não precisa nem dizer o quanto gostamos e o que o Sabbath significa pra nós. A parada tá no sangue, não tem jeito...

4) As letras também estão bem “nervosas” e o cd já abre com “Punhos de Aço”, mandando um recado que Rock é pra quem tem peito! Para quem o Carro Bomba manda essa mensagem?

Fabrízio: Punhos de Aço descreve a forma como eu acho que o lance tem de ser. O intuito é fazer com que aqueles que se identificam com ela cantem – na em altos brados!!! Quanto à mensagem não sei, nem pensei muito nisso... só pensei em dizer que para se fazer um puta som próprio destruidor, você tem que ter culhões e muita perseverança.


5) O CD recebeu muitas críticas positivas na imprensa especializada. Na sua opinião este seria o melhor trabalho da Banda até agora?

Fabrízio:Não que seja o melhor, mas foi definitivamente muito importante e decisivo, pois vínhamos de dois álbuns como trio e dividindo vozes, e de repente colocamos um batera que toca de dois bumbos e um cantor! Ainda por cima partimos pro peso sem concessões, hehe...

6) E o espaço para shows? Como tem sido os convites para a Banda, como você tem sentido a cena atual para o Rock and Roll/Metal nacional?

Fabrízio: Cara, vou te dizer, tá foda (vide resposta 4). Aqui em São Paulo, além de você não ter muitos lugares decentes pra tocar, ainda rola o império do cover, que além de complicar bastante, também infectou a cabeça de grande parte do público que se diz “rock”. Acho que o caminho são os festivais Brasil afora, onde milhares de pessoas vão para ouvir as bandas independentes e/ou novas, e é onde você ganha fãs novos na raça mesmo, não com jabaculê de rádio, exposição na mídia em geral ou mesmo internet... Além disso, tem uma porrada de banda boa pra caralho batalhando nas trincheiras e precisando de lugar legal pra tocar.

7) E as vendagens? O Cd foi produzido de forma independente não é? Já tá dando pro Carro Bomba pagar as contas só com o Rock and Roll? O que você aconselharia para as Bandas iniciantes?

Fabrízio: Se dependêssemos da banda pra viver ela já teria acabado, pois não estaríamos vivos para tê – la,hehehe. Fizemos de forma independente porque está funcionando bem assim. Quem achar que vai ganhar dinheiro com vendagens, nos dias de hoje,está xarope... Nós somos uma banda nova, temos apenas quatro anos e acho que pelas mudanças pelas quais passamos e por já termos três discos, estamos no caminho certo.
Para as bandas novas eu digo: não é fácil(vide resposta 4), mas você tem sempre que manter os pés no caminho!!!


8)Quanto as bandas covers e o fato de que é preciso ter mesmo culhões para fazer um trabalho próprio, concordo plenamente, pois se não se acredita na própria capacidade criativa, nunca teríamos novas músicas ou novas Bandas. O que você acha que é o principal fator que leva as pessoas a preferir os covers, seja o músico quanto o público? Será preguiça, falta de criatividade, mais facilidade, menos trabalho, ou quanto ao público, falta de personalidade e mente aberta a novas coisas? Bandas novas e com qualidade a gente tem, e muitas.

Fabrízio: O principal fator é que o brasileiro é baba ovo por excelência... Além de não termos identidade, infelizmente ainda não aprendemos a dar valor ao que é “nosso”. Da parte dos músicos, rola tudo isso que você mencionou, mas não se pode generalizar, pois tem nego com filhos e um monte de buchas pra segurar, mas a real é que a grande maioria não tem mesmo é o dom de fazer som próprio, ou então possui aquela mentalidade adolescente de “encarnar”o ídolo. De qualquer maneira, gozam com o pau dos outros. E pra terminar de foder, 90% das bandas cover são inábeis ou, em português bem claro, verdadeiras merdas. E isso me faz pensar: “Porra, será que a galera que vai assistir essas bandinhas não enjoa de ouvir sempre as mesmas ladainhas e cada vez mais mal executadas?”. Se tem uma coisa que me deixa injuriado é quando algum idiota na platéia fica gritando “toca Sabbath”, “toca Metallica” ou “toca sei lá o quê...”, o que de vez em quando acontece durante shows do Bomba.(Engraçado era até uns dois anos atrás,quando mandavam a clássica “Toca Raul” e a gente tocava mesmo, pois fazíamos uma versão “à la Bomba” do Rock do Diabo, que inclusive entrou numa coletânea de bandas independentes lançada em 2006 e que pode ser baixada na internet, pra variar...hehe!) Acho isso uma puta falta de respeito com a banda e principalmente com o público que está ali para te prestigiar,mas te digo que tem muito mais gente gritando “toca o Foda-se” ou “toca o Foda-se II”, o que é muito gratificante e bem mais divertido, diga – se de passagem. Muitas pessoas estão de saco cheio de terem sua inteligência sendo insultada de forma grotesca dia após dia,então uma coisa vai levando à outra , e isso vêm resultando no crescimento contínuo do público ligado na cena da qual o Bomba é parte... a cada show, a cada disco. But it’s a long way to the top!

9)Estava vendo uns vídeos do Whitesnake no Brasil, Coverdale está ótimo, o novo disco é muito legal, e uma entrevista do AC/DC em que eles falaram que não colocaram as músicas pra vender separado na net porque eles não fazem singles, eles fazem álbuns! Ou seja, é gratificante ver a longevidade e fidelidade destas lendas. Eu vejo o Carro Bomba como um fiel seguidor dessa linha. Você acredita que há como uma Banda de Rock Pesado no Brasil, nos dias atuais, conseguir alcançar uma longevidade?

Fabrízio: Lógico. A longevidade não tem nada a ver com sucesso financeiro, leia-se estar no primeiro escalão. Se você ama o que faz, isso se reflete em sua música, e você pode ir gravando um disco atrás do outro, graças às facilidades tecnológicas de hoje. Veja o Velhas Virgens, por exemplo, os caras têm mais de vinte anos de estrada sendo totalmente independentes.

10)Se de um lado tem a tal praga dos covers, do outro, vejo, por exemplo, que estão surgindo e se fortalecendo programas tipo Stay Heavy, Backstage e ainda edições do Metal Battle do Wacken e ano que vem Wacken no Brasil, ou seja, tem um público fiel e, talvez, ainda possa ser desperto o interesse daquele pessoal meio em cima do muro, que prefere os covers e somente atrações internacionais. E tem ainda a Internet, os “baixadores” de CD, etc, tudo tem um lado bom e ruim, principalmente os downloads, que seguem gerando muita discussão. Como você, do meio, e já com boa experiência, vêem tudo isso?

Quanto mais festivais melhor, como já dito anteriormente. O download é uma realidade e algo que não pode mais ser contido, seja você contra ou a favor. O mundo gira em ciclos, e se tem uma coisa que a história nos ensinou é que quando tudo está saturado, banalizado e fútil como agora, sempre surge um rompante de amotinados que dão uma “chacoalhada” em tudo.

Fabrízio: Acredito que haverá um BOOM logo, logo... Mas para que esse tipo de coisa aconteça, os pioneiros/precursores sempre têm de dar a cara pra bater . E já que você falou em atrações internacionais, outra coisa que pega é que por aqui quase não rola banda de abertura e, quando rola, é só no jabá. Nos países vizinhos, nossos “hermanos” valorizam suas bandas e são bem mais unidos...enfim, bem mais Rockers que aqui no Brasil. Agora também tem essa onda de “reuniões”,”voltas” e “regravações” que também já deram no saco.

11)E os planos futuros? O que podemos esperar? Um DVD quem sabe?

Fabrízio: O mais maligno dos planos é gravar o próximo disco, ainda mais feroz que o Nervoso e com essa formação, que tá foda. O barato do Bomba é que vamos ficando mais pesados a cada disco... Não quero nem ver onde essa porra vai parar!!!!(gargalhadas). A idéia do DVD é ótima e tenho certeza que acontecerá em seu tempo, quando todos os fatores que envolvem sua produção e realização conspirarem a favor...

O Carro Bomba é:

Fabrizio-Baixo
Rogério-Voz
Heitor-Batera
Marcello-Guitarras


VEJA AQUI VÍDEO DO MAKING OFF PRÉ-PRODUÇÃO

MYSPACE DA BANDA

VÍDEO DA MÚSICA "PUNHOS DE AÇO"

5 comentários:

sereno666@ibest.com.br disse...

puta banda de Rock & Roll/Heavy!!!!
valeu pela matéria parabéns ao blog

DaniloRocker disse...

mandam bem!!baita sim essa punhos de aço..porrada!!e o novo cd vai vir mais porrada???caramba!!!!

paulo_cmmartins disse...

Muita pegada!!!não tinha ouvido a banda inad, me impressionei com a pegada....já tô atrás dos cds!

Michel Miojjo - Arcos MG disse...

Tive o prazer de assistí-los de cima do palco e ainda tomar uma breja com eles..
completamente ducaralho ouvir o som do Nervoso ao vivo.
e to ansioso pra ver o novo show com as músicas que tão pra sair..
puta sonzeira..

césar disse...

tá mais que certo michel.Carro Bomba é dukaraio!!!!