sexta-feira, 24 de março de 2017

Deep Purple: "California Jam 74" - Versão Restaurada é Presentão aos Fãs


 
O concerto do então reformulado Deep Purple na primeira edição do festival California Jam(Ontário, Canadá), em 06 de abril de 74, o qual foi transmitido pela rede ABC TV, já teve outras versões no mercado, inclusive em DVD de boa qualidade em 2005, mas esta nova versão traz como novidade a restauração se utilizando do que há de mais atual em tecnologia, podendo ser apreciado com uma definição de imagem e som muito superiores às versões anteriores. 

Além disso, vem com o show completo, trazendo também "Lay Down, Stay Down", que ficou de fora da versão original. Foram feitas também  novas edições de imagem, e pela primeira vez o concerto foi disponibilizado em Blu-Ray (que traz como bônus a versão com as edições originais).

Ah, você pode ter alguma outra versão, mas não tem como não adquirir esta, porque, além de ter o show completo e novos cortes de câmera incluídos, simplesmente vale a pena apreciar a apresentação histórica da MK III em uma qualidade superior, pois as anteriormente lançadas possuem uma imagem mais apagada.


O grupo apresentava ao público o recém lançado "Burn", iniciando o show com 4 músicas desse álbum, frente a cerca de 400 mil pessoas, que estavam lá para ver o Purple e mais ELP, Black Sabbath, Eagles, Black Oak Arkansas e outras. 

Bom, somente por todos esses elementos, de estar apresentando um novo álbum, novo line-up (o show foi tido como a "prova de fogo" dos novos integrantes), um festival que então foi o recordista de público, ainda teve várias outras histórias, começando que Blackmore teve que ser meio que forçado a subir ao palco, porque não queria começar a tocar antes do sol se por, justificando que havia essa condição no contrato, e que tocar com o dia ainda claro atrapalharia o impacto do show de luzes do grupo (detalhe curioso é que há um arco-íris no palco do festival, lembra o que?). Blackmore ainda deu uma apresentação bem explosiva, destruindo guitarras e amplis, sobrando até para uma câmera da rede de TV.

Fora  as peripécias de Ritchie, a performance dos demais é incrível, carregada de energia, técnica e segurança, destacando Glenn Hughes, que se mostrava já uma personalidade forte e dominante, com muita segurança, dividindo os vocais com Coverdale, que apesar de ainda parecer um pouco preso em alguns momentos, já era um cantor diferenciado.


Com o "quatrilho" inicial que era parte do álbum "Burn", começando já com a hoje clássica faixa título, seguida por "Might Just Take Your Life", "Lay Down, Stay Down" e "Mistreated", que já trazia um show de interpretação de Hughes, além de nelas todas já termos as características que marcaram o MK III, trazendo mais doses da ´Black e Soul Music. Completam o set-list "Smoke on the Water", "You Fool no One", incluindo trechos de "The Mule" e "Lazy", e fechando com "Space Truckin", onde podemos ouvir incursões de "Mandrake Root". Inclusive nas músicas da fase MK II já podemos sentir o toque da, então, nova formação.

O final com "Space Truckin" é qualquer coisa de incendiário e apoteótico. Lord começa a brincar com seus teclados, enquanto Paice Massacrava seu kit, acompanhado por Hughes, sem camisa e enfurecido, pra em seguida as atenções voltarem todas a Blackmore, que começa a improvisar e destruir algumas de suas guitarras, e é até engraçado o pessoal da equipe de filmagem meio se escondendo com medo que voasse algum pedaço neles. Sobra pra uma das câmeras que se aproxima pra fazer um close, mas o câmera-man não recua. Blackmore destroçando a guitarra em meio a fumaça e banda tocando ao fundo, traz o trocadilho inevitável de que a banda estava "em chamas". Cláaassicooo!!



"California Jam 74" é isso mesmo, um clássico, um concerto histórico e um Deep Purple literalmente em chamas, onde os novos integrantes passaram com louvor na dita "prova de fogo", com a MK III saindo ovacionada pelas milhares de pessoas presentes. O DVD está disponível em versão nacional pela Shinigami Records, e traz como bônus imagens em super 8 feitas pela equipe da banda.

Texto: Carlos Garcia

Lançamento: earMusic/Shinigami Records

Line Up:
David Coverdale
Glenn Hughes
Ian Paice
Jon Lord
Ritchie Blackmore

Veja também:



Deep Purple - California Jam 74


1. Burn
2. Might Just Take Your Life
3. Lay Down, Stay Down
4. Mistreated
5. Smoke on the Water
6. You Fool No One / The Mule
7. Space Truckin’
Bonus
1. Super 8 Crew Recordings


Nenhum comentário: