terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Última Parte de Gaia: Mägo de Oz Lança EP



A maior banda de Folk Metal da Espanha, Mägo de Oz, lançou um EP que pretende encerrar a trilogia (foram três álbuns sobre a temática em menos de uma década) de Gaia (que representa a Natureza, o planeta Terra).

O primeiro disco fora “Gaia” (2003), a continuação veio dois anos depois com “Gaia II: La Voz Dormida” (2005). Houve uma pausa nessa proposta com o lançamento em 2007 de “La Ciudad de Los Árboles”, mas que foi retomada em 2010 com “Gaia: Atlatia”, disco duplo e que pretendia dar fim à trilogia.

Porém, ainda houve interesse em lançar um EP. Chamado “Gaia: Epílogo”, o disco conta com 10 músicas, algo incomum, já que EPs costumam possuir menor número de faixas.

O que temos, na verdade, são músicas inéditas em conjunto com regravações de canções da banda.

Iniciando com a introdução falada de “Madre Tierra”, “El Lider” é clássica música rápida e Folk desse grupo que é uma das referências quando assunto é Metal cantado em Espanhol.

Para que no Muera de Frío una Canción, Llénala de Rock'N'Roll” (eita nomezinho) é outra inédita, trazendo os clássicos refrões grudentos e até certo ponto repetitivos, com ótimo solo de guitarra no final e um grande trabalho de acordeão de Sergio Cisneros (que também toca teclado, piano e sintetizador).

Já “Y Serás Canción” tem uma história curiosa. A música é um cover, gravada pela banda tributo The Big Simon Band, criada pelo baterista do Mägo de Oz, Txus Di Fellatio, em homenagem ao produtor chileno Big Simon (já falecido). Contou com vídeo clipe diante de inúmeras participações especiais, incluindo alguns membros do Mägo de Oz.


Banda nunca tocou no Brasil! O que os produtores estão esperando?

Uma das grandes surpresas é a bonita e triste balada “In Memorian (15-4-83 - 25-4-10)”. Obviamente uma homenagem a alguém que recentemente cometeu suicídio. Infelizmente, não consegui descobrir de quem se trata, mas levando-se em consideração a beleza da música, com certeza alguém muito especial.

Para dar um up (com peso) no EP, “Las Lágrimas de Gaia” também se destaca. Vale apontar que muitos fãs “se assustaram” com o último disco da banda, apontando que este estava muito pesado para os padrões da banda. Bom, se você é uma dessas pessoas, provavelmente acreditará que a banda está apostando realmente nessa fórmula, pois, com exceção das baladas, o restante do EP é bastante pesado, como “Gaia: Atlantia”.

Uma das regravações é do álbum “Barakaldo D.F.". “Puedes Contar Conmigo” passou por um processo de remasterização e soa mais limpa que a versão original. Assim também como “Adios Dulcinea”, uma linda canção e que é um dos destaques do EP.

Mägo de Oz pode até não estar mais no seu auge (muitos fãs preferem a fase inicial da banda), mas tem construído grandes canções, com destaques para as com fortes características Folk e as belas baladas cantadas em espanhol.

Stay on the Road


Texto: EddieHead

Fotos: Divulgação e Site Oficial


Ficha Técnica

Banda: Mägo de OzÁlbum: Gaia: Epilogo
Ano: 2010
Tipo: Folk Metal
País: Espanha


Formação

José Andrëa (vocal principal)

Patricia Tapia (vocal)

Carlitos (guitarra solo)

Frank (guitarra base e violão)

Peri (baixo)

Txus(bateria)

Mohammed (violino e viola)

Sergio Cisneros (teclado, piano, sintetizador e acordeão)

Josema (flauta)

Fernando Ponce (flauta transversal, whistle e gaita)


Tracklist

01 - Madre Tierra (Intro)

02 - El Lider

03 - Para que no Muera de Frío una Canción, Llénala de Rock'N'Roll

04 - Y Serás Canción (2010)

05 - In Memorian (15-4-83 - 25-4-10)

06 - Las Lágrimas de Gaia

07 - Puedes Contar Conmigo (Remasterizado)

08 - Cuánto Cabe en un Adiós

09 - Adios Dulcinea (Remasterizado)

10 - Epílogo


Veja o site oficial da banda

http://www.magodeoz.com

Assista o video-clipe oficial de “Puedes Contar Conmigo” (versão original)

http://www.youtube.com/watch?v=BSrTG-h_3Ak&feature=fvst

Um comentário:

josi_death disse...

Eu adoro as musicas do Mago de Oz, eles tem q vir pro Brasil, ate Eluveitie (banda russa) vai vim em 2012! ><