Uma das bandas mais eletrizantes e acessíveis do Brasil
acaba de retornar, após 12 anos de inatividade e de incertezas, com um disco
novo de inéditas, até então, apenas o segundo disco da discografia. Com certeza
você já deve ter visto essa banda em algum programa de TV, rádio e nas casas
mais populares do underground de São Paulo nos anos 80, e que também teve seu
reconhecimento no exterior. Se você pensou no Toyshop, a resposta está certa!
É sobre o novo disco e a volta que fomos procurar o líder
da banda, o baterista Guilherme Martin, para falar de tudo o que está
acontecendo nessa nova fase.
RtM: Como
sou um pouquinho leigo sobre o Toyshop, já que a minha praia sempre foi mais o Heavy
Metal e suas vertentes, e , até onde eu sei, foi a sua principal banda. Gostaria
que você comentasse, resumidamente, sobre a trajetória com a banda?
GM: Na verdade, ela não é minha principal banda. Todas as bandas que eu toco, dou o mesmo gás, não importa que seja o Viper ou Toyshop. Estou trabalhando em bandas diferentes, mas é o mesmo amor e faço com o maior tesão em qualquer uma das duas bandas.
RtM: O inicio foi meio que paralelo com suas atividades no Viper, certo?
GM: Na verdade, ela não é minha principal banda. Todas as bandas que eu toco, dou o mesmo gás, não importa que seja o Viper ou Toyshop. Estou trabalhando em bandas diferentes, mas é o mesmo amor e faço com o maior tesão em qualquer uma das duas bandas.
RtM: O inicio foi meio que paralelo com suas atividades no Viper, certo?
GM: O
inicio do Toyshop tem tudo a ver com a história do Viper, vamos dizer assim. Eu
me juntei com o Val Santos, que na época estava trabalhando de roadie do Viper.
E eu já tinha sido o baterista do Viper na época do “Theatre Of Fate”,
seguindo, mais ou menos, até a época do inicio do “Evolution”. E o Val tinha
umas músicas muito legais! E ele vinha tocando com o Gabriel, que também era
roadie do Viper nessa época, fazendo as músicas meio que na estrada. Ai eles me
chamaram pra fazer um som com eles. E eu achava que tinha tudo a ver, porque
tinha a pegada meio Ramones e um pouco mais Punk, que tinha tudo a ver com que
estava escutando na época. E a gente não tinha vocalista. E queríamos
colocar um vocal feminino, e eu acabei conhecendo a Natacha e comecei a
namorá-la. E por acaso, nessas brincadeiras de churrasco, o Val não parava de
tocar violão e de tocar pra tudo quanto é lado. E ela começou acompanhar, mostrando
uma voz perfeita. E ela era a pessoa que se encaixava, porque ela é bonita e
tinha tudo a ver com o que a gente queria.
"O inicio do Toyshop tem tudo a ver com a história do Viper, vamos dizer assim. Eu me juntei com o Val Santos, que na época estava trabalhando de roadie para a banda." |
GM: Isso!
A banda começou a se chamar Party Up!, fazendo uma demo já com ela cantando. E
foi uma demo que tomou uma proporção muito grande na época, por causa dessa
demo conseguimos contrato com a gravadora independente Banguela, que pra quem não sabe, é a
gravadora que lançou o Raimundos e que tinha os Titãs como donos. Eles tinham
um sub-selo da Warner que se chamava Banguela Records, e contrataram a gente.
Em princípio, o primeiro produto que eles lançaram da gente foi uma demo tape,
que era legal e cultuado na época. E a gente tocava muito aqui em São Paulo
nessa época dos anos 80, porque tinha muito lugar pra tocar: tinha muita casa
underground, tinha bandas e muita coisa acontecendo. Valia muito a pena!
RtM: As coisas que vocês estavam fazendo era um som enérgico e contagiante, agradando a muitas pessoas de gostos distintos, uma música i se tornando acessível pra todos.
RtM: As coisas que vocês estavam fazendo era um som enérgico e contagiante, agradando a muitas pessoas de gostos distintos, uma música i se tornando acessível pra todos.
GM: E foi
ai que a gente se revelou como uma banda de Punk Rock, Bublegum, com uma mina
cantando e alguma coisa assim. Seguimos com a Banguela por um tempo e, logo
em seguida, fomos gravar um disco. Esse disco também tem uma história curiosa,
porque nos tivemos vários produtores que queriam trabalhar com a Party Up! na
época. E um dos que topou fazer o trabalho foi o Igor Cavalera, que na época
estava entre o Chaos A.D e começando o Roots. E nós fomos pra Phoenix pra
gravar no estúdio que ele estava podendo fazer a produção e muito mais. Então,
de dia, gravávamos o Party Up!, com a produção do Igor. E a noite ele ia fazer
o Roots, que, às vezes, nos íamos ver as gravações de estúdio, que era algo
monstruoso, sendo uma coisa que a gente nunca tinha visto. Foi um negócio bem
histórico!
RtM: Graças a ele, o disco do Toyshop saiu pela Roadrunner, gravadora do Sepultura na época. Mas, na verdade, o disco ia ser lançado pela Banguela, certo?
RtM: Graças a ele, o disco do Toyshop saiu pela Roadrunner, gravadora do Sepultura na época. Mas, na verdade, o disco ia ser lançado pela Banguela, certo?
GM: Esse
disco, era pra sair com a Banguela quando chegamos aqui, a gravadora estava no seu finzinho e não indo muito bem na época. Então o que aconteceu: pegamos a
master e levamos ela, e ficou engavetada por um tempo. E o Igor tinha levado,
por acaso, a master desse disco pra Roadrunner, que era a gravadora do
Sepultura. Ficou na gaveta, até que um dia o dono da gravadora pegou a fita pra
escutar, e gostou demais dela, contratando a Party Up! pra fazer parte da
Roadrunner, ou seja, nos mudamos pros Estados Unidos outra vez. Tivemos
que regravar praticamente tudo do disco, porque eles queriam com uma roupagem
nova e mais moderna, pois já tinha se passado um tempo da gravação original.
" O primeiro disco tem uma história curiosa, porque nos tivemos vários produtores que queriam trabalhar com a banda na época. E um dos que topou fazer o trabalho foi o Igor Cavalera." |
GM: Às vezes, a gente se perdia, porque a coisa aconteceu de um jeito meio estranho, até porque éramos uma banda underground e, de repente, estava lá no ‘main-stream,’ com a gravadora do Sepultura. E a gente tinha um suporte legal pra gente fazer nosso trabalho lá, sabe? Foi um negócio meio surreal, de um dia a gente morar lá, assinar com uma gravadora... Eu sei o trabalho que a gravadora faz, porque eu fiz tudo sozinho nesse novo disco. E é um puta trabalho, que poderia ser mais simples a relação entre o artista e a gravadora, mas eu não sei se optaria, hoje em dia, por assinar com uma, a não ser que eles me dessem um suporte bem legal, uma distribuição legal e uma divulgação legal, pra isso funcionar bem. Agora, a manufatura do CD em si, dá pra fazer sozinho.
RtM: Vocês também conseguiram reconhecimento na Europa com a música ‘Daydream’, que ficou bastante tempo em primeiro lugar nas paradas na Europa, chegando superar muito artista que estava bombando na época.
GM: E a
gente conseguiu fazer o primeiro disco, "Party Up!", e mudamos de
nome para Toyshop. É um disco de Bublegum e Punk Rock, que foi produzido pela
Silvia Mazzi, produtora super cultuada nos Estados Unidos. Ela já tinha feito
Red Hot Chili Peppers, Prince, Tool e algumas bandas dessas assim. Ela é super
top nos Estados Unidos. E a gente nem sabia o que estava fazendo, e o local
onde fomos gravar esse disco foi nada menos que no Soul City, em Los Angeles.
E a gente nem sabia que o estúdio ia virar isso que virou hoje, uma lenda.
Fizemos todo o trabalho lá, lançamos um single de uma música chamada “Daydream”, uma balada. E a gente conseguiu chegar nas paradas da Europa e da Holanda. E era curioso, porque andávamos na rua e víamos o clip passando nas televisões de Amsterdã, falando: ‘Caramba... O que está acontecendo?’ Chegou a atingir, nas paradas, um lugar legal, tipo segundo e primeiro lugar, tipo... Britney Spears e Toyshop. Mudamos de volta pro Estados Unidos, continuamos fazendo turnês e fizemos uma turnê grande pela Califórnia. E nessa época, achamos melhor voltar pro Brasil pra mostrar nosso som. Tocamos muito, na época, nas rádios grandes daqui do Brasil (não vou citar nomes).
"Gravamos pela Roadrunner em Los Angeles, lançamos um single de uma música chamada “Daydream”, uma balada. E a gente conseguiu chegar nas paradas da Europa e da Holanda." |
GM: Sim. Chegou uma hora que cada um foi seguindo outro caminho. A Natacha, vocalista, foi ser veterinária. Ela já tinha desistido uma vez pra ser vocalista da banda. Apoiei ela, que ela deveria terminar o curso de veterinária, que era uma coisa que ela queria muito. O Gabriel teve um estúdio, saiu pra estrada com o Sepultura, ficou uns 15 anos trabalhando com o Igor Cavalera e com outras bandas. O Val compondo... Entrou um baixista novo, que é o Nando Machado, irmão do Felipe Machado, do Viper. E a gente seguiu fazendo mais alguns shows e algumas coisas, mas cada um foi cuidar da sua vida. Nunca deixei de desistir da banda, eu e o Val sempre sentávamos em estúdio e fazíamos músicas. O Val é um compositor de mão cheia! Eu sento com ele e boto a minha influência, que é um pouco mais Punk, nas músicas dele. E sempre sai coisa boa! Eu sou fã assumido das músicas do Val.
RtM: E depois de muito tempo, após 12 anos de espera, vocês pegaram todos de surpresa com a volta banda, anunciando um novo disco de inéditas, que foi lançado há pouco tempo.
GM: Resolvemos voltar pra, pelo menos, fazer um novo CD e alguns shows, não deixar morrer com apenas um trabalho algo tão legal que a gente fez lá atrás. Então eu resolvi pegar firme até o CD ficar pronto. E o CD, “Candy”, ficou pronto depois de uns 3 anos de trabalho, tudo bem produzido e gravado pelo Mauricio Cersosimo. Ele já produziu desde Emicida, Titãs e Lobão aqui no Brasil, morou lá fora e trabalhou com a Avril Lavigne. Então é um cara bem update com tudo o que está acontecendo. E ele é perfeito, porque ele é meu irmão mais novo e sabe tudo do que eu gosto de som. Ele foi um dos grandes parceiros e uma das pessoas que fez esse disco acontecer também.
RtM: A arte
do disco também esté muito legal, está bem caprichada!
GM: Hoje em dia, ninguém liga muito pra fazer uma boa arte no CD, mas eu fiz questão de ter uma arte legal, retratando as coisas que eu gosto, que é Punk Rock. Eu queria que fizesse uma coisa que flertasse ao Punk Rock e a New Wave, que é a tendência meio Rock N’ Roll, Punk Rock e Bublegum. Eu queria bastante cor, tendo a estrela da banda que, no caso, não é a Natacha, e sim a Matilda. Como a Natacha é veterinária, ela quis expor a cachorrinha dela pra ser a grande estrela da banda.
GM: Hoje em dia, ninguém liga muito pra fazer uma boa arte no CD, mas eu fiz questão de ter uma arte legal, retratando as coisas que eu gosto, que é Punk Rock. Eu queria que fizesse uma coisa que flertasse ao Punk Rock e a New Wave, que é a tendência meio Rock N’ Roll, Punk Rock e Bublegum. Eu queria bastante cor, tendo a estrela da banda que, no caso, não é a Natacha, e sim a Matilda. Como a Natacha é veterinária, ela quis expor a cachorrinha dela pra ser a grande estrela da banda.
RtM: O
estilo do Toyshop é basicamente essa junção do Punk Rock com o Bublegum,
adicionando algumas coisas melódicas. E por você já ter passado por diversas
bandas, como o Viper mais pro lado do Heavy Metal, tendo passagem também pelo
Luxúria, em 2007, como é que você concilia o estilo do Viper ao lado do Toyshop
diante do seu ambiente musical?
GM: Se minha cabeça fechar, eu consigo separar os dois muito bem. Hoje em dia, eu também faço o projeto solo do Felipe Machado, que também é outro estilo, com alguma coisa de melódico e pesado, que gosto muito de fazer. E são desafios como músico, por exemplo, a configuração da batera do Viper que eu uso é totalmente diferente da que eu uso no Toyshop ou no FM Solo, onde uso uma coisa mais simples. A música pede menos esse tipo de configuração, mas pra mim é normal. Como música e como músico, o que vier dá pra separar. O legal é que eu me considero um batera que tem um estilo meio próprio, então eu imprimo o meu estilo nessas bandas todas que citei.
RtM: Quando você está tocando, você sente mais confortável com qual estilo?
GM: Se minha cabeça fechar, eu consigo separar os dois muito bem. Hoje em dia, eu também faço o projeto solo do Felipe Machado, que também é outro estilo, com alguma coisa de melódico e pesado, que gosto muito de fazer. E são desafios como músico, por exemplo, a configuração da batera do Viper que eu uso é totalmente diferente da que eu uso no Toyshop ou no FM Solo, onde uso uma coisa mais simples. A música pede menos esse tipo de configuração, mas pra mim é normal. Como música e como músico, o que vier dá pra separar. O legal é que eu me considero um batera que tem um estilo meio próprio, então eu imprimo o meu estilo nessas bandas todas que citei.
RtM: Quando você está tocando, você sente mais confortável com qual estilo?
GM: Eu sou
meio esporrento na bateria, gosto de sentar o braço!
RtM: E percebemos isso, porque você é um baterista que prioriza ritmos fortes.
RtM: E percebemos isso, porque você é um baterista que prioriza ritmos fortes.
GM: Sim.
E tem barulho de tudo quanto é lado vindo ali, então eu sempre consigo do bumbo
e a caixa estar perfeitos, porque dai a música vai e os guitarristas e o vocal
podem viajar e harmonizar. Se eu ficar ali que nem uma máquina, sempre vai sair
bom.
RtM: O Toyshop ficou bastante tempo parado, como eu falei, aproximadamente 12 anos de inatividade. Quando vocês voltaram, fazendo os primeiros ensaios e tudo mais, deu pra sentir alguma mudança ou a mesma coisa de sempre?
RtM: O Toyshop ficou bastante tempo parado, como eu falei, aproximadamente 12 anos de inatividade. Quando vocês voltaram, fazendo os primeiros ensaios e tudo mais, deu pra sentir alguma mudança ou a mesma coisa de sempre?
GM: O
Toyshop nunca chegou a acabar. Continuamos amigos, mas só que a banda deu um
tempo, porque todo mundo só fez isso na vida. Então cada um deu um tempo pra
cuidar da sua história, mas quando a gente voltou, a fórmula da banda estava
pronta, só demos uma aperfeiçoada sonora. A gente queria muito que soasse como se fosse uma evolução do primeiro disco. As músicas estão até
mais enxutas hoje em dia, mais para um Punk Rock simples estruturalmente.
RtM: Vocês
tiveram um inicio dentro do underground, como todas as bandas passam no começo.
E logo de cara, quando lançaram a primeira demo, a banda chamou a atenção de
várias TVs, rádios e exterior. Essa rápida ascensão do underground pro
‘main-stream’ te assustaram de alguma forma?
GM: Essa é uma pergunta legal que você fez. O Toyshop sempre esteve nesse limbo, entre o underground e o ‘main-stream’, fazíamos alguns programas bem ‘main-stream’ e, às vezes, underground, como na MTV, por exemplo.
RtM: Até na TV Globo vocês apareceram também, certo?
GM: Essa é uma pergunta legal que você fez. O Toyshop sempre esteve nesse limbo, entre o underground e o ‘main-stream’, fazíamos alguns programas bem ‘main-stream’ e, às vezes, underground, como na MTV, por exemplo.
RtM: Até na TV Globo vocês apareceram também, certo?
GM: Sim.
De repente, em seguida, estávamos na TV Globo. Depois fomos fazer Carla Perez,
tudo porque a nossa música estava tocando nas rádios, que era uma música mais
acessível pra todos os estilos, funcionando pro Rock e para o pessoal mais
eclético de música. Eu não acho isso ruim. Se você consegue por a sua música no
estilo que você faz pra todo mundo ouvir, isso é um grande desafio, você não
concorda?
RtM: Claro! E outra coisa que vocês conquistaram, o que até então era só o Sepultura que havia tido a oportunidade, se eu não me engano, foram de terem se mudado pra fora do país. Essa acessibilidade, de estarem num país diferente, que é os Estados Unidos, acrescentou mais experiência?
RtM: Claro! E outra coisa que vocês conquistaram, o que até então era só o Sepultura que havia tido a oportunidade, se eu não me engano, foram de terem se mudado pra fora do país. Essa acessibilidade, de estarem num país diferente, que é os Estados Unidos, acrescentou mais experiência?
GM: A
gente aprendeu bastante coisa, a banda nunca tinha ficado bastante tempo na
estrada até então. A gente sempre fazia os shows underground aqui em São Paulo
e, de repente, quando mudamos pra lá, tivemos que se adequar como realmente
funcionava o negocio, assim como todas as bandas funcionam: a gente entrava numa
van, a gente dirigia, íamos como toda aparelhagem atrás, chegava no lugar,
entrava, montava, tocava e já ia pra outro lugar. Fizemos isso várias vezes na Califórnia
toda, abrindo pra uma banda chamada Zebrahead, que era bem renomada na época,
nessas de Punk Rock. E a gente ia tocando, fomos pra San Francisco, San Diego e
rodamos a Califórnia inteira. Tocávamos em Los Angeles, que era onde a gente
morava. E depois disso, por acaso, entramos numa trilha sonora de uma
propaganda de cosméticos lá na Itália.
RtM: Teve música de vocês em alguns filmes americanos, que não vou lembrar o nome agora.
RtM: Teve música de vocês em alguns filmes americanos, que não vou lembrar o nome agora.
GM: Em
dois filmes. Um filme estrangeiro, que era das irmãs Olsen (Olsen Twins). Entraram três
músicas nossas nessa trilha sonora (o filme era Holiday In The Sun/Férias Ao
Sol, traduzido pro português), que eram super bombadas na época, sendo o filme
mais teenager da época. Com esse disco atual, estamos com sorte em trilha
sonora. A música “Running Out” entrou no filme do Mauricio Eça, "Apneia", que é
um filme com artistas globais e tudo. É demais esse filme, bem pesadão. E uma
coisa curiosa agora é que a gente entrou numa trilha sonora do carro Hyunday –
HB20, com um cara que pula de paraquedas, passa debaixo do cristo redentor,
aterrissa e entra dentro do HB20. A música do Toyshop funciona pra essas
coisas, por isso que eu falo que é uma música acessível. Não é que nem o Heavy
Metal, que é segmentado pra aquelas pessoas que gostam do estilo. Talvez, com o
Toyshop, estamos provando que a gente tem um leque de oportunidades legais
fazendo esse tipo de som, apesar de cantar em inglês também.
"Entrávamos numa van, nós mesmos dirigíamos, íamos com toda aparelhagem atrás, chegávamos no local, era montar, tocar e já íamos pra outro lugar. Fizemos isso várias vezes na Califórnia." |
GM: Nesse patamar que a gente estava, principalmente, a gente era banda de abertura que estava bombada. Então, toda a noite, a gente tinha que sair ganhando a galera. E a gente conseguia. Nas primeiras músicas, era meio morno, ia esquentando, daqui a pouco a galera estava dançando, pulando e, às vezes, não sabiam nem a letra e estava cantando junto com a gente. O resultado sempre era esse, não importava onde a gente tivesse fazendo, pois saíamos do palco sempre satisfeitos. Era sempre um desafio.
RtM: E como ocorreu a transição do nome Party Up! para Toyshop?
GM: O
Party Up! era um termo velho que não se usava mais, era como se tivessem convidando você pra uma festa de arromba. ‘Ah meu... Vamos lá que vai ter uma
festa de arromba’. Era meio que convidar pra uma balada, falando: ‘Puta... Vai ter uma
balada do caralho! Vai ser uma festa de arromba’. Mas a gente não sabia, achávamos
que funcionava. Digamos que era meio fora de moda, fizemos até um quadro lá no
estúdio que gravamos, fazendo um brainstorm com várias coisas escritas no
quadro, com metade de nome e coisa que fomos descobrindo. E durante as
gravações, alguém tinha uma ideia e ia juntando as palavras, e Toyshop foi a que agradou todo mundo, combinava com a cor da música. Basicamente isso.
RtM: Sobre essa questão de selos, em sua opinião, você acha importante, pra uma banda que está começando, lançar um trabalho independente ou mesmo optar por um auxilio de gravadora?
RtM: Sobre essa questão de selos, em sua opinião, você acha importante, pra uma banda que está começando, lançar um trabalho independente ou mesmo optar por um auxilio de gravadora?
GM: É uma
pergunta difícil... Depende do que estão te oferecendo. Hoje em dia, tudo mudou
muito, até o enfoque de como você vai divulgar seu trabalho é diferente. Apesar
da maioria da divulgação ser tudo por meio da plataforma digital e rede social,
precisa da parte física, de pegar o seu CD e levar num programa pra apresentar.
Você precisa estar presente! Eu sou dessa opinião, mas eu também já estou há um
tempo nisso dai, tendo que aprender bastante coisa ainda.
RtM: E como
está sendo esse recomeço do Toyshop, um novo trabalho já rodando?
GM: Está todo mundo animado e a fim de trabalhar. Vamos tocar bastante! O Toyshop é uma banda boa de palco, animada e tem uma pegada legal. Às vezes, a gente vai a alguns shows e vê umas bandas muito ruins e fala: ‘Puta... Que negócio fraquinho’. Dai entra uma banda que dá um susto em todo mundo, toca uma porradaria e vai embora, deu conta do recado. Uma banda que me impressionou ultimamente, e que a gente até tocou junto, foi o Far From Alaska, que é muito boa, com uma mulher cantando em inglês também. É uma pegada totalmente diferente do Toyshop, claro, mas é uma puta banda boa. Eles merecem aqui a minha aprovação.
RtM: E os planos pra divulgar o disco?
GM: Está todo mundo animado e a fim de trabalhar. Vamos tocar bastante! O Toyshop é uma banda boa de palco, animada e tem uma pegada legal. Às vezes, a gente vai a alguns shows e vê umas bandas muito ruins e fala: ‘Puta... Que negócio fraquinho’. Dai entra uma banda que dá um susto em todo mundo, toca uma porradaria e vai embora, deu conta do recado. Uma banda que me impressionou ultimamente, e que a gente até tocou junto, foi o Far From Alaska, que é muito boa, com uma mulher cantando em inglês também. É uma pegada totalmente diferente do Toyshop, claro, mas é uma puta banda boa. Eles merecem aqui a minha aprovação.
RtM: E os planos pra divulgar o disco?
GM: os planos do Toyshop agora são fazer turnê, rolar bastante esse CD por aqui e mostrar no nosso som, que é totalmente diferente do trabalho que eu faço com o Viper ou com o Heavy Metal. É uma música um pouco mais Pop, cantado em inglês também, mas que é um ritmo mais acessível. Tem balada também nesse disco, queria que vocês escutassem, se tiverem a oportunidade, de baixar no Spotify pra poder ilustrar o que nos estamos falando e saber como soa o novo disco do Toyshop. É mais ou menos isso... Os planos agora são divulgar e tocar o máximo possível, fazendo com que esse CD seja bastante conhecido, seja aqui no Brasil ou lá fora, porque pode atingir o exterior por ser cantado em inglês também. É basicamente essa mensagem que eu quero passar.
RtM: Voltando no passado novamente, você chegou a ser roadie do Igor Cavalera na época que ele estava no Sepultura, que em paralelo, produziu o primeiro disco do Toyshop. Como foi esse período de convivência com ele?
RtM: Voltando no passado novamente, você chegou a ser roadie do Igor Cavalera na época que ele estava no Sepultura, que em paralelo, produziu o primeiro disco do Toyshop. Como foi esse período de convivência com ele?
GM: O Igor
foi o seguinte: ele topou fazer, nesse tempo entre a final da turnê do “Chaos
A.D” e do “Roots”, o Toyshop. E foi um monte de moleque pra lá. E rolou uma
amizade que existe até hoje. Ele é um dos meus melhores amigos e conversamos
todo dia, apesar dele não estar morando aqui no Brasil. Eu parei um pouco de
trabalhar como técnico, mas ainda faço se for pra ele. Tenho orgulho de
trabalhar pra ele e de tudo que eu fiz com o Sepultura. A primeira vez que eu
vi o Igor tocando batera foi uma coisa que mudou totalmente na minha cabeça,
porque eu tocava batera de um jeito e, quando vi ele tocando, eu falei:
‘Puta... Mas se dá pra tocar daquele jeito, por que eu toco do jeito que toco?’
Mudou tudo na minha cabeça! O jeito de tocar e a energia que coloco na bateria
tem tudo a ver com o Igor tocando. Eu considero ele o meu grande professor de
bateria até hoje.
RtM: Chegando ao final da entrevista, muitas bandas brasileiras hoje estão optando por cantar em português e ter destaque aqui. E como o Toyshop é uma banda que canta em inglês, o tão desejado reconhecimento mundial ainda perdura para muitas bandas. Ainda ajuda, mesmo com o advento da internet, a conseguir destaque cantando na língua universal?
RtM: Chegando ao final da entrevista, muitas bandas brasileiras hoje estão optando por cantar em português e ter destaque aqui. E como o Toyshop é uma banda que canta em inglês, o tão desejado reconhecimento mundial ainda perdura para muitas bandas. Ainda ajuda, mesmo com o advento da internet, a conseguir destaque cantando na língua universal?
GM: Eu
acho que ajuda. Eu não sei por que existe essa barreira... Pra você entrar no ‘main-stream’
do Brasil, você tem que cantar Rock em português. Eu não acho nenhum problema
nisso, mas também não acho que cantar Rock em inglês é um problema. O problema
é se alguém cantasse MPB em inglês, coisa que não tem a ver, porque é a Música
Popular Brasileira, mas o Rock foi criado em inglês. É música, de qualquer
jeito que soe, soa legal, mas as bandas que cantam em inglês e uns sons mais
alternativos tem que expandir trabalho e sair daqui, seja aqui no Brasil ou
fora daqui, onde da oportunidade fazer isso daí.
RtM: Dá pra notar que você é um cara que ouve praticamente bandas na pegada Punk Rock. Mas fora esse gênero, o que tem te agradado ultimamente que você destacaria?
RtM: Dá pra notar que você é um cara que ouve praticamente bandas na pegada Punk Rock. Mas fora esse gênero, o que tem te agradado ultimamente que você destacaria?
GM: Eu sou
um cara não muito eclético. Eu gosto muito de Punk Rock e de tudo o que é Punk. Só
escuto Punk Rock hoje em dia. Sou fã do Ramones, inclusive, tenho a banda na
minha pele. Eu gosto de The Misfits pra caralho! Tenho escutado muito essa
trinca do The Clash, The Jam e Cock Sparrer. A maioria, que eu escuto, são
bandas de Punk, como Circle Jerks e Black Flag, que gosto pra caramba e que
mostram atitude. Eu gosto de Heavy Metal pra caramba! Fui curtido no Heavy
Metal, mas eu sou forte nos medalhões. Eu gosto dos primeiros discos do Iron
Maiden e do AC/DC. Eu gosto de Black Sabbath pra caramba, que talvez, seja uma
das minhas bandas preferidas de todos os tempos também. E o Spotify me ajuda a
conhecer bandas parecidas com as que eu gosto, porque gosto de procurar coisas
que tem a ver e tal. E tem sido um ótimo exercício procurar coisas novas.
RtM: Pra
finalizar, onde você acredita que o Toyshop pode chegar com esse novo trabalho,
já com uma formação consolidada, sendo que a única novidade é o Nando Machado
no baixo, e o que as pessoas podem esperar dessa nova fase da banda?
GM: Shows com energia! Foi um trabalho que demorou pra ficar pronto, mas a gente colocou muita energia. Quem gosta desse estilo, vai agradar quem gosta de Heavy Metal. Quem gosta de Viper, vai gostar de Toyshop. Quem gosta de Ramones, vai gostar de Toyshop. Vai agradar bastante coisa, tendo música pra todos os gostos de Rock.
RtM: Muito obrigado pela disponibilidade Guilherme. Fica o espaço para deixar a mensagem final aos leitores.
GM: Shows com energia! Foi um trabalho que demorou pra ficar pronto, mas a gente colocou muita energia. Quem gosta desse estilo, vai agradar quem gosta de Heavy Metal. Quem gosta de Viper, vai gostar de Toyshop. Quem gosta de Ramones, vai gostar de Toyshop. Vai agradar bastante coisa, tendo música pra todos os gostos de Rock.
RtM: Muito obrigado pela disponibilidade Guilherme. Fica o espaço para deixar a mensagem final aos leitores.
GM: Quero
deixar aqui um agradecimento a você, Gabriel, e a quem está acessando o Road To
Metal. Gostaria que vocês seguissem e soubessem como soa o Toyshop. É uma coisa
diferente pra quem está acostumado a ouvir somente Heavy Metal, mas tenho certeza que
vai agradar muito. Lembrando também que tem os lançamentos do Viper, que é o
DVD/CD da reunião da banda, que continua sendo muito legal. Isso é um breve resumo da
minha carreira, tenho outros trabalhos menores aqui, mas o recado é um
agradecimento. E vamos continuar apoiando! Quem está fazendo um trabalho como
esse do Toyshop, por exemplo, vamos dar chance e botar as bandas legais e
originais do Brasil tocando. Se não dá de um jeito, vamos atrás de outro que
vamos chegar lá.
Entrevista:
Gabriel
Arruda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação/Cedidas pela banda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação/Cedidas pela banda
Contatos
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