quinta-feira, 27 de julho de 2017

Cellar Darling: Novos Rumos para o Folk Rock


Acredito que muitos fãs do Eluveitie não esperavam quando Merlin Sutter, Ivo Henzi e Anna Murphy anunciaram que estavam saindo da banda e que lançariam um novo projeto musical, o Cellar Darling. No dia 30 de Junho foi lançado via Nuclear Blast o álbum “This is the Sound”, com uma sonoridade bem diferente da antiga banda, agora com Anna assumindo completamente os vocais de todas as músicas, com uma pegada mais pop, mas sem perder alguns elementos Folk/Celtic.

Começando com “Avalanche”, a faixa inicia lentamente e adiciona outros instrumentos conforme a música progride, é uma composição bonita e marcante. “Black Moon” é uma das canções mais fortes do álbum, tendo sido muito bem escolhida para a gravação de um vídeo clipe, apesar de uma composição simples transmite muita paixão. “Challenge” é daquelas músicas que simplesmente ficam presas em sua cabeça, com o título do álbum sendo repetido diversas vezes durante o refrão, aliás essa parece ser uma característica do álbum inteiro, refrões "chicletudos", mas que não chegam a torna-lo enjoativo.


“Hullaballoo” é muito boa, a suavidadedos vocais de Anna contrastando com o peso do arranjo é sensacional. Em “Six Days” parece que a banda tentou experimentar algo realmente novo, a flauta se destaca, sem soar irritante, muito pelo contrário, chega a ser relaxante.

“The Hermit” é bonita e encantadora, com equilíbrio entre a melodia e o peso, me apaixonei instantaneamente. As músicas tem um som diversificado uma das outras, a curta e calma “Water” deixa qualquer um fascinado como se fosse enfeitiçado pelos vocais de Anna. “Fire, Wind & Earth” é uma das minhas músicas favoritas, cheia de energia possui um contraste entre os firmes riffs de Ivo Henzi e a suavidade da voz de Anna, realmente é algo muito bonito de se ouvir. 

Eu não tenho palavras para descrever perfeitamente o impacto que “Rebels” me causou logo na primeira audição, é um casamento perfeito entre a melodia instrumental e os vocais, tenho vontade de ouvir essa música em looping, me fez sentir vontade de me aventurar mais nos sons celtas. Em seguida a deslumbrante “Underthe Oak Tree...” com bastante influência folk, destacando toda a mistura de guitarras pesadas, a bateria, a voz suave e o hurdygurdy de Anna. “...High Above These Crowns” nos leva em uma breve viagem através de seus 2 minutos e 46 segundos.


Mais uma vez fiquei surpresa com a versatilidade sonora do álbum em “Starcrusher”, mais pesada, com alguns vocais mais rasgados, simplesmente quebrou de uma forma muito interessante a tranquilidade da música anterior. Difícil não se apaixonar por “Hedonia”, os vocais de Anna no início nos levam a um a jornada espiritual. Encerrando com a obra-prima “Redemption”, onde toda a beleza da voz de Anna rouba a cena nessa música.

Eu realmente me empolguei ouvindo este álbum, por enquanto arrisco dizer que está na minha lista de melhores álbuns do ano.


É admirável como o Cellar Darling seguiu em frente diante das adversidades e tiveram a coragem de seguir novos rumos musicais, com os músicos ousando fazer um trabalho diferente de sua banda anterior, o Eluveitie. As músicas são muito mais fáceis de digerir, mas ainda assim percebe-se que o resultado é cheio de personalidade. Espero que a banda siga em frente e lance outros trabalhos, pois provaram que potencial o trio tem de sobra. E a boa notícia aos fãs é que o álbum sairá no Brasil via parceria Nuclear Blast e Shinigami Records.

Texto: Raquel de Avelar
Revisão e Edição: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Cellar Darling
Álbum: "This is the Sound" (2017)
Estilo: "Heavy" Folk Rock
País: Suíça
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records

Line-Up:
Anna Murphy: Vocais e Hurdy-Gurdy
Merlin Sutter: Bateria
Ivo Henzi: Baixo

Tracklist
01. Avalanche 4:08
02. Black Moon 4:12
03. Challenge 3:38
04. Hullaballoo 3:35
05. Six Days 5:49
06. The Hermit 3:15
07. Water 1:54
08. Fire Wind & Earth 4:41
09. Rebels 5:34
10. Under The Oak Tree 4:13
11. High Above These Crowns 2:45
12. Starcrusher 3:20
13. Hedonia 7:28
14. Redemption 5:19

Canais Oficiais:
Site Oficial
Facebook


   

   

Nenhum comentário: