sexta-feira, 21 de julho de 2017

Nervochaos: Imprimindo o Caos!


Em duas décadas regadas a peso e brutalidade, o Nervochaos desembuça a sua lógica como uma das principais instituições do Death Metal brasileiro, algo notório pelo que produziu nos discos lançados nos últimos anos, além de turnês feitas pelos principais continentes. Mas, quem costuma acompanhar a banda, sabe que as mudanças de formação é algo já quase corriqueiro, sendo Edu Lane (bateria), único membro a se manter desde o começo. Com um novo e encorpado line-up, “Nyctophilia”, 7º disco da carreira, chega pra mostrar essa nova metamorfose, estabelecendo coisas novas e mantendo as principais fontes.

Condicionado pelos aspectos clássicos do Death Metal, transposto desde o “Battalions Of Hate” (2010), “Nyctophilia” integra unidades viçosas, reforçando uma sonância sombria e arrastada, buscando experimentar dosagens de Thrash Metal, Doom e Cross-over, e mantendo sempre a pegada brusca que todos já conhecem somado por passagens soturnas. Os novos integrantes: Lauro Nightrealm (vocais e guitarra, ex-Queiron), Cherry (guitarras, Hellsakura e ex-Okotô) e Thiago Anduscias (baixo, ex-Creptum e Amazarak), contribuíram com suas experiências.


O disco também é marcado por ser gravado, pela primeira vez, fora do país, pois partiram pra Itália pra produzir o álbum junto ao produtor Alex Azzali, encarregado também de fazer a mixagem e masterização. E a sonoridade impõem camadas agressivas, tencionada por uma forma clara e sedenta. A capa, criada pelo artista Alcides Burn (Acheron, Headhunter D.C., Iconoclasm), funde em exatos detalhes o que se passa no disco, desenvolvida por um ar bastante sinistro.

Trilhando nuances ora arrastadas, ora obscuras, o Nervochaos não perde a linha com seu Death Metal cheio de energia e garra, entregando um disco com músicas que já fixam em nossa mente, contando com a ajuda e das ideias dos novos membros, que trouxeram novos elementos e influências para a banda, não esquecendo das importantes participações de Sebastian L. (Into Darkness) e Leandro P. (R.N.S), e também do Bolverk (Ragnarok) em “Vampiric Cannibal Goddess”.

Chegando com os 2 pés, “Moloch Rise” atribui elementos tradicionais do grupo, cingida por riffs violentos e variantes; “Ritualistic” acende pontos mais cadenciados, regida pelo peso e brutalidade rítmica. A díspar “Ad Majorem Satanae Gloriam” segue numa linha mais ríspida e azeda, marcada por um refrão pronunciante e sinistro; “Season of theWitch” é digerida pela violência, degradando linhas de Black Metal e vocais alternados, juntando por contornos guturais e rasgados em concordância. Em “Waters of Chaos” e “The Midinight Hunter” possui a marca tradicional da banda, dominada pelo caos infernal e bravio. 


“Rise of the 13 Cemeteries” é permeada por tempos mais rápidos e cativantes, remetendo à fisionomia clássica do Death Metal dos anos 80 e 90; “Vampiric Cannibal Goddess” roteia caminhos lineares, trazendo rapidez e levadas de Thrash Metal; “Stained With Blood”, novamente, é toada de passagens diferentes, com riscas não tão intensas, mas sim arrastadas e sórdidas; “Lord Of Death” passa um ar mais direto, ostentada por um peso abismal nas guitarras; “Dead End” apresenta ligações agastadas e complexas, colocando técnica nas partes rítmicas, principalmente no baixo, encerrando com a eversiva e demolidora “Live Like Suicide”.

Mais uma vez o Nervochaos nos impõem respeito, levando a nos curvar literalmente a este, que é uma das principais lendas do Death Metal nacional.

Texto: Gabriel Arruda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Nervochaos
Ano: 2017
País: Brasil
Tipo: Death Metal
Gravadora: Cogumelo Records
Assessoria de Imprensa: Metal Media

Formação
Lauro Nightrealm (Vocal/Guitarra)
Cherry (Guitarra)
Thiago Anduscias (Baixo)
Edu Lane (Bateria)

Track-List
1. Moloch Rise
2. Ritualistic
3. Ad Majorem Satanae Gloriam
4. Season of the Witch
5. Waters of Chaos
6. The Midnight Hunter
7. Ritesof 13 Cemeteries
8. Vampiric Cannibal Goddess
9. Stained With Blood
10. Lord Death
11. Dead End
12. World Aborted
13. Live Like Suicide

Contatos

   


   

Nenhum comentário: