quarta-feira, 4 de abril de 2018

Decapitated – Modernidade com agressividade


 

Antes de mais nada, esqueça o Decapitated de ‘Winds of Creation’ ou ‘Nihility’. Aquele Death Metal de outrora ficou no passado. Muito embora a qualidade daqueles álbuns, mesmo com seus integrantes ainda adolescentes, aquele som poderoso não se ouve em seus discos posteriores e muito menos neste ‘Anticult’.

Com o passar do tempo e o normal amadurecimento do ser humano, bem como a agregação de novas experiências e influências, tanto musicais como pessoais, propiciam novos estágios evolutivos. Em bandas isso é mais do que normal.

Se destas evoluções se obterão resultados satisfatórios ou não é questão de gosto pessoal. Ouvindo este álbum, percebemos uma banda que alcançou o status que tem não à toa, dado o talento de seus músicos e qualidade de suas composições.


Anticult’ apresenta um Decapitated antenado no Metal mais moderno, ou podemos dizer também, ‘grooveado’, em que as mudanças de andamento dão a tônica em todos os sons, às vezes apostando em partes mais trampadas e pesadas, outras em partes com apelo à melodia, mas nem por isso deixando de exalar riffs poderosos; os vocais estão mais urrados e menos guturais; o baixo faz malabarismos e ‘riffa’ juntamente com a guitarra; enquanto a batera é severamente surrada com uma pegada bastante crua.

São oito sons que lançam mão de uma variedade interessante, ponto favorável à banda e que sempre foi uma de suas particularidades. Algum ouvinte pode torcer o nariz pelo fato de ter, sim, partes que remetem ao ‘Alterna Metal’, como já referido acima nos ‘grooves’, riffs ‘pula-pula’, o que, pessoalmente, não posso discordar, muito embora o ora apresentado aqui seja bem mais pesado que o tal ‘Alterna’.


Percebe-se que a partir da quinta música, ‘Anger Line’, o disco passar a ficar mais denso e brutal, essencialmente pela qualidade e peso de seus riffs e o uso correto de blast-beats. Aqui podemos lembrar do ‘antigo’ Decapitated. Parece uma volta ao passado; ‘Earth Scar’ é outro baita som, com ótimos solos e vocalizações; na sequência ‘Never’ abre nervosa e com uma pegada até Hardcore e riffs quase Thrash; por fim, ‘Amen’ é o epílogo do disco, a faixa mais curta, climática e arrastada.

Evidentemente, que ‘Anticult’ é um bom disco, onde ouvimos uma banda no auge de sua forma técnica e criativa. Pode não soar essencialmente Death Metal, como de fato, não se pode incorrer no erro de dizer que lhe falta peso e agressividade. Longe disso.
Vale a pena conferir e tirar suas próprias conclusões. As minhas foram favoráveis.

Texto e edição: Marcello Camargo

Ficha Técnica:
Banda: Decapitated
Álbum: "Anticult"
Estilo: Death Metal/Groove Metal
País: Polônia
Lançamento: Nuclear Blast Records/Shinigami Records

Line-Up:
Rafal Piotrowski – vocals
Vogg – guitar
Hubert Wiecek – bass
Mlody – drums

Tracklist: 

1. Impulse 
2. Death Valuation 
3. Kill the Cult 
4. One-Eyed Nation 
5. Anger Line 
6. Earth Scar 
7. Never 
8. Amen


       

Nenhum comentário: