segunda-feira, 2 de abril de 2018

H.E.A.T: Sem receio de Novos Caminhos


Já antes do lançamento do seu quinto álbum, "Into the Great Unknown", os suecos do Heat anunciavam que trariam algumas novidades em sua sonoridade, e realmente, o disco apresenta um Melodic Rock com roupagem mais contemporânea, onde podemos notar um maior uso de teclados e alguns efeitos de estúdio.

Talvez alguns fãs possam não ter digerido muito bem, principalmente os mais conservadores, e eu mesmo estranhei um pouco no início, mas logo fui contagiado pela energia e qualidade da banda, que novamente entrega um álbum cheio de grandes melodias e refrãos, mergulhando em alguns caminhos diferentes, mas que funcionaram muito bem. 

Com certeza isso irá atrair outros ouvintes além do tradicional fã de Hard Rock e Melodic Rock. Méritos para o grupo, que conseguiu evoluir, mas de nenhuma maneira soa como se fosse uma nova banda, ou seja, não se desfigurou.


Não se assuste se ouvir comentários como "Melodic Rock moderno" para definir o que o H.E.A.T fez em "The Great Unknown", pois é somente uma tentativa de traduzir que a sonoridade foge um pouco dos caminhos mais tradicionais, e principalmente da sonoridade dos seus primeiros 2 discos. A produção é excelente, a ilustração de capa estilo ficção científica também é linda (concebida pelo russo Vitaly Alexius), espelhando essa roupagem mais contemporânea, e porque não, futurística, além de também fazer uma conexão com o título do álbum.

Mergulhando um pouco nas faixas, para tentar levar para vocês o que o álbum traz, balanceando de forma bem dinâmica composições mais enérgicas e Rocker, com outras mais Melodic Rock, sendo que você notará a diferença na produção mais moderna, a utilização de efeitos e flertes com o Pop Rock contemporâneo. E a abertura com os riffs de guitarra à frente em "Bastard of Society", já dá a largada com muita energia, unindo a veia mais tradicional com essa roupagem mais atual.


Em "Redefined", você vai sentir mudanças um pouco mais profundas, já com maior uso de teclados e efeitos, mas com melodias e refrão extremamente cativantes. Dá para fazer um parâmetro com bandas de Hard/Melodic Rock que são pioneiras nessa roupagem mais moderna, e até mais comercial, atingindo outros públicos, como o Mr. Big e o Aerosmith, se olharmos para a fase a partir de discos como "Permanent Vacation" e "Pump", por exemplo. Aliás, "Shit City" me lembrou demais a banda de Steven Tyler.

"Time on Our Side" é uma das que a banda arrisca mais esses novos elementos, com muitos efeitos no teclado e até no vocal. Foge da linha tradicional, digamos um Hard Pop moderno bem "radiofônico".

Na ótima "Best of the Broken" temos um refrão bem na linha conhecida do H.E.A.T; Classe e inspiração também marcam o trabalho, como em "Eye of the Storm", balada moderna, com um refrão e melodias que grudam de imediato. É ouvir e ficar com o refrão na cabeça direto! Grande música!


"Blind Leads the Blind" traz alguns efeitos, mas segue uma linha mais enérgica, com uma batida contagiante e um refrão explosivo! Na bela "We Rule", destacam-se as linhas de teclado e os vocais inspirados de Erik. E que grandes melodias! Um Melodic Rock moderno, com toques sinfônicos, que me lembram algo de Queen em alguns arranjos.

Finalizando, temos a batida moderna de "Do you Want It", com vários efeitos no teclado, e linhas vocais bem diferentes, mas que funcionaram legal, com melodias cativantes. Provavelmente a faixa em que mais inseriram elementos diferentes. A faixa título fecha, e segue a linha mais tradicional, principalmente nos riffs de guitarra, e tem um andamento mais cadenciado, um grande e melodioso refrão e bastante presença dos teclados.

O H.E.A.T mantém a qualidade em alta neste quinto álbum, trazendo uma roupagem mais contemporânea, uma excelente produção sonora, e acima de tudo, excelentes melodias, em composições cativantes e criativas. Perfeita amostra de que é possível evoluir e criar novos caminhos sem se desfigurar. Um álbum que pode agradar facilmente um público além dos tradicionais fãs de Hard Rock e Melodic Rock, ou seja, o grupo viu necessidade de arriscar, fazer algo diferente para expandir seu território.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: H.E.A.T
Álbum: "Into the Great Unknown" 2017
Estilo: Hard Rock, Melodic Rock
País: Suécia
Produção: Tobias Lindell
Selo: earMusic/Shinigami Records

Adquira o álbum na Shinigami

     

Line-up
Sky Davids: Guitarra
Jimmy Jay: Baixo
Jona Tee: Teclados
Crash: Bateria e Percussão
Erik Grönwall: Vocais

Tracklist
1. Bastard Of Society
2. Redefined
3. Shit City
4. Time On Our Side
5. Best Of The Broken
6. Eye Of The Storm
7. Blind Leads The Blind
8. We Rule
9. Do You Want It?
10. Into The Great Unknown



                                        



   

Nenhum comentário: