terça-feira, 6 de novembro de 2018

Hate Embrace: Fatos Históricos Nordestinos com Trilha Death Metal


Lembrar-se do nordeste do Brasil é reconhecer o poder cultural que nunca se extinguiu na região. Fora os problemas sociais e contrastes que intercorrem por essa região, o nordestino espanta os diversos problemas por deleite da civilização, dando diversas alternativas de literatura, música, artesanato, culinária e festividade. A cena Heavy Metal continua numerosa, atulhada de bandas de grande nível. Dentre tantos bons nomes, temos o Hate Embrace, de Recife (PE), que neste 2018 apresentou o novo trabalho, o EP “Revoluções"

Contornados pela brutalidade do Death Metal, o quinteto  tem ao seu favor o poder técnico, onde tudo provém de maneira orgânica e pura, não deixando de lado a intensidade fascinante que o grupo conduz. E a musicalidade pode ser diferida por grandes nomes do gênero, porém com diferenciais do que ouvimos por ai em questão de Metal extremo, o que torna “Revoluções” um trabalho singular.  

A produção é razoável, não deixa a desejar, colocando timbres agressivos e secos em ótimo nível, compatibilizando facilmente os momentos de pura agressividade. E a capa espelha o contexto que é abordado nas letras, mostrando quatros guerreiros após a batalha em tons pretos e vermelhos.


Vale frisar que “Revoluções” é totalmente cantado em português, simbolizando o acontecimento sobre A Batalha dos Guararapes, A Revolução de 1817 e a Setembrizada de 1831, ou seja, toda rusticidade é girado em torno desse pensamento histórico, fazendo nos recordar de fatos importantes e  interessantes por meio das crônicas, o que acaba se tornando um verdadeiro aprendizado para o ouvinte.

O EP possui somente 3 faixas de total experimentalismo extremo, começando pela frenética “Guerra no Nordeste do Brasil” (excelente trabalho rítmico e opressivas linhas de teclado), onde tratam sobre A Batalha dos Guararapes na cidade de Recife; na sequencia temos a  Thrash “À Coroa Tudo, Ao Povo Nada”, contando sobre o descontentamento pernambucano de ter que pagar altos impostos para a Coroa Portuguesa. Terminando, “Setembrizada” mostra excelentes vocais guturais, guitarras surpreendentes e celestiais melodias de teclado. E a letra aborda sobre a Setembrizada após a renúncia de Dom Pedro I, o que acabou gerando conturbações pra capital pernambucana.

Trabalho valioso de uma carreira que já perdura 10 anos. E “Revoluções” é um verdadeiro ensinamento de música e história que requer muita atenção, e ouvi-lo trará ao ouvinte o interesse em aprofundar-se neste envolvente assunto.

Texto: Gabriel Arruda
Fotos: Divulgação
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Ficha Técnica
Banda: Hate Embrace
EP: Revoluções
Ano: 2018
Estilo: Death Metal
País: Brasil
Gravadora: Independente

Formação
George Queiroz (Vocal)
João Paulo Araújo (Guitarra)
Junior Vilar (Baixo)
Vinicius Campos (Teclado)
Ricardo Necrogod (Bateria, Vocal)

Track-List
1.    Guerra no Nordeste do Brasil
2.    À Coroa Tudo, Ao Povo Nada
3.    Setembrizada

Contatos


       

Nenhum comentário: