segunda-feira, 3 de junho de 2019

Game of Thrones: Canções de Gelo, Fogo e Heavy Metal!



A obra de maior sucesso do escritor George R. R. Martin, os livros da série “A Game of Thrones (Song of Ice and Fire Series)”, que também foram adaptados para a TV, resultando na série de maior sucesso da história, arrebatando ainda mais fãs e admiradores dos contos de Martin, embora a produção da HBO tenha algumas adaptações dos livros originais, os quais ainda não foram todos lançados, e a série de TV chegou a sua temporada final no mês de maio, gerando muitas discussões entre os fãs quanto ao destino final dos personagens.

George R. R. Martin
Mas não vamos falar aqui sobre essas questões das controvérsias sobre a temporada final. Fato é que a série mexeu com milhares, inclusive até com quem não acompanhava e até tentava ser indiferente.

No lado musical possui uma trilha sonora bem interessante, a canção tema da abertura inclusive já ganhou algumas centenas de versões e homenagens, e a HBO recentemente anunciou o lançamento de um álbum com músicas inspiradas em Game of Thrones. Dentre os fãs da série e do escritor estão pessoas de todas as camadas, inclusive outros artistas, como músicos que escreveram canções inspiradas tanto pelos livros, como pela versão para as telas.

Alguns músicos, além de contribuírem para a trilha, fizeram uma pontinha, como Ed Sheeran e também a banda Mastodon, onde os integrantes aparecem em meio aos mortos vivos no episódio 8 da quinta temporada . 


São algumas centenas de canções inspiradas nos livros e série, além de versões de músicas da trilha, e claro, várias citações e homenagens, como no evento da Fender em maio, onde alguns dos guitarristas fizeram uma versão da música de abertura da série (vídeo abaixo).

         

Vamos então à algumas canções de gelo, fogo e Metal para ouvir além da muralha? Confira a seguir:


SEVEN KINGDOMS - A banda norte americana, possui nome inspirado nos Sete Reinos de Westeros, e álbuns inspirados nos livros, destacando o de estreia “Brothers of the Night”, que possui canções como “Stormborn”, “The Winter Comes”, “The Long Night” e “Watcher on the Wall”, títulos que os fãs de Game of Thrones certamente são familiarizados.

         

BLIND GUARDIAN – Este gigante do Power Metal épico, que também são fãs da obra de J. R. R. Tolkien, com certeza não iriam deixar de buscar inspiração nos contos de George R.R. Martin, e no álbum "A Voice in The Dark", além da faixa título, há também  “War of the Thrones” inspirada nas canções de gelo e fogo.

           

ALEX VOORHEES (IMAGO MORTIS) - O vocalista e compositor Alex Voorhees, como grande fã da série e livros, postou em seu canal no youtube duas composições suas inspiradas em Game of Thrones, "Mother of Dragons" e "The North Remembers" (com a cantora Ivana Raymonda).

         

MORNING STARLETT – “Mother of Dragons”

         

THE SWORD – “To Take the Black”

         

ARKNGTHAND (a banda holandesa também fez um álbum inteiro inspirado na obra de George Martin) –  “Songs of Ice and Fire” (álbum)

         

WINTERFELL – “Winter is Coming”

         

THE LAST ALLIANCE – “White Walkers”, “Beyond the Wall”

         

SAUROM – “Se Acerca El Invierno”

         

LICH KING – “A Storm of Swords”

         

MASTODON – “White Walker”

         

DISTANT SUN – “Throne of Iron”

       

BLOODBOUND – “Iron Throne”, “Stormborn”

         


E claro, fecho esta matéria uma das versões mais legais para a música tema, feita pelo músico Skar, da Skar Productions da Noruega, que também tem em seu canal versões de temas de games e filmes.

         



Carlos Garcia
Fonte: Youtube

Nenhum comentário: