quinta-feira, 6 de junho de 2019

Ultraphonix: Rock Criativo e Eclético



Os chamados “side projects” ou projetos paralelos, onde músicos (geralmente uma dupla) se reúnem para gravar um álbum, um projeto diferente do seu padrão usual ou de seu trabalho principal, e acabam gerando resultados bem interessantes, alguns excelentes mesmo. Algumas gravadoras até se especializam nesse tipo de lançamento, como a italiana Frontiers Records, que seguidamente apresenta álbuns bem legais, juntando músicos de talento.

Temos aqui um side project bem interessante, o Ultraphonix, que traz como dupla central o vocalista Corey Glover e o guitarrista George Lynch. Corey ficou conhecido pelo seu trabalho na banda de Hard Rock Living Colour, que lançou álbuns de bastante sucesso ali nos anos 90, formado por músicos de descendência africana, chamou atenção por sua qualidade, seu som diferente, em um estilo com muito suingue, flertando com a Black Music.


Já Lynch, o cultuado e inventivo guitarrista, que fez parte de uma das principais bandas norte-americanas de Hard Rock, o Dokken, além de ter seus próprios projetos solo, como o Lynch Mob, desfila com liberdade seu estilo bem próprio, e é um guitarrista que sempre gostou de tentar coisas novas, mesmo muitas vezes não sendo bem aceitas pelos fãs mais tradicionais.

Essa dupla, de grande personalidade musical, uniu forças e o resultado é o álbum “Original Human Music”, primeiro trabalho do Ultraphonix. No álbum podemos encontrar uma sonoridade diversificada, que flerta com o Hard Rock, Funk, Blues, Alternative Rock e Pop Rock.

Lynch. com seu peculiar talento e criatividade traz uma escolha de timbres de muito bom gosto, com solos e melodias marcantes. E Corey, com sua voz bem característica, é também um excelente letrista, com canções que vão desde o cunho político e social, à temas cotidianos. Acompanham a dupla, os ótimos Pancho Tomaselli (baixo) e Chris Moore (bateria).

Hard Rock com peso e groove soam homogêneos ao lado de canções mais suaves, quase pop rock, e guitarras distorcidas do Rock mais alternativo.


Como destaques cito "Baptism", um Hard moderno e com pegada pesada, onde Lynch traz timbres ríspidos e certa dose de "sujeira"; o suingue pegajoso de "Another Day" traz dedilhados nada usuais, uma certa levada blues e refrão marcante.

"Walk Run Crawl" tem uma pegada nervosa, e Lynch capricha no peso e distorção e "Heart Full of Rain" é uma balada com Corey colocando bastante emoção nos vocais, com o andamento e melodias quebradas, ou seja, um álbum diversificado, onde o grupo busca fugir do óbvio, deixando seu talento fluir e acertando na maior parte do tempo.

Um álbum de qualidade, recomendado aos ouvidos mais ecléticos, e que também procuram música de bom gosto, fugindo um pouco do usual. O álbum saiu aqui no Brasil via parceria da gravadora europeia earMusic com o selo brasileiro Shinigami Records.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Ultraphonix
Álbum: "Original Human Music"
País: USA
Estilo: Modern Hard Rock, Alternative Rock
Selo: earMusic/Shinigami Records

Confira no site da gravadora
Facebook Oficial

Tracklist:
1. Baptism
2. Another Day
3. Walk Run Crawl
4. Counter Culture
5. Heart Full Of Rain
6. Free
7. Wasteland
8. Take A Stand
9. Ain’t Too Late
10. Soul Control
11. What You Say
12. Power Trip

     


     


Nenhum comentário: