domingo, 17 de janeiro de 2021

Lalssu: enigmático, profundo e desafiador

Resenha por: Renato Sanson

A complexidade e variações não se dão apenas nos estilos menos extremos, se não de certa forma, não teríamos bandas como os noruegueses do Enslaved ou os cariocas do As Dramatic Homage. Onde expressam todo o lado progressivo e Avant-Garde ao meio do caos sonoro.

Vindo nessa vertente, temos o projeto Lalssu do multi-instrumentista paulistano Fernando Iser (Malecidction 666), que em 2020 lançou o seu segundo disco o fabuloso “The Elements”.

Tendo como base o Black Metal influenciado pela escola grega “The Elements” vem carregado de ótimas melodias, variações complexas e um conceito lírico desafiador. Já que o álbum em si, trata de uma reestruturação pessoal, através dos elementos da natureza e o poder de se reinventar.

Como temos composições maiores que o normal as alternâncias são constantes, desde vocais limpos a coros que estão presentes, mas sem perder sua característica trazendo muito feeling e momentos super marcantes. Os riffs soam intrincados e casam perfeitamente com essa dose progressiva e Avant-Garde das lacunas de cada composição, deixando o material único.

Não pense que as transmutações em si o transformam em algo cansativo, muito pelo contrário, soa autentico e viciante, quando você se dá por conta já ouviu a bolacha várias vezes e com aquele gosto de surpresa a cada ouvida, pois os elementos presentes nas composições são descobertos a cada nova audição.

Em meio a tanta qualidade não podemos deixar de mencionar a bela arte do álbum e o capricho de seu Digipack luxuoso. A produção soa milimetricamente equilibrada, limpa, mas suja ao mesmo tempo e com muito peso, não destoando dos momentos mais melodiosos.

Posso descrever “The Elements” como o melhor disco nacional de Heavy Metal de 2020. Se você dúvida, escute e tire suas próprias conclusões!

 

Tracklist:

01 Etherial

02 The Betrayer From the Ocean (Feat. Yasmin Fachinelli from Márva)

03 Volcanic Echoes (Feat. Luis Carlos Lousada from Vulcano)

04 Dancing with the Devil (Feat. Wagner Neves from Necrosound)

05 Sands of Time

06 Enlil

Bônus:

Artemis (Kawir)

The Stallion (Bathory)

 

https://www.youtube.com/user/FernandoIser/videos

 

 

Nenhum comentário: