domingo, 10 de janeiro de 2021

Ruins of Elysium: Uma Odisséia Metálica/Sinfônica pelos 7 Mares

 


A Ruins of Elysium está de volta após um longo período de produção de seu novo álbum intitulado “Amphitrite - Ancient Sanctuary in the Sea”, que será lançado no dia 15 de janeiro de 2021. 

Assim como o álbum anterior, “Seeds Of Chaos and Serenity”, esse trabalho apresenta muita ousadia e desta vez eles trazem convidados muito especiais, começando com a primeira música “Alexiel - An Epic Lovestory”, um dueto absurdo entre o tenor Drake Chrisdensen e a soprano Melissa Ferlaak ( ex - Visions of Atlantis, Aesma Daeva e Echoterra, atualmente na banda Plague of Stars ), além disso um belo arranjo orquestral e coral dignos de trilha sonora de um filme épico. 

Quem já ouviu os trabalho anteriores da banda sabem o quanto suas músicas são cheias de detalhes e dessa vez não foi diferente, “Queen Of The Seven Seas” é um convite para viajar através de uma harmonia perfeita entre os arranjos clássicos e uma bateria enérgica que não te deixa cair em monotonia. 

Passando para a próxima faixa, “Belladonna”, é difícil explicar o que senti logo nos primeiros segundos da introdução, mas mais uma vez a bateria rápida e agressiva de Icaro Ravelo (que também é o responsável pelos teclados da banda) me hipnotizou e eu só consegui voltar a mim para poder prestar mais atenção aos outros elementos quando o ritmo diminuiu e o som das castanholas e o solo de violão em estilo espanhol começaram. 

Em “Leviathan” o ritmo diminui temporariamente, mas também é um dos momentos mais bonitos do álbum até aqui. Se você gosta de “viajar” na música, com certeza a instrumental “Oceanic Operetta” irá te oferecer isso por quase três minutos. Logo após, toda a teatralidade de Drake está de volta em “Atlas”. 

Melissa Ferlaak ( Plague of Stars, EUA) e Föxx Salema (Brasil), duas das convidadas especiais do álbum

Para mim, “Book of Seals” é a música mais acessível para aqueles que não estão acostumados à toda grandiosidade característica do metal sinfônico, mas nem por isso é menos trabalhada. 

Chegando em “Amphitrite” eu preciso dizer que amo a versatilidade vocal de Drake, mas seus vocais mais suaves simplesmente me derretem.

Como eu tenho acompanhado a banda nas redes sociais eu confesso que estava ansiosa para ouvir “Okami - Mother Of The Sun“, com participação de Föxx Salema, com instrumentos tradicionais japoneses e algumas partes cantadas em japonês essa música é uma das minhas favoritas. 

Rayssa Monroy da banda nordestina Vangloria Arcannus é outra das convidas especiais

Mais uma vez trazendo temáticas não habituais no  metal, em “The Ocean Is Yemanja's”, banda mostra que qualquer tema pode ser bem abordado, inclusive afro-brasileiros. Essa música ainda merece destaque pelas participações das cantoras Rayssa Monroy e Zaiiah e também pelo tema LGBT já abordado em álbuns anteriores. 

Já na reta final ainda dá tempo de levar uma porrada em “Cathedral Of Cascades” e aqui mais uma vez Ravelo rouba a cena. E para encerrar de forma épica, “Canzone Del Mare (Canção do Mar)”, que não tem nada de novo a ser acrescentado após a chuva de diversidade cultural apresentada nas músicas anteriores. 

Amphitrite - Ancient Sanctuary in the Sea” é um álbum excelente, porém pode ser difícil de digerir se você prefere músicas com arranjos mais simples.

Percebe-se que a banda preparou cada detalhe com muito cuidado e carinho, apesar de tantos elementos diferentes, a proposta grandiosa de te fazer viajar pelos sete mares é entregue durante a execução das 12 faixas.

Texto: Raquel de Avelar
Edição: Carlos Garcia

Banda: Ruins of Elysium
Álbum: Amphitrite - Ancient Sanctuary in the Sea (2021)
País: Brasil
Estilo: Epic Symphonic Metal


Track-list:
01. Alexiel – An Epic Lovestory (Ft. Melissa Ferlaak)
02. Queen Of The Seven Seas
03. Belladonna
04. Leviathan
05. Oceanic Operetta
06. Atlas
07. Book Of Seals
08. Amphitrite
09. Okami – Mother Of The Sun (Ft. Föxx Salema)
10. The Ocean Is Yemanja’s (Ft. Rayssa Monroy & Zaiiah)
11. Cathedral Of Cascades
12. Canzone Del Mare (Canção do Mar)



 

Nenhum comentário: