sábado, 9 de agosto de 2008

Uma nova profecia do Judas


O Judas Priest é uma das bandas mais aclamadas do Heavy Metal de todo o mundo. É praticamente impossível que alguém que curte esse som não tenha gostado ou que goste de pelo menos algumas músicas da banda. Assim, em 1989 lançam "Painkiller", que inaugura a fase mais pesada da banda. Em 1992 Halford sai e a banda encontra em Tim Owens o vocalista ideal para substituir a lenda que deixara a banda. Mas para isso demoraram-se alguns anos até o lançamento do primeiro disco com o novo vocalista (que tivera uma banda cover do Judas), “Jugulator” (1996), um dos discos mais diferentes e pesados da banda. Porém, o álbum pouco agrada, mesmo com ótimas músicas como “Burn in Hell”, “Blood Stained” e “Death Row”.
Assim, após o bem melhor “Demolition” ser lançado em 1999 e de uma turnê que rendou o grande ao vivo “Live in London”, começa-se a cogitar a volta do antigo vocalista, que estava se dando muito bem na carreira solo. Então, em 2005 sai o ótimo “Angel of Retribution”, marcando uma volta ao som feito no fim dos anos 80. Entretanto, ano passado a banda começa a dar pistas sobre o novo álbum, que seria chamado “Nostradamus”.
Depois de um bom tempo, a banda lança o novo disco (em junho deste ano) que é uma grande surpresa: além de ser conceitual (gira em torno do profeta Nostradamos) é duplo. Para além disso, o disco é, para mim, um dos mais diferentes da banda. Nele você encontra toda uma atmosfera que segue a temática, várias introduções e músicas bem trabalhadas, algumas compridas, com muitas melodias do Halford e teclados.
Entretanto, o álbum pode não empolgar do inicio ao fim. Para mim, é interessante por ser um passo diferente na carreira da banda, mas ainda fico com seu som mais “tradicional”. Mas há grandes músicas que devem marcar o álbum como um dos melhores lançamentos do ano, embora, para mim, não seja tão grandioso em relação aos demais discos da carreira do grupo inglês.
Destaco a “The Prophecy”, que após uma intro não tão interessante, deságua na melhor faixa do disco (dificil não curtir). Um grande refrão para ser cantado ao vivo. Após essa apresentação do que podemos esperar do restante do disco, mais uma introdução (desnecessária musicalmente, já que quebra a levada da música anterior) que leva à “Revelations”, mais cadenciada.
Depois dessa, mais outra (!?) introdução, que embora sirva para “atmosfericarizar” (eita palavrinha) o disco, também desempolga, assim como “War” (para mim a mais fraca das músicas).“Sands of Time”, mais uma calminha, se destaca pelo grane vocal de Halford, que, aliás, é o destaque do álbum. Emendada nessa, “Pestilence and Plague” vem para trazer de volta a empolgação: grande som e um dos maiores destaques do cd. Daqui em diante, o primeiro disco não traz maiores destaques: talvez possa-se pensar na bela balada “Lost Love”.
Vamos ao segundo disco, que irá trazer mais outra intro seguida de “Exiled”, na qual destaco novamento o vocal (melhor trabalho de Halford no disco todo). Além dessa, “Alone” merece destaque principalmente pelo refrão marcante, mesmo sendo mais uma canção calma (o peso não foi enfatizado no disco), bem como a bela intro acústica “Shadows in the Flame”, que nos leva à “Visions”, segundo maior destaque. Grande som que realmente empolga e deve fazer sucesso ao vivo. Porém, depois apenas a faixa-título e a “Future of Mankind” se destacam. Destaque principalmente para o instrumental.
De uma forma geral, um disco marcante pela temática, mas onde o pessoal que gosta de peso pode não curtir, mas os que preferem melodia irão adorar. Para os “meio-termo”, como eu, um bom disco, que vem provar que a banda ainda tem criatividade para produzir discos diferentes do que se espera, mesmo após mais de 30 anos de carreira. Vale ressaltar que a banda acaba de divulgar quatro datas de shows no Brasil para novembro (segundo o site Whiplash): Porto Alegre, Teatro Bourbon (12/11); Rio De Janeiro, Citibank Hall (14/11); São Paulo, Credit Card Hall (15/11 e 16/11). Com essa vinda ao Brasil, nós teremos que nos curvar novamente diante da profecia do Judas...

Stay on the Road

Texto:EddieHead

Nostradamus

CD 1

1. Dawn of creation
2. Prophecy
3. Awakening
4. Revelations
5. The four horsemen
6. War
7. Sands of Time
8. Pestilence and plague
9. Death
10.Peace
11.Conquest
12.Lost love
13.Persecution

Link: http://rapidshare.com/files/121954922/JP-NOSTRA_cd1-08.rar

CD 2

1. Solitude
2. Exiled
3. Alone
4. Shadows in the flame
5. Visions
6. Hope
7. New beginnings
8. Calm before the storm
9. Nostradamus
10.Future of mankind

Link: http://rapidshare.com/files/121985242/JP-NOSTRA_cd2-08.rar

Nenhum comentário: