quinta-feira, 11 de junho de 2009

Clássicos: Megadeth As Origens do Thrash Metal




Inicio da década de 1980 marca o nascimento não apenas da NWOBHM na Inglaterra, como também o surgimento do Thrash Metal nos EUA, cujos responsáveis pelo mesmo foram bandas como Metallica, Slayer, Exodus, Anthrax e, claro, Megadeth.

Sempre que se fala em Megadeth também temos que falar em Metallica, afinal, Dave Mustaine (vocal e guitarra), líder do Megadeth, integrou o Metallica antes da chegada de Kirk Hammet (guitarra) que havia saído da Exodus. Inclusive várias faixas do primeiro álbum do Metallica “Kill’Em All” (1983) fora escritas por Mustaine.

Com sua saída devido à problemas com álcool, forma Megadeth e, desde então, sempre haverá uma rivalidade entre as bandas.

Os norte-americanos lançam seu primeiro disco, “Killing is My Bussiness...and the Bussines is God!” (1985), que é muito bem recebido e possui seus clássicos.

Como esta é a sessão clássicos, tivemos que escolher apenas um disco d abanda, uma atividade muito dificil, pois a banda até o álbum “Youthanasia” (1994) só lançou pedradas perfeitas, salvo a melhoria na produção.

Mas para nós não começar com “Peace Sells...But Who’s Buying?” (1986) é impossível. Quem conhece esse disco sabe os verdadeiros hinos Thrash Metal que ele trouxe ao mundo, com os riffs pesados e que seriam a característica marcante de Dave Mustaine pro resto de sua carreira.

A banda toda é ótima, contando com Chris Poland (guitarra), Gar Samuelson (bateria) e David Ellefson (guitarra) e nos traz um verdadeiro Thrash Metal, daqueles que só aquelas bandas que criaram o estilo saberiam fazer.

São deste álbum os clássicos “Wake Up Dead”, com uma levada ótima na parte final da música, que nos shows ao vivo sempre levanta a galera (mais do que o normal).

A faixa-título é introduzida com um baixo que aposto muita rapaziada começa a tocá-la em seus quartos. Esse é um dos três maiores clássicos da banda, com tdoa certeza. Aqui Mustaine destila todo seu veneno contra a ONU, aliás ele é um dos músicos no Metal mais crítico aos governos e sistemas do mundo.

“Devil’s Island” é muito pesada e com um trabalho da dupla de guitarras fenômenal, uma batida forte de fundo com a batera e o baixo. Aliás, grande destaque este último instrumento tem nos primeiros discos do Megadeth.

Singular é "Good Mourning/Black Friday”, que começa instrumental numa melodia de tirar o chapéu que estoura na segunda parte furiosamente. Uma das mais pesadas e rápidas do álbum.

“Bad Omen” segue a mesma linha pesada e trabalhada, assim como “My Last Words”, outro grande clásico da carreira da banda.

Não há muito a dizer, só escutando mesmo para apreciar e sair quebrando tudo. Sugere-se também álbuns como o de estréia e “Countdown to extinction” (1992), talvez melhor ainda que este clássico dos anos 80.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Megadeth
Álbum: Peace Sells...But Who’s Buying?
Ano: 1986
Tipo: Thrash Metal
País: EUA
Link (do blog Musikfactory): http://www.megaupload.com/?d=Y44MPKDA

Formação

Dave Mustaine (vocal e guitarra)
Chris Poland (baixo)
Gar Samuelson (bateria)
David Ellefson (guitarra)


Tracklist

01. Wake Up Dead
02. The Conjuring
03. Peace Sells
04. Devil's Island
05. Good Mourning/Black Friday
06. Bad Omen
07. I Ain't Superstitious
08. My Last Words
09. Wake Up Dead (Randy Burns Mix)
10. The Conjuring (Randy Burns Mix)
11. Peace Sells (Randy Burns Mix)
12. Good Mourning - Black Friday (Randy Burns Mix)

Nenhum comentário: