sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Mais Novo Projeto do Power Metal



O Power Metal parece ser o tipo de Metal que mais apresenta projetos, envolvendo geralmente ex-membros de grandes nomes do Metal, além de músicos que ainda permanecem em suas bandas que ajudaram a levantar o nome. Por exemplo, o Avantasia, que está atualmente preparando seu quarto álbum e já é referência para a nova geração.

Cain’s Offering segue a mesma lógica da maioria dos projetos, com a diferença de que são os mesmos músicos em todas as faixas, não sendo um projeto ligado mais à um membro (como o Avantasia tem em Tobias Sammet seu idealizador).

Contando com ninguém menos que Jani Liimatainen (ex-Sonata Arctica, ex-Altaria), que desde 1996 estava na primeira das citadas, sendo um dos fundadores. Traz consigo o seu companheiro de Sonata Arctica Mikko Harkin ex-Sonata Arctica, Wingdom e Kenziner (mantem as bandas Solution.45 e Mehida), o baixista Jukka Koskinen (Norther, Wintersun) e o baterista Jani Hurula (Paul Di'Anno).

Para o vocal, a maior estrela do projeto e uma das maiores figuras da história do Power Metal Finlandês, Timo Kotipelto, vocalista da Stratovarius (com sucesso em carreira-solo também). Aliás, por estes dias a sua banda principal esteve divulgando seu último trabalho pelo Brasil (mas é outra história).

Embora a banda se defina entre algo do Heavy Metal e Hard Rock, os elementos mais presenets são do primeiro, especialmente o Power Metal, já que as músicas seguem a linha do que acostumamos chamar no Brasil de Metal Melódico.

Tendo dois ex-integrantes da Sonata Arctica, natural esperarmos um som parecido com a banda. E é o que acontece. E o vocal, obviamente, nos remete ao Stratovarius, embora Cain’s Offering seja mais “alegre”, ou seja, com músicas mais levadas ritmícas, dançantes até.

Mas não foge do Power Metal. A presença dos demais integrantes vem abrilhantar o trabalho, que é uma das gratas surpresas do ano 2009. Com certeza, “Gather The Faithful”, álbum de estréia (espera-se que esse projeto tome mais força ainda, com mais álbuns) é uma ótima combinação de teclados alá Sonata Arctica, peso (em certas passagens) de um Norther e o inegável talento de Kotipelto que nos leva à recém ativada Stratovarius (confira resenha do último álbum aqui).

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Cain’s Offering
Álbum: Gather the Faithfull
Ano: 2009
Tipo: Power Metal
País: Finlândia
Link (do orkut): http://www.4shared.com/file/122490722/59d2974b/Cains_Offering_-_Gather_the_Faithful__2009___Special_Edition_with_Bonus_Track_.html?s=1



Formação


Timo Kotipelto - Vocais
Jani Liimatainen - Guitarras
Mikko Harkin - Teclados
Jukka Koskinen - Baixo
Jani Hurula - Bateria



Tracklist

1. My Queen Of Winter
2. More Than Friends
3. Oceans Of Regret
4. Gather The Faithful
5. Into The Blue
6. Dawn Of Solace
7. Thorn In My Side
8. Morpheus In A Masquerade
9. Stolen Waters
10. Tale Untold (Bonus track no Japão)
11. Elegantly Broken (Bonus track no Japão)

Nenhum comentário: