quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Made in Brazil: Pandora 101 Inovando a Arte de Fazer Música



Tem coisas que dão muito orgulho de ser brasileiro. Para além do ótimo futebol, das mulheres mais lindas e de uma natureza espetacular, temos tido bons frutos em termos de inovação nas artes.

No caso da música, especialmente do Heavy Metal, o Brasil se destaca, principalmente com o grupo Pandora 101, que há 10 anos mistura Heavy Metal, música clássica e erudita numa combinação perfeita. Não é exagero dizer que é uma das coisas mais originais e “artísticas” que já vi no mundo do Rock e Metal. E orgulhoso por se tratar dos brasileiros Carlos Ferreira (Guitarra), Cláudio Stabile (Bateria), Nando Moura (Vocal, Guitarra)e seu irmão Gugo Moura (Baixo). Como a banda mesmo diz em seu site, trata-se de músicos com até 25 anos de experiência, maestros, pós-graduados em música, mas primando a arte desta, e não a técnica simplesmente.

Com claras influências de Blind Guardian (principalmente com a canção “Fidler of the Green”, do projeto de Hansi Kursh, vocal dessa banda, Demons and Wizards), um vocal que lembra o já citado Kursh, ora também Zakk Stevens (ex-Savatage, Circle II Circle).

É dificil definir o som da banda. Os músicos são contra qualquer tipo de rótulo, mas para situar o leitor, poderia dizer ser algo mais próximo do Progressive Metal, mas diferente de qualquer coisa que possa ter ouvido.

Até agora ouvi apenas o seu último disco “Hourglass” (2009), que inclusive esta disponibilizado no site da banda para download (outro ponto para esses caras). Confira o link na ficha técnica.

A banda já tem nesses dez anos os lançamentos “Redemption” (2007), “Wizard of Tempest”(single de 2008), “Ryu´s Theme” (single de 2008), “Sealed Penance” (debut de 2006). Acredito que com maior divulgação, apoio do público nacional, esses caras terão um maior reconhecimento, afinal, são ótimas canções, emocionantes, letras inteligentes (o que as vezes faz muita falta).

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Pandora 101
Tipo: Progressive Metal
País: Brasil
Links: www.pandora101.com (donwload do novo álbum), myspace www.myspace.com/pandora101, MSN mgroup75050@hotmail.com, Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx? cmm=64721093


Formação


Carlos Ferreira (Guitarra)
Cláudio Stabile (Bateria)
Nando Moura (Vocal, Guitarra)
Gugo Moura (Baixo)

Um comentário:

Anônimo disse...

AAAAAAAAAAAAH DANDO BOURA