sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

To/Die/For: Novo Álbum, Finalmente!


Após 5 anos sem um álbum de inéditas, Samsara, que no sânscrito pode ser traduzido como o fluxo constante de renascimento através dos mundos, é realmente um renascimento para a banda de Gothic Metal finlandesa.

Após muitos períodos conturbados, incluindo até a saída temporária do vocalista, que depois retornou trazendo um To/Die/For totalmente reformulado, e a morte do irmão caçula de Jape, em 2010, a banda manteve um padrão de qualidade muito bom em sua discografia, e, depois dessa longa espera, o anterior, "Wounds Wide Open" (é de 2006), retorna com "Samsara", e sem querer ser clichê, a espera valeu a pena, e já coloco o trabalho como um dos melhores dos finlandeses, ao lado da estréia, "All Eternity".


O álbum abre com "Kissing the Flames", uma ótima carta de apresentação do CD, peso, melodia, a voz inconfundível de Jape, sem ele a banda jamais seria a mesma, e refrão marcante. De cara já traz uma excelente impressão do que podemos esperar. A seguinte, a cadenciada "Damned Rapture", vem cheia de peso e amargura, com variações bem interessantes. 

Uma coisa a se louvar no trabalho dos finlandeses é o fato de manterem um padrão, de ter uma identidade, e nunca deixaram de lado o peso nas composições, ao contrário, por exemplo, de bandas do estilo, como Lacrimas Profundere, que modificou seu som para algo mais comercial, numa linha parecida com o HIM.


Jape
A terceira faixa é o tradicional cover que a banda traz em seus álbuns e é algo sempre aguardado (confira no final da matéria alguns covers), desta vez a escolhida foi "Cry For Love", de Iggy Pop, e ficou muito boa, aliás, tirando a versão para "(I Just Want) You", que achei meio morna, as covers sempre são uma bela surpresa e um dos destaques nos trabalhos da banda.

No geral, "Samsara" agrada muito, principalmente porque a banda mesclou composições mais vibrantes, com outras mais cadenciadas, não tornando a audição cansativa em nenhum momento. "Death Comes in March", por exemplo, é um tema praticamente acústico, seguida depois da balada "Folie a Deux", que traz momentos bem viajantes no final, com belos climas de teclado e corais, e depois já vem outro tema mais rápido e vibrante, "Hail of Bullets", com destaque para os teclados. "Love's a Sickness", é mais lenta, mas contém variações interessantes, alternando momentos mais calmos com outros mais pesados.

Matti Huopainen
"Raving Hearts" também é uma boa candidata a Hit do CD, ao lado de "Kissing The Flames" e "Cry For Love", trazendo vibração, melancolia, ótimo refrão e peso, mais uma daquelas músicas bem características do TDF.

As duas últimas, "Oblivion:Vision", é bem experimental, e traz elementos dos anos 70 e algo do psicodélico, e "Someday, Somewhere, Somehow", é mais uma balada melancólica, que inicia com um solo de guitarra tocante, seguindo após uma base pesada e arrastada, acompanhada pelas linhas de teclado. No pré-refrão em diante, a música cresce e ganha mais vibração, nada muito original, mas funciona muito bem e encerra com louvor o álbum.



Com balanço muito positivo, trazendo todas as características tradicionais da Banda, algumas novidades, mesclando influência dos anos 70, e, como Jape mesmo definiu "Gothippie music! Gothic rock, Melancholy rock meets some influences from 70´s and also from India music too", em entrevista ao site Subexistance.  . O trabalho vai deixar os fãs satisfeitos e merece ser conferido sem medo!


Por: Caco Garcia (texto e edição)
Revisão: Eduardo Cadore

Ficha Técnica
Banda: To/Die/For
Álbum: Samsara
Ano: 2011
País: Finlândia
Tipo: Gothic Metal
Gravadora/selo: independente



Formação
Jape Von Crow
Juppe Sutela
Antza Talala
Eza Viren
Matti Huopainen
Juska Salminen

Tracklist


01.Kissing the Flame
02.Damned Rapture
03.Cry For Love
04.Death Comes In March
05.Folie Deux
06.Hail of Bullets
07.Love's A Sickness
08.Raving Hearts
09.Oblivion: Vision
10.Someday Somewhere Somehow



                                                                 In the Heat of The Night
                                                                       New Years Day

It's A Sin

Um comentário:

r.r. crow disse...

uma das melhores bandas do estilo.o cd novo está mt bom . valeu pela matéria