sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Kiske e Hansen Juntos Após 23 Anos Mostrando Como Se Faz

Jovem banda com músicos experientes


Diante da possibilidade de revermos juntos Kai Hansen (Gamma Ray, ex-Helloween) e Michael Kiske (ex-Helloween) na mesma banda e compondo juntos, não poderíamos esperar menos que músicas no melhor estilo de Power Metal clássico.

As principais atrações: Kai Hansen e Michael Kiske
           
É claro que a histórica dupla que gravou os clássicos “The Keepers of the Seven Keys” 1 e 2 se reencontrou algumas vezes, com Kiske dando umas palinhas na banda do companheiro, o Gamma Ray, além de terem sido colegas no Avantasia, o projeto de Metal Opera mais famoso e que trouxe a dupla ao vivo, inclusive com show aqui no Brasil.
            
A dupla ex-Helloween
Desse reencontro (e Kiske fazendo as “pazes” com o Heavy Metal) nasceu Unisonic que, inicialmente, era uma banda que tocava músicas variadas de autorias distintas, ainda sem Hansen. Este entra na banda para gravar material inédito, cujo tira-gosto é o EP “Ignition” (2012).
            
Claro que Unisonic não depende apenas da dupla helloweetica (?!), mas tem no seu time Dennis Ward, baixista da banda Pink Cream 69 (acostumado a trabalhar com Kiske, inclusive na banda Place Vendome), além do companheiro Kosta Zafiriou (bateria) e Mandy Meyer na guitarra (já tocou com o Gotthard).
            
E não é que esses 23 anos sem comporem juntos parece que só fez com que se mantivesse a energia do Power Metal original, oitentista? É o que a gente ouve em “Ignition”, cujas 3 faixas inéditas, aliada à uma perfeita versão (gravada no Loudpark em Tóquio) de “I Want Out” (Helloween), mandam recado às bandas “novatas” e até mesmo ao atual Helloween (muito distante da fase inicial) de como se faz um som bem executado, simples, porém empolgante e com a maestria que só dois dos criadores do gênero conseguem fazer, num ato de pura inspiração.
            
A música que dá nome à banda é o primeiro single, recebendo vídeo-clipe (confira no final da matéria) traz todos esses elementos que já a fazem um clássico, numa qualidade há muito não vista seja no Helloween, seja no Gamma Ray.
            
Comparações são inevitáveis, visto que há anos os pais do Power Metal não produzem um disco que seja um marco (arrisco dizer que o último grande trabalho foi “The Time of the Oath”, lá nos anos 90) e, sempre que dois dos seus ex-integrantes se unem, o que surge são composições como “My Sacrifice”, de uma beleza indescritível, até com um “quê” de Gamma Ray com os backing vocals de Hansen.
            
Ainda fica sobrando comentar a versão demo de “Souls Alive” que, mesmo num formato menos trabalhado, não faz cair o nível desse EP (ou mini-álbum, para alguns).

Assista o vídeo "Unisonic" ao final da matéria
            
“Ignition” é um aperitivo do que está por vir no disco de estreia da nova banda que, se manter o nível aqui apresentado, vai “desbancar” os medalhões supracitados, pelo menos superando o que foi feito nos últimos 15 anos dentro do Power Metal alemão.

Obs: A banda se apresenta pela primeira vez no Brasil em São Paulo, dia 18 de maio. E o melhor: com show da Gotthard também. Maiores infos clicando aqui.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Unisonic
Álbum: Ignition (EP)
Ano: 2012
País: Alemanha
Tipo: Power Metal
Selo: earMUSIC/Edel

Formação
Michael Kiske (Vocal)
Kai Hansen (Guitarra e vocais de apoio)
Dennis Ward (Baixo)
Mandy Meyer (Guitarra)
Kosta Zafiriou (Bateria)



Tracklist
01. Unisonic
02. My Sacrifice
03. Souls Alive (Versão demo)
04. I Want Out (Helloween) (ao vivo no Loudpark, Japão, 2011)

Assista o vídeo “Unisonic”


Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: