sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Iron Fire: Uma Salvação para o Power Metal Europeu

Grupo da Dinamarca é uma das apostas da Napalm Records em 2012
Não sei bem explicar porque, mas o Power Metal praticado na Europa estava passando por uma estagnação, depois de praticamente criar o estilo com Helloween, Blind Guardian entre outros e ter agregado novos elementos sinfônicos com Rhapsody Of Fire (Itália) e elementos mais pesados com o Nostradameus (Suécia), por exemplo, o estilo se mostrava desgastado e poucos nomes de expressão cruzavam os mares para serem apreciados pelos ouvintes daqui.


8º disco de estúdio dos dinamarqueses
Sorte nossa que existem verdadeiros guerreiros que não desistem de sua proposta musical e a cada lançamento nos brindam com verdadeiras pérolas do nosso tão amado Heavy Metal e atualmente quem vem dando as cartas nesse cenário são os dinamarqueses do Iron Fire. Após a audição de “Voyage The Damned” (lançado no final de janeiro), posso afirmar que essa banda está a caminho da ascensão.

Na realidade já é até fácil para o Iron Fire fazer um trabalho tão consistente, já que os mesmo são veteranos na cena, com sete lançamentos nas costas e incontáveis demos e EPs, sendo que atualmente a formação consta com Martin Steene nos vocais, Kirk Backarach e J.J. nas guitarras, Martin Lund no baixo e Jens B na bateria.
Então é só o CDcomeçar a rolar e deixar a intro (desnecessária) passar, que logo você já se empolga e começa a banguear que nem louco ao som de “Enter Oblivion” que vem apresentando uma proposta mais moderna nos vocais e andamento, mas sempre fiel ao Metal verdadeiro. Um ótimo começo provando que o Metal pode evoluir sem perder suas essência.

“Taken” vem pesadona e já é de cara a minha favorita ao lado de “Leviathan", música que ganhou um vídeo clipe (veja no fim desta matéria) e apresenta alguns elementos vindos do Death Metal Melódico, o que ficou bem interessante na proposta do grupo. “Ten Year Space” aborda um pouco a questão do espaço e impossível não ouvir essa música e não lembrar do Gamma Ray, não só pela temática mas também pelo andamento acelerado da mesma.

Martin Steene
Uma das características principais do Iron Fire foi sempre saber mesclar elementos sinfônicos nas suas composições, e nesse lançamento não é diferente, ouça a faixa título e os seus dez minutos de duração que criam uma atmosfera bem condizente com a letra da mesma e “The Final Odyssey", onde Steene dá um show de interpretação, uma música que poderia muito bem estar em uma Metal Opera do Avantasia, por exemplo.

Ao final de tudo podemos dizer que o Iron Fire conseguiu aliar novos elementos a sua sonoridade e sem descaracterizar o seu estilo, algo que poucas bandas conseguem e exatamente por esse motivo e mais a excelente produção,  “Voyage Of The Damned” é um trabalho que pode ser um marco para Steene e seus asseclas.

Texto: Luiz Harley
Edição/ Revisão: Caco Garcia

Ficha Técnica
Banda: nome da banda: Iron Fire
Álbum: nome do disco Voyage Of Damned
Ano: ano de lançamento: 2012
País: Dinamarca
Tipo: Power Metal
Gravadora/selo: Napalm Records

Formação
Martin Steene (Vocal)
Kirk Backarach (Guitarras)
 J.J (Guitarras)
Martin Lund (Baixo)
Jens B (Bateria)


Assista o vídeo "Leviathan"


Tracklist
1) The Darks Beyond
2) Enter Oblivion OJ- 666
3) Taken
4) Slaughter of Souls
5) Leviathan
6) The Final Odissey
7) Ten Years in Space
8) Voyage Of The Damned
9) With Different Eyes
10) Dreams of te Dead Moon
11) Verge to Collide
12) Realm of Madness
13) Warmaster of Chaos


Nenhum comentário: