quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Venom Infernal


Precursores do Black Metal 

O Venom dispensa apresentações. Apenas nomes como “Welcome to Hell” (1981) e “Black Metal” (1982) já despertam calafrios e alegria em todos os fãs de Heavy Metal em geral.

A nova formação
Além disso, eles foram os percussores do Black Metal em si, não tanto pela sonoridade, mas sim pela sua temática extremamente satanista que, na realidade, não é tão levada à sério pelos músicos, mas foi responsável por colocar o chifrudo como tema decorrente do Metal, sendo que os grupos nórdicos que vieram depois foram responsáveis por levar a seriedade ao assunto.

É claro que agora os tempos são outros e, principalmente, a formação é outra, sendo que do Power trio clássico com Cronos, Mantas e Abadon,  apenas o baixista e vocalista permanece e por mais que Cronos negue, é difícil não ver mais o Venom como uma quase carreira solo.

Vamos focar agora o sucessor de “Hell” (2008), o décimo terceiro álbum de estúdio batizado como “Fallen Angels” (2011) tem como única novidade sua formação com Rage nas guitarras e Dante na bateria, porque o resto continua da mesma forma: aquela fusão entre vários estilos do Metal tendo o Thrash/Heavy como fonte principal, mas ao longo do CD você encontra nuances até mesmo de Classic Rock, Doom e Death Metal antigo, ou seja, aquela fusão que só quem é do ramo há muito tempo poderia fazer.

“Hammerhead” sem dúvida é um novo clássico na carreira do grupo inglês. Possui ares de modernidade, mas sem perder o estilo da banda, o mesmo pode ser dito de faixas como “Nemesis” (bem veloz) e a já velha conhecida “Punk’s Not Dead” (com uma letra muito legal).  

Já a faixa titulo merece o rótulo de épico, já que seus 7 minutos são simplesmente delirantes, bastante obscuros por sinal, o mesmo sentimento de maldade no ar invade o ambiente em músicas com “Valley of the King”.

Cronos, único membro da formação original, "pai "do Black metal

E para finalizar, uma das características que nunca podem faltar nos álbuns do Venom, aquele humor negro que provoca gargalhadas em quem não comete o erro de levar tudo ao pé. Ouça com atenção “Hail Satanas” e “Pedal To the Metal” e confira.

Acabei citando quase todas as músicas. Isso acontece quando o trabalho é tão bom que ele termina e você nem percebe, então faça um favor para você mesmo: corra atrás desse cd e não deixe de ouvir um dos melhores trabalhos dos reis da escuridão.

Texto: Luiz Harley
Edição /Revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação


Ficha Tecnica
Nome da Banda: Venom
Nome: Fallen Angel
Ano: 2011
País: Reino Unido
Tipo: Heavy/ Black Metal
Gravadora: Spinefarm

Formação
Cronos (Vocal e Baixo)
Rage (Guitarras)
Dante (Bateria)




Tracklist
01 - Hammerhead
02 - Nemesis
03 - Pedal To The Metal
04 - Lap Of The Gods
05 - Damnation Of Souls
06 - Beggarman
07 - Hail Satanas
08 - Sin
09 - Punk's Not Dead
10 - Death Be Thy Name
11 - Lest We Forget
12 - Valley Of The Kings
13 - Fallen Angels

Acesse e conheça mais sobre a banda



Nenhum comentário: