domingo, 4 de março de 2012

Freedom Call: Fidelidade ao Metal Melódico


A banda alemã Freedom Call, um dos grandes nomes do Power Metal mundial

É uma regra básica no meio musical: quando um estilo atinge o mainstream, a tendência é que apareçam milhares de clones, o que leva ao estilo ir perdendo suas raízes e se descaracterizando e, muitas vezes, volte ao undeground.

 Entre as vítimas dessa saturação, o Metal Melódico talvez seja o mais injustiçado, sofrendo sempre críticas e chacotas que não tem a menor graça. Pois bem, algumas bandas tendem a manter a chama do estilo acesa e entre elas o destaque atual vai para o Freedom Call, que acabou de lançar seu sétimo trabalho de estúdio, “Land of the Crimson Dawn”.

Formada no ano de 1998, na Alemanha, o grupo atualmente vem se recuperando de uma marcante mudança na sua formação, pois afinal de contas quem pediu pra sair foi nada mais nada menos que Dan Zimmermann (Gamma Ray) que, além de baterista, era um dos membros fundadores do grupo e principal compositor, sendo substituído por Klaus Sperling (aquele do Primal Fear), compondo o time ainda temos Chris Bay (vocal, guitarras e teclados), Samy Saemann (baixo) e Lars Rettkowitz (guitarras).


                                                                                                      

Com um time desses e vários clássicos do estilo nas costas, como “Stairway to Fairyland” (1999), os caras viram que não precisam reinventar a roda e despejam tudo aquilo que seus fãs querem e esperam.

Então, se procuras refrães grudentos solos e bateria na velocidade da luz, esse será o seu cd por muito tempo. Destaques para a contagiante abertura com “Age of Phoenix”; Já “Valley of Kingdom” lembra muito Helloween (fase Andi Deris); “Rockstar” e “Hero on Video” apresentam nuances de hard lembrando Pink Cream 69 (Olha o Andi Deris novamente) e “Sun in The Dark”, onde a interpretação vocal rouba a cena e o instrumental vem bem pesado.

Ah, vale ressaltar que a versão estendida do álbum conta com um tributo especial, onde algumas bandas regravaram as músicas mais clássicas do Freedom Call. Uma atitude bem inteligente, onde a velha guarda revela futuros nomes para o estilo, como a banda Manimal, que executa “Palace Of Fantasy”.

No final de tudo, podemos dizer que esse é um ótimo CD, que veio para provar que o Metal mantém sua força por sua sonoridade e, principalmente, pela fidelidade dos músicos e todos os seus fãs.


Texto: Luiz Harley
Revisão/edição: Renato Sanson
Fotos: Divulgação



Ficha Técnica

Banda: Freedom Call
Álbum: Land of the Crimson Dawn
Ano: 2012
País: Alemanha
Tipo: Metal Melódico/Power Metal
Gravadora/selo: Hellion Records


  



Formação

Chris Bay (Vocal Guitarra e Teclados)
Klaus Sperling (Bateria)
Samy Saemann (Baixo)
Lars Rettkowitz (Guitarra)



Tracklist

1. Age of the Phoenix
2. Rockstars
3. Crimson Dawn
4. 66 Warriors
5. Back into the Land of Light
6. Sun in the Dark
7. Hero on Video
8. Valley of Kingdom
9. Killer Gear
10. Rockin' Radio
11. Terra Liberty
12. Eternity
13. Space Legends
14. Power & Glory


Confira aqui o clipe oficial para música: "Hero on Video".


Acesse e conheça mais sobre a banda



  

Nenhum comentário: