quarta-feira, 21 de março de 2012

EPICA: "Requiem For The Indifferent" Não Supera Expectativas, Mas Não Decepciona


A banda Holandesa Epica, fundada por Mark Jansen, lançou seu quinto álbum dia 09/03. Intitulado “Requiem For The Indifferent”, seguindo na linha do trabalho anterior da banda, “Design Your Universe” (2009).

Mais do que nunca, a vocalista Simone Simons deixa o lírico de lado, e afirma que gosta mais de sua voz nesse ultimo álbum do que nos primeiros. Alguns fãs acham que  hoje não é a melhor fase de Simone, porém atrai muitos que apreciam o tom mais suave e pop apresentado em "Requiem For The Indifferent".


Com músicas parecidas para quem o ouviu apenas uma vez, o álbum não superou expectativas da maioria dos fãs que tanto o aguardavam. A banda continua trazendo sua complexidade e seus arranjos orquestrais, mesmo não apresentando mais o lírico da vocalista ou o toque medieval que se pode ouvir nos primeiros álbuns. Ou isso, ou ficamos um tanto exigentes após três anos de espera por um novo álbum.

Sem dúvida é um álbum maduro e diferenciado na discografia pela sua padronização de músicas, e é daqueles que se tem que ouvir um número razoável de vezes para que se possa distinguir uma música da outra e apreciá-lo realmente. As músicas que ganharam destaque foram "Monopoly on Truth", "Avalanche" e "Serenade Of Self Destruction", que depois de ter vazado na internet apenas com a versão instrumental, deixando os que a ouviram um tanto quanto intrigados com a ausência de vocal, firmou-se em sua versão original  mostrando-se  a música mais forte do álbum. 

O single "Storm The Sorrow", bem como todo single, possui o dom de grudar o refrão em nossos pensamentos e não sair mais. A não memorável balada do álbum, "Delirium", é uma música bonita, mas deixa muito a desejar.


Apesar de não estar ao gosto de muitos fãs do Epica, "Requiem For The Indifferent" nos traz uma ideia nova da banda, cujo objetivo, tenho certeza, que é sempre agradar ao máximo o maior número possível de fãs. Sendo assim, podemos nos contentar e nos adaptar ao novo estilo da banda, diferente ao que estávamos acostumados a ouvir como, por exemplo, o "The Divine Conspiracy" (2007) ou o "Consign to Oblivion" (2005), álbuns que com certeza ouvimos até hoje repetidas vezes sem cansar.

"Requiem For The Indifferent" nos deixa com uma certa curiosidade para a próxima produção da banda, e mesmo que não tenha impressionado, é um ótimo álbum, e que não tenho medo de dizer que vale a pena conferir.



Texto: Izabella Balconi
Revisão/edição: Caco Garcia
Edição Final: The Butcher Strikes Back
Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Epica
Álbum: Requiem For The Indifferent
Ano: 2012
País: Holanda
Tipo: Metal Sinfônico


Formação

Simone Simons (Vocal)
Mark Jansen (Guitarras e Vocal)
Isaac Delahaye (Guitarra)
Coen Janssen (Teclados/Piano)
Yves Huts (Baixo)
Ariën Van Weesenbeek (Bateria)


Tracklist

1.Karma
2. Monopoly On Truth 
3. Storm the Sorrow 
4. Delirium 
5. Internal Warfare
6. Requiem For The Indifferent
7. Anima
8. Guilty Demeanor
9. Deep Water Horizon
10. Stay The Course
11. Deter the Tyrant
12. Avalanche
13. Serenade Of Self-Destruction
14. Twin Flames (Soundtrack Version) (Bonus Track)




Nenhum comentário: