quinta-feira, 1 de março de 2012

Unearthly: Muito Além de Um "Behemoth Brasileiro"!


No ano de 2009 quando estava ouvindo o CD  “Age of Chaos”, confesso que acabei duvidando do Unearthly, pois achava muito difícil que o nível que eles tinham atingido naquele trabalho fosse superado. Pois bem, no final de 2011 é lançado no mercado “Flagellum Dei”, e a partir daí não restava mais dúvidas a  respeito da horda carioca: não é mais uma revelação, e sim uma verdadeira força do Metal nacional.

Mas quais são os requisitos que fazem esse trabalho ser tão bem aceito pela critica e bangers em geral? Acredito que a palavra chave nesse trabalho foi dedicação, pois está visível que Felipe Eregion (vocal, guitarra), M Mictian (baixo), Vinnie Tyr (guitarra) e Rafael Lobato (bateria) deram o sangue para que esse trabalho ficasse realmente em alto nível, tanto é que eles foram gravar na Polônia no estúdio Hertz com a produção de Wotkej e Slaweck Wieslawcy (responsável pela produção dos últimos trabalhos do Vader, Behemoth e Hate), o que gerou até mesmo uma comparação equivocada, apresentada aí no titulo, pois acredito que o Unearthly tem características próprias, acrescentando elementos da cultura brasileira e sem abrir mão da agressividade, o que é muito importante no estilo que se propõe. 


Antes de citar as músicas em si, vale falar também sobre a arte gráfica, que é belíssima, e o encarte que apresenta um comentário da letra de cada música, algumas bandas vem fazendo isso, o que é uma atitude muito louvável, ainda mais quando trata de temas mais subjetivos.
Agora vamos a parte principal da obra, as músicas em si. São 12 faixas que transitam entre o Death e o Black Metal, com atmosferas sombrias mescladas a passagens mais cadenciadas, todas as faixas apresentam riffs poderosos e a bateria não fica no Blast Beats automático, sendo que Rafael consegue ser um músico preciso e técnico.
Poderia gastar parágrafos e parágrafos para falar de cada música desse CD, mas vamos nos limitar aquelas que para mim foram as mais marcantes, se bem que, a cada nova audição, elejo outras, o que comprova a qualidade do trabalho.


Baptized in Blood, que aborda o massacre do Realengo (e que deverá ser o novo clipe), é extrema e brutal, com certeza executada com muito ódio. Black Sun apresenta aqueles elementos regionais que tinha comentado anteriormente, no caso aqui a música nordestina, mas não soou em nenhum momento forçada. Ouça e tire as suas próprias conclusões.
Osmotic Haeresis é a faixa pra bangear o máximo possível!! A presença de Steven Tucker (ex - Morbid Angel) só comprova o que foi dito até agora, quem conhece o cara sabe que ele não toparia participar de algo que não fosse no mínimo destruidor. E ainda temos Flagellum Dei”,  Eye for an Eye" e a bela instrumental  Exterminatta”, que fecha o trabalho em alto nível.

Eregion
Pode procurar qualquer resenha sobre esse álbum que todas vão deixar bem claro: "Esse é um trabalho primoroso para o Metal nacional, e agora não restam mais dúvidas, não devemos nada para os gringos!" Agora é com a gente! Vamos Bangers! Vamos deixar cada vez mais forte a cena nacional.

Texto: Luiz Harley
Revisão/edição: Caco Garcia/Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Unearthly:
Álbum: Flagellum Dei
Ano: 2011
País: Brasil
Tipo: Black/Death Metal

Formação
Eregion (Vocal e Guitarra)
M. Micitian (Baixo)
Vinnie Tyr (Guitarra)
R. Lobato (Bateria)


Tracklist
01. Seven.Six. Two
02. Baptized in Blood
03. Flagellum
04. Black Sun (part 1)
05. Osmotic Haeresis
06. My Fault
07. Lord of All Batltles
08. Eye for an Eye
09. Limbus
10. Insurgency
11. Exterminata


Acesse e conheça mais sobre a banda

SITE OFICIAL

Nenhum comentário: