segunda-feira, 3 de junho de 2013

Eternix: Injetando Qualidade na Cena Gothic/Symphonic Nacional

Grupo carioca oferta ótimo disco aos amantes do estilo

Não é mais novidade as bandas brasileiras surpreenderem já no primeiro lançamento. O que chama a atenção em relação ao álbum “Unknown Way” (2013) da banda carioca Eternyx é que, além de começar o pé direito, também mostram bastante maturidade nas composições que caminham pelo Doom/Gothic Metal sinfônico, que teria tudo para não chamar a mínima atenção, já que boa parte das bandas não ousam no estilo.

Acontece que a Eternyx oferece justamente aquilo que se esperaria do rótulo, mas com o diferencial de ter ótimos músicos, uma bela voz à frente, a mescla de momentos mais cadenciados com passagens sombrias, prato cheio para quem observa o lado negro da música.

São 10 faixas, contando com duas instrumentais, inspiradas e altamente indicados aos amantes de grupos como Tristania, Trail of Tears, Cradle of Filth e todo grande nome da música obscura.

Após uma introdução pouco expressiva, “Lake of Tears” mostra a que a banda veio, com muito peso, clima sombrio, os vocais guturais intercalados com a voz melódica de Aline Vandrack (vale apontar que ela é a responsável pelos dois formatos de vozes) numa das melhores canções do álbum e com refrão grudento.

Atualmente a banda é um quinteto.
Outros destaques ficam para “Death Angel”, em que o grupo abusa (com segurança) de elementos sinfônicos e ótimos riffs de guitarra de Vinícius Detoni; Já “Face My Fears” traz um lado mais voltado ao Gothic Metal, podendo facilmente ser indicadas a quem gosta de elementos mais cadenciados. Também são ótimas composições “Traveling Through My Madness”, com inspirado trabalho de Júlio César nos teclados; a faixa-título com a cozinha formada pela baixista Luana Braga e o baterista Leo Birigui, membro mais recente da banda, que não chegou a gravar o álbum (há informações sobre quem o fez).

Mas a faixa mais surpreendente também é aquela que encerra o álbum. Falo de "Everybody Wants To Go Back Home", em que a banda colocou todos os elementos das demais músicas e seu talento de sobra para encerrar "Unknown Way" da forma que começou: com ótima qualidade.

Aline Vandrack mostra habilidade de ir do vocal limpo ao gutural naturalmente

Uma crítica construtiva que posso dar é em relação à pronúncia do inglês da vocalista Aline que em alguns momentos soa um pouco estranho, mas nada que chegue a comprometer o resultado final, já que tem uma das grandes vozes da cena nacional.

A banda disponibilizou, por tempo limitado, o álbum completo para download. Vale a pena baixar e conferir na íntegra, ficando ligado para as próximas novidades que a banda pode oferecer, pois com um debut desta qualidade na bagagem, podemos esperar ouvir falar bastante da banda na cena nacional nos próximos anos.

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Island Press

Ficha Técnica
Banda: Eternyx
Álbum: Unknown Way
Ano: 2013
País: Brasil
Tipo: Symphonic/Gohtic/Doom Metal
Selo: Independente
Assessoria: Island Press


Formação
Aline Vandrack (Vocal)
Luana Braga (Baixo)
Vinícius Detoni (Guitarras)
Júlio César (Teclados)
Leo Birigui (Bateria)


Tracklist
01. Trust Me
02. Lake of Tears
03. Death Angel
04. Walking to Death
05. Facing My Fears
06. Traveling Through My Madness
07. Unknown Way
08. Independently of You
09. Prelúdio IX
10. Everybody Wants To Go Back Home


Acesse e conheça mais sobre a banda

Email: eternyxband@gmail.com

Nenhum comentário: