segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Melhores Álbuns de Metal do Ano de 2015 - Parte I



 



Final do ano, chegam as listinhas dos “Melhores”, aí é hora de fazer aquela retrospectiva mental, e dentre tantos critérios que vêm a mente, o que me baseio é “quais álbuns eu mais tive prazer em ouvir neste ano, e que ainda ouço seguidamente?”. Bandas novas, outras na “meia idade” e algumas mais veteranas, foram muitos lançamentos, alguns dos veteranos mostraram que possuem ainda a chama acesa, "envelheceram com saúde" produzindo música com prazer, e consequentemente de qualidade, e cito o Toto, Europe, Slayer, Stryper, Saxon e W.A.S.P. nesse time, apesar de não ter lugar para todos na lista, mas com certeza alguns dos meus companheiros vão escolher alguns desses.

Mas... outras bandas parecem fazer álbuns por obrigação, e tanto eles como a gravadora sabem que vai acabar vendendo, muita gente acaba comprando pra “completar coleção”, o Iron Maiden, que mais uma vez não conseguiu me empolgar, ressalvando que muitos acabaram curtindo o álbum. E ainda nessa categoria, citaria o Helloween e também o Stratovarius, gerações posteriores ao Iron, que também não empolgaram com seus novos trabalhos.


Projetos que me agradaram bastante pela musicalidade foram o Phantasma (com Charlotte Wessels) e The Gentle Storm, de Arjen Lucassen e Anneke Van Giersbergen, bela união de Metal e Folk, com Anneke saindo da sua zona de conforto dos álbuns solo atuais, e Arjen também, dividindo a composição do álbum, e criando algumas de suas melhores melodias. E o Metal nacional também não decepcionou, e tivemos ótimos lançamentos, destacando a qualidade cada vez maior das produções, tendo estúdios brasileiros com qualidade igual e até superior que muito estúdio badalado lá de fora. 


Bom, como a intenção é ser sucinto, e só usei de um espaço maior por ter a tarefa de fazer as honras da abertura da matéria, segue abaixo a minha lista, sendo que, como sempre ficam muitos de fora, e sempre pinta aquela dúvida “Coloco esse ou aquele?”, sempre difícil escolher só 10, então em nossa lista vamos apontar 13, como uma forma bem humorada de dar mais opções na hora de fechar a listagem, e colocar pelo menos mais alguns! E fica o registro pela tristeza que também 2015 foi o ano da última tour e do último álbum do Motörhead, com Lemmy Kilmister sendo mais uma lenda a deixar este plano.
Carlos Garcia (Coordenador Geral) 

13 Melhores Álbuns 2015 (Carlos Garcia)

Toto – XIV
The Gentle Storm – The Diary
Moonspell – Extinct
Syren – Motordevil
Save Our Souls – The Otherside
Ghost – Meliora
W.A.S.P. – Golgotha
Stryper – Fallen
Dark Moor – Project X
Phantasma – Deviant Hearts
A Sorrowful Dream - Passion
Crossrock - Come On Baby
Europe - War of Kings



03 Melhores EPs
Murashita – Inescapable Damnation
Godzorder – Obey
Silver Razor – Pride of the Heavy Metal Shine




Melhor DVD/Blu Ray
Masterplan: "Keep your Dream Alive"
Melhor álbum ao Vivo
Dark Avenger – "Alive in the Dark"
Maior Decepção
Iron Maiden - "The Book of Souls"
Revelação
Nacional: Heaviest
Internacional: High Fighter
Show que Gostaria de ver em 2016 
Savatage



\m/                     \m/                          \m/                        \m/                          \m/

Nenhum comentário: