sábado, 8 de setembro de 2018

AURI: Beleza e Atmosferas Mágicas na Nova Empreitada de Tuomas



O trio AURI, formado por Tuomas Holopainen (Nightwish), sua esposa Johanna Kurkela,  e o inglês multi-instrumentista e também parceiro de Nightwish, Troy Donockley, é a  mais nova empreitada paralela à sua banda principal, e a exemplo de seu trabalho solo "The Life and Times of Scrooge" (que também contou com Johanna), segue, naturalmente, por um caminho bem diferente do que faz no Nightwish.

O AURI é um álbum para quem gosta da música produzida por Holopainen, um disco para apreciar de mente aberta, sem esperar algo ligado ao Metal ou o Sympho Metal do Nightwish. O que temos aqui são atmosferas mágicas, belas e muitas vezes introspectivas, banhadas por música Folk, alguns momentos estilo "soundtrack", e lindos arranjos de teclados, violinos, flautas, percussões e muitos outros instrumentos que vão dando um colorido a cada momento do trabalho.


As parcerias são perfeitas, pois Troy já mostrou sua capacidade criativa ao mundo, após juntar-se ao Nightwish, e Johanna tem uma voz doce e com um lindo timbre, criando linhas que encaixaram muito bem às canções. Um trabalho praticamente "em família", o que certamente contribuiu no entrosamento e cumplicidade, resultando em um álbum com muito bom gosto e emoção. O AURI tem seus temas inspirados nos livros de Patrick Rothfuss (a faixa "The Name of the Wind" é inspirada no nome do primeiro livro do escritor), e o nome "AURI" deriva do latim "Aurora".

Excelente para momentos de reflexão e paz. Simplesmente coloque para ouvir e deixe a música lhe envolver. Vou tentar passar um pouco do clima de alguns momentos do álbum, como na abertura com "The Space Between", que soa, digamos, como um Pop/Folk moderno, mixando algo de música eletrônica na batida e teclados, além de um belo e grandiosos refrão; após, temos uma mudança de direção, com a dramática e sinfônica "I Hope Your World is Kind"; a música folk e pesada é o tom em "Skeleton Tree" e nos belíssimos arranjos de piano, violino e cordas na acústica e introspectiva "Desert Flower".


Deixe-se envolver nas percussões, quase que tribais, o som da água, e os belíssimos arranjos de teclado e violino de "Aphrodite's Rising", os quais são uma trilha perfeita para a bela voz de Johanna e suas tocantes linhas vocais. Que música bela e cativante! Viaje nos climas e na aura etérea da quase totalmente instrumental "Savant" ou na melancolicamente bela "Underthing Solstice".

Recomendo sem medo para os fãs de Tuomas, e quem gosta de ouvir uma música cheia de atmosferas folk, mágicas e introspectivas. Excelente produção, belas composições e bom gosto do trio Tuomas, Troy e Johanna. Algo me diz que no futuro teremos mais.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: AURI
Álbum: AURI (2018)
País: Finlândia
Estilo: Folk/Sinfônico
Produção: Auri
Logo: Johanna Kurkela
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records


Track-list
1. The Space Between
2. I Hope Your World is Kind
3. Skeleton Tree
4. Desert Flower
5. Night 13
6. See
7. The Name of The Wind
8. Aphrodite Rising
9. Savant
10. Underthing Solstice
11. Them Thar Chanterelles (feat Liquor in the Well)


       


       

Nenhum comentário: