segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Barros: Hard/AOR de Técnica e Bom Gosto




O experiente guitarrista português Paulo Barros, conhecido por seu trabalho com o Tarantula (uma das mais tradicionais bandas do Metal português, fundada em 1981 em Porto), lança, com seu novo projeto, intitulado "Barros", o álbum "More Humanity Please", via RockShots Records, e traz aqui Hard Rock e AOR, mesclando as influências tradicionais à nuances mais modernas, numa sonoridade cativante e de refinada técnica.

Recrutou ao seu redor um time de músicos muito competente, destacando o vocalista Ray Van D, que possui um vocal perfeito para o estilo. Barros contou também com a produção de Harry Hess, do Harem Scarem.

O Hard Rock clássico nos riffs e levadas, e casa muito bem com pitadas mais modernas e os licks e solos de melodia e técnica de Barros na ótima, e com jeitão de hit, "My Everything", que abre o álbum; "Disconnected" tem uma levada com muito groove e destaca as linhas pulsantes do baixo de Vera Sá, que aliás, aparece com destaque durante o álbum. Traz um tema bem atual, falando sobre o tempo que as pessoas passam envolvidas em frente à uma tela;"Kingdom for a Day", tem riffs mais encorpados e boas variações;


"Take Me as I Am" tem arranjos e levada moderados e suaves. Teclados dão um colorido a mais nesta melodiosa canção. Quase impossível não ter uma balada em um álbum de Hard Rock, e "Tearing Us Apart" traz arranjos acústicos e orquestrais, destacando o belíssimo solo melódico e cheio de técnica de Paulo Barros.

"When it Rain It Pours"é um Hard com muita técnica, melodia e groove, me lembrando algo de Mr. Big. Barros mais uma vez dá um show de técnica, aliada às melodias cativantes e de bom gosto; na sequência temos mais um momento "Power-Ballad", com "Live Before We Die", a qual tem algumas batidas eletrônicas, destacando novamente o baixo técnico e pulsante de Vera Sá. As melodias seguem um caminho simples, mas agradável; em a "A Love That Shines" o Hard Rock vigoroso retorna, destacando os ótimos vocais de Ray e os riffs carregados de punch.


A faixa título, "More Humanity Please" é uma música carregada de emoção, com trechos mais melodiosos e acústicos, crescendo no refrão. As belas e cativantes melodias, os grandes vocais e o trabalho irrepreensível das guitarras, mesclando peso, melodia e técnica, fazem dela o grande destaque, justificando ser a faixa título; a acelerada e vibrante "How does it Feel" fecha o álbum.

Um belo trabalho deste grande guitarrista, não tendo a pretensão de inventar algo novo, somente trazer Hard Rock agradável de ouvir, com canções apresentando técnica, feeling e bom gosto.
Texto: Carlos Garcia

Rockshots Records
Paulo Barros Site

Line-up
Paulo Barros – guitar
Ray Van D – vocals
Pico Moreira – drums
Vera Sà – bass

Tracklist

01. My Everything
02. Disconnect
03. Kingdom For A Day
04. Take Me As I Am
05. Tearing Us Apart
06. When It rains It pours
07. Live Before We Die
08. A Love That Shines
09. More Humanity Please
10. How Does It Feel



       

Nenhum comentário: