domingo, 21 de abril de 2019

Marillion: Ícone do Rock Progressivo em Show Cinematográfico



Os ingleses do Marillion, provavelmente o maior expoente do chamado neo-progressivo, começaram suas atividades em 1979, tendo em sua discografia 18 álbuns de estúdio e algumas dezenas mais de títulos ao vivo. Sim, os caras produzem muito material da espécie, inclusive possuem um festival próprio, o Marillion Day, onde apresentam alguns espetáculos bem especiais, tocando álbuns na íntegra, e com a participação dos fãs, que votam no que gostariam de assistir.

O mais recente lançamento é “All One Tonight” (DVD/Blu-Ray e CD Duplo), gravado no grandioso teatro Royal Albert Hall, em Londres. Neste show o grupo apresentou na íntegra o seu último álbum de estúdio, “F.E.A.R” (2016), na primeira parte, e na segunda parte, clássicos de outros discos acompanhados do quarteto de cordas In Praise of Folly, além de alguns outros convidados especiais.


Referi-me a esta apresentação como “cinematográfica” porque a produção visual e sonora é realmente incrível, com uma qualidade estupenda. Os efeitos de luzes e som perfeitos e límpidos, e juntos a grandiosidade do teatro, fazem deste trabalho um registro obrigatório para os fãs do grupo e do estilo.

Músicas mais recentes, como “El Dorado” e “White Paper”, esta em uma especialmente emocionante execução por parte da banda (ambas do álbum “F.E.A.R”), envoltas nesta cuidadosa produção, soam ainda melhores do que a gravação em estúdio. Canções já consagradas como “Afraid of Sunlight”, "The Space" e “Easter”, onde a banda teve o acompanhamento do quarteto de cordas, tiveram seus arranjos originais abrilhantados.


É de emocionar a entrega que os músicos demonstram em sua performance, fazendo do trabalho uma experiência prazerosa. É, super-produção pode ser comprada, mas esse tal feeling não, e estes já veteranos pioneiros do Neo Progressive mostram que possuem de sobra, atravessando novamente um ótimo momento. A escolha do título foi perfeita, "All One Tonight", pois banda e plateia transformaram-se em uma unidade nesta apresentação carregada de emoção.


Entre arranjos complexos, passagens melodiosas e marcantes, trechos orquestrados e quase etéreos, temos uma excelente dimensão da qualidade da música produzida pelos ingleses durante essas 4 décadas de carreira, e “All One Tonight” é para ouvir, ver e sentir, sendo altamente recomendada a aquisição do pacote completo com o DVD e CD duplo. O disco está disponível no Brasil via Shinigami Records. 

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Marillion
Álbum: "All One Tonight"
Estilo: Rock Progressivo, Neo Progressivo
País: Inglaterra
Selo: earMusic/Shinigami Records

Line-up:
Steve Hogarth: Vocais
Steve Rothery: Guitarras
Pete Trewavas: Baixo
Mark Kelly: Teclados
Ian Mosley: Bateria


Tracklist:
= F.E.A.R" Live =
El Dorado
Living In F E A R
The Leavers
White Paper
The New Kings
Tomorrow‘s New Country
= All One Tonight – Featuring In Praise Of Folly & Special Guests =
The Space
Afraid Of Sunlight
The Great Escape
Easter
Go!
Man Of A Thousand Faces
Waiting To Happen
Neverland
The Leavers: V. One Tonight


       

       

Nenhum comentário: