quarta-feira, 24 de abril de 2019

Morthur: Honrando a Tradição do Metal Extremo Gaúcho



De Erechim, interior do Rio Grande do Sul, o trio Morthur é mais um nome que merece atenção, principalmente dos headbangers mais voltados ao lado mais extremo do Metal. 

"Between the Existence and the End" traz um Death Metal que mescla passagens cadenciadas e velozes, destacando o trabalho nos riffs, com o guitarrista e vocalista Jeferson usando de timbres limpos e próximos ao Metal tradicional. As mudanças de andamento e também surgem em boas doses, e esses ingredientes deixam a sonoridade sempre interessante, pois muitas bandas do estilo acabam incorrendo no lugar comum, com as músicas soando muito semelhantes, não encontrando soluções mais criativas.


A cozinha está bem trabalhada, com bastante peso e também velocidade quando necessário. Os vocais seguem a linha tradicional gutural. A boa produção do álbum também merece elogio, pois pode-se ouvir com clareza os instrumentos, além disso há interessantes efeitos e vinhetas entre as músicas, contribuindo num certo clima soturno e mórbido. 

Entre passagens mais velozes e extremas, o que realmente me prendeu a atenção são os trechos mais cadenciados, em que, junto aos elementos do Death Metal Old School, são mixadas linhas mais tradicionais do Metal, como por exemplo em "Extremely Against the World", que inicia bem brutal, variando com andamentos mais cadenciados, um refrão bem interessante e marcante e no minuto final entra em um solo com boas melodias. 

O baixão distorcido abre "Mortal Desire", e riffs marcantes e bem Old School se revezam com passagens mais velozes. As partes mais cadenciadas são um convite ao headbanging, e o bom solo de guitarra finaliza com louvor mais uma das faixas de destaque.


O andamento mórbido e arrastado de "Living Blasphemia" tem um algo de Doom e Black Metal, e também se destaca, juntamente com "Warlock of the Wonderworld", bem trabalhada e com boa variedade de riffs. "Alien Tomb", que aparece como bônus, e é a última faixa do full lenght, traz trechos mais experimentais ao final (talvez por isso apareça como faixa bônus, mas ficou bem legal, parabéns à banda, não tenham medo de arriscar e experimentar).

Um muito boa amostra do potencial do Morthur, que iniciou as atividades em 2013 e apresenta este debut competente e com boas composições, tendo já uma personalidade forte com seu Death Metal  de riffs marcantes e clima soturno. Há de se louvar também a boa produção sonora e gráfica, bem como os timbres de guitarra, pois ainda vejo muitos trabalhos com produção sonora tosca, encartes totalmente amadores e instrumentos mal timbrados (aquelas guitarras abelhinha hahaha), parece que muitos ainda acham, ou usam como desculpa, que ser Old School, "True" ou Underground tem que soar tosco! Parabéns ao Morthur pelo profissionalismo, pois sabemos das dificuldades econômico e financeiras aqui do Brasil, mas se a pessoa entrou nessa, precisa buscar apresentar um trabalho com um mínimo de qualidade.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Morthur
Álbum: "Between the Existence and the End" (2017)
Estilo: Death Metal
País: Brasil
Produção: Jeferson Casagrande
Selo: Phobos Dark Art e Sangue Frio Records
Assessoria: Sangue Frio


Line-Up:
Jeferson Casagrande: Guitarra e Vocal
André Cândido: Bateria
Marco Zanco: Baixo

Tracklist
01. Intro
02. Immortals
03. From Life To Death
04. Mortal Desire
05. Warlock of the Underworld
06. Demonized
07. Extremely Against the World
08. Living Blasphemia
09. Alien Tomb


       


       

Nenhum comentário: