segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Malediction 666: [...]minhas influências[...]vêm claramente do Metal antigo

Entrevista por: Renato Sanson

 


Músico entrevistado: Fernando Iser (guitarra/vocal) da banda Malediction 666 de Suzano/SP.

 

Em relação ao debut, quais os pontos que você enxerga de evolução em “We, Demons”?

São oito anos que separam o debut do novo álbum, então posso dizer que sim, houve uma grande evolução tanto nas composições como produção. Como somos uma banda ativa nos palcos, procurei compor músicas que pudéssemos executar da forma mais próxima possível das gravações oficiais – pensando nos fatores execução + energia. Assumindo toda a produção do álbum, aprendi ainda mais algumas técnicas que pretendo utilizar nos próximos trabalhos.

 

O Malediction 666 se estabeleceu como duo, mas atualmente foi anunciado uma formação completa para a banda, certo?

Sim. Senti a necessidade de convocar mais um guitarrista para conseguirmos alcançar uma melhor performance nos palcos. Desta forma eu posso beber mais e dividir a responsabilidade das guitarras com ele (risos). A formação que gravou o álbum “We, Demons” sou eu Fernando Iser nas cordas e vocais e Bruno Mastemas na bateria. Durante o ano de 2019 após o lançamento do álbum, fizemos três apresentações com o baixista Fabio Falco (The Malefik – SP) e assim ele foi efetivado na banda. E agora em 2020 incorporamos Kevin Bedra (Funeral Age, Seattle – USA) na segunda guitarra. Desta forma seguimos nos preparando para as apresentações que foram canceladas após o início da pandemia.

 

Uma das coisas que chamam muito a atenção em “We, Demons” são os solos e melodias que nascem ao meio do caótico Black Metal. Quais influências predominam?

Cara, o método de composição é sempre baseado nas letras. Me envolvo completamente nos temas e tento extrair o máximo de feeling que eles me trazem. Não existe uma fórmula nem cálculo, as ideias vêm em momentos totalmente aleatórios. Mas as minhas influências como guitarrista, baixista e vocal vêm claramente do Metal antigo. Posso citar bandas como Black Sabbath, Iron Maiden, Morbid Angel, Slayer, Rotting Christ, Dissection, Emperor, etc. Pois são bandas com sonoridade que circula no meu sangue e dominam minha mente há mais de 30 anos.


Fernando, além do Malediction 666 você faz parte de vários projetos, poderia nos falar um pouco deles e qual a expectativa de futuro?

Me envolvo com projetos dentro do underground desde que criei o Malediction 666 em 1997. Então, foram realizados os seguintes trabalhos:

Malediction 666, com 3 demos:

- “The Eighth Vision” de 1998

- “... the third part...” de 2002

- “Abismal Wrath” de 2006

-  a coletânea de 10 anos “Ten years of Blasphemy” de 2007.

 

Três álbuns oficiais:

- “Innoculation” de 2010

- “The First 20 years” de 2017

- “We, Demons” de 2019.


Ainda em 2019, participamos do Tributo a horda Bestymator com um hino negro feito por mim, intitulado “Hail to the Black Goats” e do tributo brasileiro ao Bathory com uma versão para “Reaper”.

Sou membro fundador, guitarrista e vocal.

No início de 2000, criei a horda Shantak ao lado de guerreiros da capital e gravamos a demo ensaio em 2002. Gravei as guitarras. Esta horda se findou em 2006.

Ainda em 2000, lancei duas edições do Zine “The Darkness”, que contou com entrevistas de várias hordas que lançaram materiais na época e anos anteriores.

Também organizei os festivais “The Mystical Meeting” aqui na cidade de Suzano, onde tivemos apresentações de hordas como Mausoleum, Unholy Flames, Goat Prayers, Empire of Souls, Devilish, Abolish, entre outras.

Em 2003, entrei para o exército do Kaziklu Bey, onde gravei as cordas em “Sob o Julgo do Martelo da Morte” em 2005 e “Contos da Empalação” em 2012. Gravei também o baixo no relançamento da demo “War Black Metal” em 2008. Esta horda findou-se com a morte de Carpathian Tepes em 2013.

Em 2006 entrei para o Obscure Mind, fazendo o baixo em vários shows da horda. Não chegamos a gravar com esta formação, apenas ensaios. Esta horda encerrou suas atividades.

Em 2008 criamos o Morte Negra com a mesma formação do Malediction 666, visando fazer hinos negros voltados ao Black Metal tradicional – diferentemente do Malediction, que tem uma sonoridade Death/Black Metal – cantada em português. Lançamos “Metal Negro Ortodoxo” em 2009 e “Que a Desgraça Caia Sobre a Humanidade” em 2013. Meu posto é o de compositor, letrista, guitarrista e vocal. Hoje em dia estou sozinho na horda, e recentemente participamos do tributo ao Kaziklu Bey.

Em 2009 entrei para a horda Torqverem, e me tornei o baixista participando da tour com o Horna em 2011 e Pátria em 2014. Atualmente a horda se encontra conspirando um novo ataque.

Em 2010 criei meu projeto Lalssu, com músicas que não se encaixavam em nenhuma das outras hordas, pela proposta diferente. Gravei todos os instrumentos no CDR Demo “Skepseis” e lancei em 2012. Em 2016 foi lançado o álbum “The Death of a Star” e no final do último mês de Setembro foi lançado o álbum “The Elements”.

2010 também foi o ano em que entrei para o Exterminatorium, gravando o baixo na demo “Preludium of Armageddom”. No momento a horda se encontra em stand by, compondo novas músicas.

Em 2011 fui convidado a participar das hordas Iron Woods e Blackwar de Taubaté, e assumi o posto de backing vocal e guitarrista das mesmas. Com o Iron Woods, participei das gravações do álbum “Iron Woods” e do EP “Death Hail and Glory” em 2013, do álbum “Gods and Men” em 2016 e do Split com a horda Hecate, com previsão de lançamento ainda para este ano.

Ainda em 2011 entrei para o Evils Attack, e finalizamos a terceira demo em 2014, intitulada “Devassas Deveras”, onde gravei as guitarras. A horda segue divulgando o trabalho, e recentemente também participou do tributo ao Kaziklu Bey.

Em 2013 fui convidado a integrar a horda colombiana Nebiros, participando dos shows que fizeram no Brasil no mês de março. Tocamos no sudeste e nordeste.

Ainda em 2013 fui convidado a integrar o Devilish como guitarrista e vocal e fiquei na horda por um ano, lançando o DVD Live in Atibaia em 2014. Sai da horda em 2015.

Em 2014, formei o Herege ao lado dos guerreiros sobreviventes do Kaziklu Bey, com o posto de guitarrista e vocal. Em 2015 lançamos o CDR “Satanic War Metal”, que posteriormente foi lançado em tape após uma apresentação em SP Capital. Devido à problemas físicos com o baterista Parsifal, a horda está em stand-by, aguardando o retorno ás atividades.

Em 2017 integrei a horda Fenrir de Cerquilho/SP, e estamos aguardando a prensagem do primeiro álbum que sairá ainda neste ano, intitulado “Condessa Sangrenta”.

Em 2018, apoiei dois eventos de retorno da horda Necrosound como guitarrista.

Ainda em 2018, formei o Mávra, horda de Occult Metal que em breve disponibilizará o primeiro material.

Neste ano de 2020 fui convidado para apresentar algumas bandas gregas na Dark Radio Brasil, e tenho um programa mensal chamado “Hellenic Metal Attack - De Alfa a Ômega”, onde apresento bandas gregas e brasileiras em ordem alfabética.

Aproveitando a era digital, disponibilizei o álbum “We, Demons” do Malediction 666 no Spotify, eis o acesso: https://open.spotify.com/artist/07UKvD8vnTasySNhoXdnge?si=bUn5l_ivQxeXLU7uQ4hgvg.

Em breve espero contribuir ainda mais para o necrounderground nacional trazendo mais trabalho para a apreciação dos irmãos e irmãs profanos.

 


Teremos um novo álbum da Malediction 666 para 2021?

Espero que sim!!! Pois esta é a formação mais comprometida que a banda já teve, e estão surgindo ótimas idéias para novas composições. Espero que continuemos nesse ritmo e possamos gravar em breve. Mas como somos uma banda totalmente independente, existem fatores que podem levar tal lançamento a um certo atraso. Empenho e dedicação não irão faltar.

 

“We, Demons” conta com duas ilustres participações, as lendas: Stephan Necroabyssious (Varathron) e Sakis Tolis (Rotting Christ). Como surgiu estes contatos e oportunidade?

Tenho contato com ambos desde os anos 90, e já havíamos conversado sobre a possibilidade de gravarmos juntos. Então aconteceu. Sempre conto com participações de amigos nos trabalhos do Malediction 666, com exceção da primeira demo onde precisávamos mostrar nossa cara feia para o mundo.

 


Em um ano tomado pelo caos, o que você indicaria aos leitores do Road To Metal em volta da literatura e música para consumirem sem moderação?

Indico toda forma de subversão cultural e anticristã possível, com destaque para as bandas e autores brasileiros. Pois aqui sofremos uma repressão que tende a aumentar ainda mais com esse fanatismo desenfreado e inconsequente que tem atrasado a evolução cultural do nosso país. Somos Resistência e assim será até nosso último suspiro!

Obrigado Renato pela oportunidade, e Salve As Artes Negras!!!

 

Links:

Streaminghttps://open.spotify.com/artist/07UKvD8vnTasySNhoXdnge?si=bUn5l_ivQxeXLU7uQ4hgvg

 

Facebook: https://pt-br.facebook.com/iser666/

 

3 comentários:

Juvenal Supremo disse...

Grande entrevista.

Hail Iser grande guerreiro e representante da resistencia brasileira na cena mundo afora.

Saudacoes satanicas

Dan Blasphemoon disse...

Um grande músico e uma pessoa incrível! Parabéns pelo trabalho bem feito q sempre faz em suas bandas! Stay evil!

Karen Ribeiro disse...

Parabéns pelas conquistas, frutos de um excelente trabalho ������