sábado, 3 de abril de 2021

Epica: Qualidade e Criatividade Mantendo o Frescor nas Composições


O Epica já consolidou sua personalidade e maneira de fazer Symphonic Metal, e  "Omega", seu oitavo full-lenght, traz toda a grandiosidade sonora que vem marcando os álbuns da banda, e mesmo sem necessitar de grandes inovações, eles evoluem como compositores e músicos, destacando o cuidado e profundidade da parte lírica.

Mais uma vez contaram com a produção de Joost Van Der Broek (After Forever, Ayreon), e para a composição do disco a banda usou um estúdio retirado em um sítio. Outro ponto a destacar é a participação da Orquestra Filarmônica de Praga, o que dá muito mais brilho aos arranjos orquestrais. 

Instrumentos étnicos também foram utilizados, com diversos músicos convidados. Nos vocais adicionais há também alguns convidados especiais, como Marcela Bovio (Ayreon), Zaher Zorgati (Myrath) e Vicky Psarakis (The Agonist).


É excelente quando uma banda alcança um patamar que lhe possibilita recursos como esses, podendo deixar ainda mais especiais as e únicas as suas composições e seus álbuns.

"Omega" complementa a trilogia metafísica dos seus antecessores,  “Quantum Enigma” (2014) e  “The Holographic Principle” (2016), e traz como inspiração a Teoria do Ponto Ômega, de Chardin, termo usado para descrever nível mais elevado da consciência humana.

Orquestrações grandiosas, coros explendorosos, melodias cativantes e grandes refrãos, a banda trabalha muito bem esses aspectos, que já são pontos marcantes de seu trabalho, assim como as ótimas produções e os vocais guturais de Mark Jansen e a bela voz de Simone Simons, agora com registro de soprano reconhecido.


Para muitos, "Omega" talvez não supere seu antecessor, mas mantém o alto nível alcançado pela banda, e composições como "Abyss of Time - Contdown to Singularity", tema bombástico que abre o álbum logo após a linda intro "Alpha - Anteludium". Arranjos orquestrais cinematográficos, riffs pesados, e Simone e Mark se revezando nos vocais, composição com o DNA da banda, e certamente as marcantes melodias e sua densidade vão funcionar muito bem nos shows ao vivo; 

"The Skeleton Key", que apresenta muito peso e densidade, alternando partes mais soturnas, com o piano ao fundo e com a guitarra rasgando em alguns momentos. As melodias vocais de Simone contrastam sua suavidade com o peso e clima dark;

"Freedom - The Wolves Within", com sua estrutura, digamos, tradicional de Symphonic Metal,  com aa tradicionais orquestrações, riffs marcantes, e cozinha pesada, com ritmos ideais para bater cabeça e um refrão cativante. Ou seja, estrutura até simples, mas no estilo que eles fazem muito bem.


E ainda, "Seal of Solomon", e seus corais incríveis e sonoridades inspiradas na melodias orientais;  a  épica "Kingdom of Heaven Part 3 - The Antediluvian Universe", que não é grande só no título, são 13:24 minutos de muitas mudanças de climas em andamentos, alternando momentos que beiram o Metal Extremo, com outros de grandiosas melodias clássicas e corais bombásticos; 

O momento balada carregada de emoção que a banda sempre apresenta, desta vez é "Rivers", que inicia bem suave, destacando a bela e melancólica melodia do piano, e ao fundo a percussão como se fosse um coração pulsando. Há um belo trabalho nas vozes, com Simone alternando vocais suaves e altos, sempre com muita emoção, e ainda, após a música crescer para o final, em uma parte mais explosiva, um coral de crianças também se junta às orquestrações.

Enfim, "Omega" é dramático, cinematográfico, bombástico e traz a personalidade e maneira de fazer Symphonic Metal do Epica, não precisando grandes inovações para entregar álbuns de qualidade no seu estilo, e o principal, segue sendo criativa e fugindo da mesmice. Qualidade e criatividade, caminho inverso da saturação em que muitos acabam caindo. O disco está disponível no Brasil via parceria Nuclear Blast e Shinigami Records, inclusive em versão com CD bônus.

Texto: Carlos Garcia

Banda: Epica
Álbum: "Omega" 2021
Estilo: Symphonic Metal
País: Holanda
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records



TRACK LIST

CD1

1. Alpha - Anteludium
2. Abyss Of Time - Countdown To Singularity
3. The Skeleton Key
4. Seal Of Solomon
5. Gaia
6. Code Of Life
7. Freedom - The Wolves Within
8. Kingdom Of Heaven prt. 3 - The Antediluvian Universe
9. Rivers
10. Synergize - Manic Manifest
11. Twilight Reverie - The Hypnagogic State
12. Omega - Sovereign Of The Sun Spheres

CD2

1. Rivers - A capella
2. Abyss O Time
3. Omegacoustic
4. El Código Vital





Nenhum comentário: