quinta-feira, 10 de junho de 2021

Rainbow: "Live in Munich 1977", o Show Clássico que Quase não Aconteceu

O ano era 1977 e o guitarrista Ritchie Blackmore e o Rainbow prosseguiam sua extensa turnê pelo mundo após o lançamento do ao vivo "On Stage". O Rainbow, que inicialmente surgiu como um projeto solo do guitarrista, a esta altura já era sua banda principal, pois havia deixado o Deep Purple na metade do ano de 1975.


Com uma formação que, além de Blackmore, contava com Ronnie James Dio (vocal), Bob Daisley (baixo), Cozy Powell (Bateria) e Dave Stone (teclados), o grupo já tinha dois álbuns de estúdio, além do ao vivo na discografia, e já estava com composições prontas para um novo disco, muitas delas compostas durante as viagens de um palco ao outro. 


O foco aqui é o show que deu origem ao vídeo e álbum duplo "Live in Munich 1977".  O Rainbow acertou uma data a qual a apresentação seria filmada para ser exibida no popular programa de TV Rockpalast, mas quase que isso não acontece, pois dois dias antes, após um show em Viena (Áustria), Blackmore foi preso por se envolver em uma briga com um segurança. 

Os advogados do guitarrista conseguiram sua liberação, mas essa "treta" custou uma multa bem cara. Blackmore viajou às pressas para Munique, na Alemanha, inclusive com o show tendo que acontecer mais tarde que o planejado. Era algo que parecia fadado a se tornar histórico.


A apresentação, que ocorreu em 20/10/77, é considerada uma das mais exuberantes da banda, que tocou 8 músicas, incluindo "Mistreated" (Deep Purple), e " Long Live Rock and Roll" e "Kill the King", ambas já composições que entrariam no seu novo álbum.

O único ponto a lamentar foi a retirada de "Stargazer" do set para inclusão das novas. Bom, ai o concerto iria chegar a quase 3 horas, hahaha, porque a "Stargazer" era outra que a banda gostava de ir improvisando e fazendo jams.

A banda executou com maestria músicas hoje consideradas clássicos do Rock Pesado, não economizando energia e com espaço para exibições individuais e improvisos durante as músicas, resultando em versões bem mais longas que as originais, como na balada "Catch the Rainbow" e "Man on the Silver Mountain".


A apresentação também ficou marcada por ser a única filmagem oficial da formação com Blackmore, Dio e Powell. 

"Live in Munich 1977" teve algumas versões em VHS, LP, DVD e CD lançadas anteriormente, e agora temos este relançamento especial, pela earMusic, e disponível também no Brasil em parceria com o selo Shinigami Records, em versão dupla digipack e com libreto contando mais dessa história. Pela primeira vez também um lançamento traz a mesma ordem das músicas do vinil original.

Um álbum clássico, que para muitos, traz a banda em sua melhor versão e em ótima forma. Imperdível para qualquer fã destes monstros e de amantes do Hard Rock e Rock Clássico! Dispensa maiores delongas.

Texto: Caco Garcia


Set-list:
CD 1

1. Introduction
2. Kill The King
3. Mistreated
4. Sixteenth Century Greensleeves
5. Catch The Rainbow
6. Long Live Rock ?n? Roll

CD 2

1. Man On The Silver Mountain
2. Still I?m Sad
3. Do You Close Your Eyes


Adquira na loja oficial da Shinigami





Nenhum comentário: