domingo, 27 de junho de 2021

Made In Brazil: Lançado o Filme sobre os Pioneiros do Rock Brasileiro

Pioneirismo e honestidade são palavras que resumem o Made in Brazil, a mais antiga banda de Rock and Roll brasileira, fundada em 1967 no bairro Pompeia em São Paulo, e ainda em atividade, sob o comando dos fundadores, os irmãos Oswaldo e Celso Vecchione.

O Made virou filme, na forma de documentário, "Uma Banda Made in Brazil",  realizado pelo diretor, videomaker e fotógrafo paranaense Egler Cordeiro. O documentário vinha sendo produzido desde 2011,  e a história do Made é contada exclusivamente através de depoimentos.

Formação atual do Made

Há registros inéditos de membros, ex-membros, e outras pessoas relacionadas à banda. Em especial, de Oswaldo Vecchione, o único presente em todas as formações, e seu irmão Celso.

A maioria dos depoentes são famosos dentro desse nicho, e alguns provavelmente desconhecidos do grande público, mas é um time considerável de músicos, inclusive de gerações diferentes, entre eles Roberto Frejat (Barão Vermelho), Paulo Miklos (Titãs), Pepeu Gomes, Clemente (Inocentes), Serguei, Rolando Castello Jr, Renato Teixeira e integrantes e ex-integrantes, como Tony Babalu, Juba (Blitz), Caio Flávio e Percy Weiss (que gravou o  segundo disco, "Jack o Estripador" (76), e faleceu em 2015 vítima de acidente automobilístico).

O Made nos anos 70

Oswaldo Vecchione destaca que o grupo foi pioneiro em tocar música pesada, ter uma postura rock and roll e um visual diferenciado. De acordo com o músico, eles foram os primeiros a usar maquiagem nas apresentações. Como as imagens mostram, pode-se afirmar que eles foram precursores do glam rock. E realmente, em 1969 o Made já usava maquiagem e figurino diferenciado no palco, bem antes de um Secos e Molhados, por exemplo.

Depois de um início fazendo covers, logo partiram para composições próprias, conseguindo depois um contrato com a gravadora RCA Victor, que fez um bom investimento na banda,  que teve como produtor Ezequiel Neves, que logo depois trabalharia com o Barão Vermelho. Em 1974 saia o debut do Made, o popular "disco da banana", que trazia músicas que viraram clássicos do Rock brasileiro, como " Uma Banda Made in Brazil", "Anjo da Guarda" e a versão para "Aquarela do Brasil".

O Made é recordista do guiness como a banda que teve mais trocas de integrantes

Logo após o lançamento, o vocalista original, Cornélius Lúcifer (um dos mais talentosos vocalistas do Rock brasileiro), saiu da banda por problemas de relacionamento. Cornélius faleceu em 2013, e não chegou a gravar depoimento para o documentário, infelizmente.

Uma carreira tão longa, naturalmente teve seus altos e baixos, muitas trocas de integrantes (inclusive o Made está no guiness como o grupo que teve mais formações), fato que em muitos momentos chegou a prejudicar a banda, a falta de maior apoio e reconhecimento da grande mídia, possivelmente porque a banda jamais abriu mão de sua integridade.

Teve até disco, "Massacre",  que teve lançamento e shows vetados pela ditadura em 77, entre outras muitas "tretas", inclusive acidente automobilistico com Celso, onde uma amiga dele faleceu. 

Por algum tempo Celso chegou a se afastar, participando pouco dos trabalhos, e Oswaldo seguiu levando a banda adiante, inclusive o disco "Minha Vida é Rock and Roll" (81), cuja faixa título é para muitos o maior clássico do Made, foi quase um álbum solo dele.



Mas  o fato mais triste na longa história do Made certamente foi o suicídio de Debora Vecchione, vocalista e esposa de Oswaldo, e é um dos momentos mais emocionantes do documentário, onde o vocalista e baixista narra o acontecimento que marca sua vida até hoje.

Rock and Roll, Blues, Hard beirando o Heavy Metal, trabalhos acústicos, incontáveis shows, integridade e um enorme respeito de todas as vertentes e gerações, e isso é o que Oswaldo diz ser pra ele o significado de sucesso.

Ano passado Oswaldo sofreu um AVC, mas vem se recuperando, inclusive já participando de eventos on-line com a banda. Os velhos rockers Oswaldo e Celso seguem firmes e dispostos a tocar, até onde for possível, até partirem deste plano.


Um documentário que é uma justa homenagem a estas verdadeiras lendas do Rock brasileiro. Uma banda Made in Brazil que sempre fez "Rock de verdade", como eles dizem com orgulho.

Texto: Carlos Garcia

Até o dia 01/07 o filme pode ser conferido na íntegra no site da In-Edit TV. Confira AQUI

Ficha Técnica

Título
Uma banda Made in Brazil
Idioma original
Português
Diretores
Egler Cordeiro
Roteiro
Egler Cordeiro
Editor
Egler Cordeiro
Intervenções
Made In Brazil
Câmera
Egler Cordeiro



Facebook do Made

Veja escolha e compre os Lançamentos em DVD , CD e LP(VINIL), além de Moletons e Coletes de Nylon e nova Coleção de Camisetas.

Pedidos pelo email: bandamadeinbrazil.produtos@gmail.com






Nenhum comentário: