quarta-feira, 28 de julho de 2021

Blackmore's Night: A Magia da Natureza e da Música da Dupla Candice/Ritchie



Fundada em 1997 pelo lendário guitarrista Ritchie Blackmore (Rainbow, Deep Purple) e sua esposa Candice Night, o Blackmore's Night é onde a dupla explora suas influências e inspirações na música Folk e Medieval europeia.

Depois de um período em que Blackmore retornou com um reformulado Rainbow para algumas tours e álbuns ao vivo, o casal agora entra novamente na máquina do tempo e retoma a atenção para seu Blackmore's Night.

O grupo lançou este ano seu décimo álbum de estúdio, "Nature's Light", e a dupla central explica que o conceito é sobre a simplicidade e magia que a natureza proporciona, com pequenos milagres diários que acontecem diante de nossos olhos, como a mudança das folhas nas estações, a nova vida na primavera, a neve cristalina caindo do céu e o encanto da lua e estrelas.


A tríade inicial, "Once Upon December", "Four Winds" e "Feather in the Wind",   já transportam o ouvinte imediatamente através do tempo, com as  melodias cativantes e os vocais etéreos e doces de Candice. Os instrumentos de época, que são elo importante para a criação da atmosfera da música da banda, também estão maravilhosamente encaixados nos arranjos.

Mas nem só de instrumentos acústicos está composto o mundo musical do Blackmore's Night, pois Ritchie coloca sua Fender para trabalhar em inspirados solos e melodias, como na mística instrumental "Darker Shade of Black".

Destaco ainda a beleza e frescor da faixa título "Nature's Light", em um clima medieval perfeito,  suas melodias soam como uma verdadeira saudação a rainha natureza, levando-nos a imaginar uma recepção real; a alegria contagiante de "Going to the Faire", que traz os filhos de Candice e Ritchie participando nos backing vocals.


E fechando o disco, uma agradável releitura de "Second Element", de Sarah Brightman, que eu coloquei no repeat algumas vezes!! Destaque para o solo de Ritchie, que remete aos seus momentos no Rainbow. 

"Nature's Light" pode até não estar no patamar dos melhores álbuns do banda, mas é um belo retorno, após mais de 5 anos sem um full-lenght traz ótimos momentos, aquela magia musical, agradável, cativante e única está intacta. Candice continua encantando com sua voz, e Ritchie, bom, é uma lenda, uma referência.

Aceite o convite de Candice, e tenha agradáveis momentos: "Viaje de volta no tempo conosco, para um tempo mais simples e mágico, onde a música entra em seu coração e alma."

O disco está disponível no Brasil via Shinigami Records em uma caprichosa edição digipack.

Texto: Carlos Garcia

Banda: Blackmore's Night
Álbum: "Nature's Light" 2021
Estilo: Folk Rock, Música Medieval, Celta
País: Inglaterra/USA
Selo: earMusic/Shinigami Records


Adquira o álbum na Shinigami

Ritchie Blackmore – guitarra acústica e elétrica
Candice Night – Vocals, flauta, pandeiro
Bard David of Larchmont –  Teclados, Background Vocals
Earl Grey of Chimay – Baixo
Troubadour of Aberdeen – Percussião
Scarlet Fiddler – Violino
Lady Lynn – Background Vocals


Tracklist
Once Upon December
Four Winds
Feather in the Wind
Darker Shade of Black (instrumental)
The Twisted Oak
Nature’s Light
Der Letzte Musketier (instrumental)
Wish You Were Here (2021)
Going to the Faire
Second Element




Um comentário:

Alexandre Pinto Bertolazzi disse...

Sou fã de Blackmore's night já a muitos anos e estranhava esse silêncio da banda. É com alegria que leio essa excelente apresentação do resenhista Carlos Garcia, que sempre com maestria nos desvenda novas trilhas, antes de que as adquiramos. Sem dúvida vou procurar no site da Shinigami.