quarta-feira, 4 de março de 2009

Clássicos: Os Reis do Metal



A década de 1980 estava acabando quando os norte-americanos do Manowar lançaram seu sexto álbum, que viria se tornar um dos maiores clássicos da carreira da banda e da história do Heavy Metal.

Sem medo de represarias, o título “Kings of Metal” (1988) pareceu trazer mais sorte ao grupo, já conhecido por se considerarem a banda número um do Heavy Metal (inclusive no álbum de 1996, “Louder Than Hell”, há uma música com tal título) e louvarem literalmente hinos ao Metal.

Neste álbum encontramos Eric Adams (vocais) detonando nos agudos e rasgados, Joey DeMaio (baixo), que fundara a banda com Adams após Ronnie Dio ter sido convocado ao Black Sabbath no inicio dos anos 80. Completaram a banda nesse álbum o baterista (que até hoje continua na banda) Scott Columbus e o guitarrista Ross The Boss, que já não estaria na banda nos próximos álbum.

“Wheels of Fire” abre o disco de forma pesada, tornando-se um clássico muito tocado pela banda. “Kings of Metal” vem em seguida e está entre as melhores canções do Metal, com toda certeza. A banda ainda conseguiria fazer mais algumas desse mesmo naipe, mas esta marcou e é um clássico absoluto desde então.

“Heart of Steel” é a legítima balada da banda, com corais e melodia. “Sting of the Bulbeblee” é uma instrumental mostrando principalmente as habilidades de Joey DeMaio (a faixa fraca do álbum). “The Crown And The Ring (Lament Of The Kings)” começa com um órgão e parece mais uma continuação de Heart of Steel, mostrando o ótimo vocal de Adams.

A seguinte, “Kingdom Come” é aquelas canções que te pegam de inicio, com um gosto de saudade. Gruda na cabeça mesmo. “Hail and Kill” surge e se torna outro mega clássico da banda, com sua abertura com a guitarra que já ficou clássica. Com certeza uma das melhores da banda e que esta faz bem em ainda tocar (veja algum show com essa música e você se arrepiará).

“The Warrior Prayer” é a mais estranha, sendo contada uma história que servirá de abertura para a faixa seguinte, “Blood of the Kings”, que fecha o álbum como ele foi iniciado: peso, rapidez.

Um dos melhroes álbuns da banda, com vários clássicos. Há outros discos tão bons quanto este, mas devido a sua história aqui vai nossa homenagem. Quem gosta de um Heavy metal com quase nenhuma “frescura”, aqui tem seus reis do Metal.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Manowar
Álbum: Kings of Metal
Ano: 1988
Tipo: Heavy Metal
País: EUA
Link: http://rapidshare.com/files/156685436/manowar_-_1988_-_kings_of_metal-gym-rf47-mf.rar (do blog Musikfactory)

Formação


Eric Adams (vocais)
Joey DeMaio (baixo)
Scott Columbus (bateria)
Ross The Boss (guitarras)



Tracklist

1. Wheels of Fire
2. Kings of Metal
3. Heart of Steel
4. Sting of the Bumblebee
5. The Crown and the Ring (Lament of the Kings)
6. Kingdom Come
7. Hail and Kill
8. The Warrior's Prayer
9. Blood of the Kings