domingo, 30 de maio de 2010

Interior do Rio Grande do Sul Mobilizando a Cena Rock e Metal

Ao longo destes dois anos, demos provas de que a região interiorina do Rio Grande do Sul curte muito Rock & Roll e Heavy Metal, organizando festivais, excursões para shows em capitais como Porto Alegre, São Paulo e Buenos Aires/AR.

Mais especificamente no noroeste do estado, onde a dificuldade de divulgação de bandas e de apoio cultural é mais gritante, algumas pequenas cidades estão conseguindo mobilizar-se para manter acesa e firme a chama pelo Metal.

O tempo em que não havia eventos de rock na região noroeste do estado ficaram para trás.

Com uma extensa programação acontecendo desde o inicio do ano, os amantes do velho e bom Rock & Roll não têm do quê reclamar e não precisam se deslocar até Porto Alegre para apreciar bons festivais, shows e workshops.

Para todos os estilos e gostos os eventos estão acontecendo em várias cidades em parceria com os produtores da região, que ao marcar os festivais entram em consenso em relação a data, e shows grandes em datas vizinhas, podendo assim ir em todos os festivais e shows.

É o caso de Ijuí. A cidade, com cerca de 80 mil habitantes, é conhecida como a maior “potência” em termos de festivais e organização de excursões para shows e eventos de Rock e Metal. É de lá um dos grandes destaques do cenário do interior do estado, a banda de Hard Rock Excellence, que está para lançar disco inédito. Além disso, nasceram lá os irmãos Kolesne (da banda de Death Metal Krisiun) e onde montaram o grupo que viria a tomar conta da cena pesada mundial.

Anualmente acontece lá o Nightfall in South Festival, atualmente o festival da região mais esperado. Está sendo programado uma quarta edição para acontecer ainda neste ano.

Os festivais contam geralmente com bandas da região, algumas de outras regiões do estado, mas sempr primando pelo máximo de organização e de cuidado patra um bom som e um ambiente interessante de se estar.

Este ano, a equipe Nightfall e Excellence trouxeram pela primeira vez Hangar, banda de Heavy Metal reconhecida principalmente por ter como líder e baterista Aquiles Priester, um dos melhores do mundo e membro do Angra por cerca de 8 anos. Além deles, Tierramystica, no seu último show antes de turnê com os holandeses do Epica no Brasil.

Outra cidade é Santo Ângelo, localizada a poucos quilômetros de Ijuí. A cidade, que já foi um dos grandes polos em termos de Rock no interior do estado, passou por um período de estagnação, inclusive com algumas bandas tradicionais locais encerrando atividade, como a Obictus (Thrash Metal). Porém, desde o ano passado, se intensificando neste, santo angelenses e região estão podendo confrir alguma volta da cena, como o retorno da Obictus, surgimento de novos grupos, a realização da 3º edição do Scream of Metal.

Mas a grande novidade na cidade é o acordo entre o Lord Paul Pub, casa de shows da cidade, de espaço mensal para realização d eeventos para a galera do Rock e Metal da cidade e região. Assim, o organizador Alex Ximú traz o Pub in Rock, coroando essa nova fase da cidade (confira a agenda abaixo).

Além dessas, cidades como Santiago e Santa Rosa também lutam em prol desse estilo de vida. A primeira está indo muito bem com o Monsters of Metal, que na segunda edição realizada em maio foi um sucesso, trazendo alguns nomes pela primeira vez.

Ainda no interior do estado, mas em centros maiores, a cena é fortíssima. Prova diso é Santa Maria, com seus festivais e entre eles o tradicional Obscure Faith, que na sua sétima edição ocorrida há poucas semanas trouxe como atração principal o grande nomde Nervochaos e obteve muito sucesso perante os Headbangers do estado.

No que se promete para os próximo meses, a principal surpresa e que será massivamente divulgado nos próximos dias é o Workshop com o Aquiles Priester (ex-Angra), seguido e show do Hangar (abertura Excellence) na pequena cidade de São Luiz Gonzaga, também no noroeste. A cidade, que não conta com 40 mil habitantes, receberá essa atração especial no dia 24 de junho. Mais informações em breve aqui no blog.

O Road to Metal parabeniza a região por estar aumentando sua cena e se coloca como apoiador dos eventos, shows, bandas.

Texto: Debóra Reoly e EddieHead

EVENTOS JA REALIZADOS EM 2010 NA REGIÃO E INTERIOR DO RS:

09.01 – Rock ‘n Roll All Nite 2 • Ijuí-RS
Shows: Excellence e Maria Bolacha.
Local: Societá Café

13.03 – Na Mira do Rock • Frederico Westphalen-RS
Shows: Sabre, Anlis e Excellence.
Local: Green Lounge
Evento promovido pelo Programa de rádio Na Mira do Rock.

02.04 – Hangar, Tierramystica e Excellence • Ijuí-RS
Local: Sesc
Evento em parceria com o Nightfall Festival.

02.04 – Junção Punk – Ijuí – RS
Shows: Mr. Nelson, Canela de Cusco
Local: La Casa Pub
Realização: Ijuí Rock Club

09.04 – Rock Brasil – Ijuí – RS
Shows: Acústico Dose Dupla e Banda Maria Bolacha e Karaokê.
Local: La Casa
Realiazação: Ijuí Rock Club

16.04 – Pop Rock – Ijuí – RS
Shows: ÐяØpP, PaRaDa ObRiGaTóRiA e The Lucas Band.
Local: La Casa
Realização: Ijuí Rock Club

23.04 Metal Hard Night - Ijuí
Shows: Belladonna (Ijuí), Jack Lanner (Cruz Alta), Brave Heart (Ijui), Stillborn (Santo Ângelo) e ao final participação com integrantes da antiga Fallen Angel (banda que antes da Excellence, foi a maior de Ijuí)
Realização: Ijuí Rock Club

08.05 3° Scream Of Metal - Santo Ângelo
Shows: Cavalo Doido (Sto Ângelo), Belladonna (Ijui), Óbictus (Sto Ângelo).
Local: Lord Paul Pub

15.05 2º Monsters of Metal – Santiago
Shows: Acacia Avenue Iron Maiden Tribute (Santo Ângelo), Furia (Santa Maria), Prophajnt (Porto Alegre), Rosenrot Rammstein Cover (Porto Alegre), Scarpast (Santa Maria), Sky In Flames (Esteio).
Local: Salão nobre do Círculo Militar de Santiago

22.05 7º Obscure Faith – Santa Maria
Shows: Hard brasil (Santa Maria), A Sorrowful Dream (Porto Alegre), Bloodwork (São Leopoldo), NervoChaos (São Paulo/SP), Mental Horror (Porto Alegre)
Local: Bar Macondo Lugar



PRÓXIMOS EVENTOS NA REGIÃO:

30 de Maio de 2010 • Ajuricaba-RS
Excellence
Local: Clube 29 de Maio
Evento: Fenape

05.06 – Pub in Rock - Santo Ângelo-RS
Excellence, Alive, Cavalo Doido, Jack Lanner, e Iron Maiden Cover.
Local: Lord Paul Pub
Horário: 22h
Evento: Pub in Rock

24.06 • São Luiz Gonzaga-RS
Workshop Aquilles Priester, Show do Hangar e abertura da Excellence.
Local: AABB
Horário: 21h

09.07 – Só Creedence e Belladonna – Panambi – RS
Local: Clube GDP
Realização: Energy Enterteinament e Moto clube Cavalo de Aço.

16, 17 e 18.07 – Ijuí Rock ‘N Roll Festival - Ijuí – RS
Local: Hangar Paranhos (Aeroclube)
Evento: A maior festa em comemoração ao Dia Mundial do Rock na região.
Encontro de motociclistas, salto de Pára-quedas e 30 bandas detonando!
Local: Hangar Paranhos (Trevo de acesso ao Aeroporto Municipal – Linha 6 leste)
Ingressos antecipados: R$ 5,00
Taxa de acampamento: R$ 10,00
Realização: Hangar Paranhos, Clube de Paraquedismo, Zangões Moto Clube e Ijuí rock Club.

21.08 – 7° Pop Rock Show • Ijuí-RS
Excellence e mais 10 bandas concorrendo.
Local: Estação da Mata
Horário: 23h
Evento promovido pelo Terceirão da EFA.

Nenhum comentário: