quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mulheres do Metal: Hysterica Mostrando Como Se Faz Heavy Metal Hoje

Suécia mostrando que tem banda completamente feminina com muita força


Metal e mulher, combinação que faz todo headbanger dar graças aos deuses metálicos. É no Metal, especialmente, que as meninas mostram que talento, perseverança e qualidade são determinantes para o sucesso, não precisando de vulgaridade ou outras artimanhas.

            
Não que uma bela headbanger não seja um atrativo (até mesmo para suas colegas), mas a verdade é que pouco adianta termos rostos (e corpos!) bonitos em cima do palco se a música fere nossos ouvidos.
            
Anni De Vil (Vocal)
Felizmente não é o caso das garotas da Hysterica, banda de Estocolmo (Suécia) e bem jovem (apenas 7 anos de estrada). Embora lançando apenas seu segundo disco, a banda das belas e talentosas Anni De Vil (vocal), Bitchie (!?) (guitarra), Helln (bateria), Satanica (baixo) e Marydeath (teclados) começam a mostrar para o mundo através da tímida Crong Records que Heavy Metal com pegada forte e melodia é característica do quinteto.
            
Satanica (Baixo)
É isso que provamos ao ouvir “The Art of Metal” (2012). São 10 faixas, algumas mais agressivas e pesadas, como a faixa inicial “Breaking the Walls”, “Hysterica” e “Force of Metal” (primeiro single do disco e vídeo, que você assiste ao final da matéria), outras mais cadenciadas e melódicas como “Live or Die” e “Fighters of the Century” (mais uma com refrão grudento).
            
Embora a banda não inove ao ponto de lançar um trabalho revolucionário, o que o quinteto apresenta é aquele Heavy Metal nos moldes do que é feito hoje. Só para ter uma ideia, algo semelhante ao que, aqui no Brasil, bandas como Shadowside e Ecliptyca também tem feito. Um diferencial que pode agradar ou não é que Anni utiliza vocais guturais em alguns momentos, mas menos do que no álbum de estreia “Metalwar” (2009).
            
Só por alguns títulos dá para entender que a banda segue a parte lírica semelhante à um dos grupos pioneiros que misturavam Heavy com Power, Manowar. Além das letras que são verdadeiros hinos ao Metal, as meninas também capricham no visual mais tradicional, mas sem esquecer a sua feminilidade.

Anni (esq.) agitando ao som marcante e certeiro de Satanica (baixo)

Aliás, por falar em influência, é nítido que Doro Pesch (Warlock e Doro) é uma grande referência, especialmente para Anni, mas também no instrumental e em melodias como “Daughters of the Night”. Com certeza agradará os fãs da nossa Metal Queen.

Bitchie (emd estaque) desfila riffs certeiros no melhor estilo Heavy atual
            
A banda ainda tem um longo caminho a percorrer, deixado por bandas como Sinergy (uma das mais importantes dessa geração, que já encerrou as atividades), mas com certeza, seguindo a linha de “The Art of Metal” e ousando mais, irão se tornar uma grande referência desta década quando assunto é banda de Heavy Metal formada por mulheres.

Stay on the Road
Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Hysterica
Álbum: The Art of Metal
Ano: 2012
Tipo: Heavy/Power Metal
País: Suécia
Selo: Crong Records

Formação
Anni De Vil (Vocal)
Satanica (Baixo)
Bitchie (Guitarra e vocal de apoio)
Helln (Bateria)
Marydeath (teclados)



Tracklist
01. Breaking the Walls
02. Fighters of the Century
03. Live or Die
04. Spirit of the Age
05. Message
06. Fear of the Light
07. Force of Metal
08. Heels of Steel
09. Hysterica
10. Daughters of the Night

Acesse e conheça mais sobre a banda

Assista "Force of Metal"


2 comentários:

Valentin Trevizani disse...

Porra, gostei muito dessa música.. Vou explorar essa banda na qual eu desconhecia.
Também postei um artigo em meu blog sobre as Deusas do Metal.
Parabéns pelo blog, estou te seguindo!!
Abraço.

Elektra Patrícia disse...

Elas são perfeitas, adoro todas as músicas delas. ☺