sexta-feira, 8 de junho de 2012

Six Feet Under: Cada Vez Mais Podre e Agressivo


Six Feet Under muito mais que a banda de ex-Cannibal Corpse

Dois fatos muito curiosos percorrem a carreira do Six Feet Under: o primeiro é o de que já faz muito tempo que Chris Barnes se afastou do Cannibal Corpse, porém muita gente ainda se refere a ele como ex-vocalista da mesma, menosprezando os mais de vinte anos que sua banda principal já leva nas costas.

O segundo é que mesmo com 12 álbuns de estúdio, o SFU ainda é taxado como undeground e nunca atingiu o merecido status e reconhecimento que merece, sendo que no Death Metal essa é uma das bandas mais originais, pois tem a capacidade de injetar muitos grooves e elementos que vem direto do Rock & Roll clássico. Muitas bandas tentam essa fórmula, mas poucas tem resultados tão bons quanto esses caras aqui.

Chris Barnes, lenda do Death Metal norte-americano

Duvido muito que esse novo lançamento, “Undead” venha reverter isso.É uma pena, pois quem não ouvir esse novo trabalho vai deixar de curtir um dos trabalhos mais intensos dos caras.

De um tempo pra cá, Barnes e sua tropa de mortos vivos andaram meio ocupados. Primeiro foi o lançamento do denso e muito pesado “Death Rituals” (2008), dois anos depois é lançada a terceira parte do “Graveyard Classics”, onde são apresentados covers de músicas clássicas em versões matadoras e puramente Death. Sendo que após uma turnê e apresentações pelo mundo afora (Brasil incluso), é hora de uma reformulação. Sai o baixista Terry Butler (que foi para o Obituary) e o baterista Greg Gall, sendo substituídos por Matt DeVries e Kevin Talley. Além disso, é anexado ao grupo mais um guitarrista, Rob Arnold, que veio do Chimaria.

A banda já se apresentou no Brasil neste ano de 2012

As mudanças param por ai porque “Undead” vem firmar ainda mais a formula dos seus antecessores, desde da arte gráfica com um desenho geralmente simples, mas com muito simbolismo, até a parte sonora, que podemos afirmar que está um pouco mais técnica, não chegando ao nível de uma virtuose exagerada, mas uma audição mais criteriosa vai perceber arranjos mais elaborados, como na fantástica  “Frozen At The Moment of Death”.

Chris ainda é aquele urso raivoso que consegue ser reconhecido nos primeiros segundos de qualquer música e sabiamente ele andou explorando seus vocais de maneira muito segura desde a esporrenta “18 Days” até mesmo na mais sorumbática e melancólica “Blood On My Hands”.

Pelo titulo é possível perceber que as pérolas de poesia e lirismo estão intactas. Então regozije-se com as belas declarações de  “Formaldehyde” e  “Molest Dead”.

Sendo assim, se você já curtia SFU via adorar esse álbum, uma aula do chamado Death N’ Roll , agora se não conheces a banda aproveite esse lançamento e divirta-se quebrando o pescoço.

Texto: Luiz Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Six Feet Under
Álbum: Undead
Ano: 2012
País: Estados Unidos
Tipo: Death Metal

Formação
Chris Barnes (Vocal)
Steve Swanson (Guitarra)
Rob Arnold (Guitarra)
Jeff Hughell (Baixo)
Kevin Talley (Bateria)



Tracklist
01. Frozen at the Moment of Death
02. Formaldehyde
03. 18 Days
04. Molest Dead
05. Blood on my Hands
06. Missing Victims
07. Reckless
08. Near Death Experience
09. The Scar
10. Delayed Combustion Device
11. Vampire Apocalypse
12. The Depths of Dep


Contatos

Confira a prévia do álbum

2 comentários:

Anônimo disse...

matador.sem mais meritíssimo.

Anônimo disse...

porra só fã dos caras muito bom mesmo six feet under eles botam pra fude