segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Issa: Fogo Cruzado de Melodic Rock e Hits Certeiros


Já no quarto álbum solo pelo selo Italiano Frontiers, a norueguesa Isabell Oversveen, ou simplesmente Issa, é sem dúvida uma das grandes vozes do Melodic Rock/AOR atual, e afirmo sem medo que se tivesse surgido no auge do estilo, nos anos 80, onde grupos como Journey, Toto, Heart, Survivor, Asia e outros dominavam as rádios e lotavam estádios, certamente teria um sucesso à altura desses nomes. Não que o estilo até hoje não tenha um grande número de seguidores fiéis, e está aí a própria gravadora Frontiers, a maior do gênero hoje, que apostou forte no estilo e colhe os resultados, mesmo sem apoio da grande mídia, mas que no auge dos 80's seria de um impacto muito maior, isso seria.  (English version Here)

Pois bem, Issa já possui um grande número de admiradores, e não é  à toa que está em seu quarto trabalho pela gravadora, pois possui uma voz e um talento acima da média, com performances carregadas da emoção e feeling, além do desenvoltura e o alcance que o estilo precisa. Sempre junto a um time de músicos e co-compositores de alto nível, esta norueguesa emociona e causa arrepios, seja em vocalizações em tons altos, baladas suaves ou simplesmente criando lindas melodias vocais, tudo muito bem assessorado pelo excelente time à sua volta e a produção, também de alto nível (a cargo de John Greatwood e James Martin), que dá toda a polidez e pompa necessárias ao estilo. E se não bastasse, "Crossfire" ainda conta com vários outros convidados, como Steve Overland (FM), Alessandro Del Vecchio (Hardline) e Robert Sall (Work of Art), trazendo ainda mais brilho ao álbum.


Em "Crossfire" o ouvinte se depara realmente em um "fogo cruzado" de grandes refrãos e melodias, ou seja, algo que os fãs da cantora já encontram desde o primeiro álbum, talvez a diferença deste para os anteriores, seja que as composições estão ainda mais voltadas ao Melodic Rock, apresentando ainda em alguns momentos um acento "pop", que lembra, por exemplo, os suécos do Roxette (inclusive Issa cita Marie Fredriksson como uma de suas inspirações).

Já na faixa título, que inclusive foi escolhida como clipe de divulgação (aliás, a própria Issa nos afirmou que foi difícil escolher a música para o vídeo, porque estava realmente muito satisfeita com todo o álbum), é um Melodic Rock com tudo o que os fãs do estilo querem, fantásticos teclados, deliciosas melodias, coros irresistíveis e belo solo de guitarra, além claro, dos maravilhosos vocais, aqui em tons bem altos, realmente de arrepiar, instantaneamente o refrão já está na sua cabeça; "New Horizon" é mais suave, com pitadas pop, mas que se contrapõem com riffs mais hard e ótimas melodias aos sintetizadores; a terceira faixa, "Raintown", é uma "power ballad", onde Issa canta em dueto com Steve Overland (FM), em um clima de causar arrepios, hit instantâneo!


É hit atrás de hit, então, teria de comentar faixa a faixa, mas para não me alongar, citarei mais alguns dos destaques desta maravilhosa peça de Melodic Rock que é "Crossfire", não tem como não entrar de cabeça em mais uma grande balada como "Fight Fire With Rain", com melodias e vocais de arrancar suspiros, ou a Hard/Pop "Heartbeat", que lembra bastante o citado duo suéco Roxette, também dona daqueles refrão fixam de imediato, quando você menos percebe já está cantarolando a melodia e o refrão..."Ooooh oooh, missing your heartbeat!!". Irresistivel, eu tive que colocar no repeat. E o que dizer dos teclados e coros cativantes de "Red Lights"? E "Only You", onde Issa mostra novamente o seu alcance vocal e feeling, penetrando fundo em nossos ouvidos.


Como falei antes, difícil escolher destaques, face a qualidade de todas as músicas, um apanhado de 12 Melodic Rock "anthems", que já vinham sendo escritos há algum tempo, pois o álbum anterior, "Can't Stop" (2012), foi um álbum de versões, então Issa e seu "time" tiveram um um bom tempo para nos brindar com um álbum de excelente nível. Resumindo, um perfeito álbum de Melodic Rock, repleto de melodias irresistíveis, arranjos e produção muito bem trabalhados, grandes refrãos e corais e a maravilhosa voz de Issa, que mostra mais uma vez que está um passo a frente, se colocando como uma das grandes cantoras do Melodic Rock atual.

Texto/Edição: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Artista: Issa
Álbum: "Crossfire" (2015)
Estilo: Melodic Rock/AOR
País: Noruega
Selo: Frontiers

Canais Oficiais:

Produced by John Greatwood and James Martin

Issa - vocals and backing vocals
James Martin – Keyboards
Tom Martin – bass and Guitars
Michael Cruise – Drums

Guests
Steve Overland – duet on Raintown
Alessandro Del Vecchio
Steve Newman
Robert Sall
Daniel Palmqvist
Michael Kew
Daniel Johansson




Tracklisting:
Crossfire
New Horizon
Raintown
Long Time Coming
Fight Fire With Rain
Heartbeat
Electric Lights
Ghost
Inside My Heart
Red Lights
We Rise
Only You.



Nenhum comentário: