quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Marduk: Qualidade Inegável em Nome do Metal Negro


Como se fosse um furacão fora de controle os suecos do Marduk chegam ao seu 13° disco de estúdio, o infame “Frontschwein”. Os fãs mais saudosistas podem torcer o nariz para o que o tanque de guerra Marduk vem lançando desde 2004, porém perdem de conhecer uma banda com sangue nos olhos e com suas características intactas.

Muitos podem questionar de não ter a presença de Legion, mas esquecem que Mortuus de fato é um vocalista mais completo e versátil, não deixando nada a desejar. Claro que Erik Hagstedt (ou apenas Legion) gravou os melhores discos do Marduk, mas é quase um erro negar o que a horda negra vem criando após sua saída.


E de fato em “Frontschwein” temos o melhor lançamento desta nova fase, e um dos melhores discos de sua discografia, devido as proporções o Marduk conseguiu lançar um disco tão poderoso quanto o clássico absoluto “Panzer Division Marduk”.

Seguindo em seu front o guitarrista e líder Morgan continua impecável, riffs insanos e mais do que marcantes, como é o caso da faixa titulo (que soa abusivamente rápida e pesada, destacando também o novato Fredrik Widigs nas baquetas) e “The Blond Beast” (menos veloz, mas com peso absurdo e com Devo mostrando todo o poder de seu baixo).

Mas impossível não mencionar Mortuus e sua versatilidade, como em “Wartheland” (cadenciada e mórbida, com vocalizações de arrepiar); “Afrika” vem extremamente rápida, com aquele Black Metal ríspido e cru que consagrou o Marduk, onde as linhas vocais se entrelaçam entre o rasgado e o gutural de forma muito consistente.


“Between the Wolf-Packs” também se destaca pelo seu lado “mezzo”, encontrando uma boa dinâmica entre a velocidade e cadencia, mostrando também grande apuro técnico da parte instrumental.


A produção do trabalho merece destaque, pois soa abrasiva e “suja”, e ao mesmo tempo pesada, chegando num ótimo equilíbrio sonoro, com todos instrumentos em sintonia numa verdadeira marcha de guerra.

Uma verdadeira apoteose ao Metal negro é o Marduk mostrando que ainda tem muita munição para queimar em sua linha de frente.


Resenha por: Renato Sanson

Acesse e conheça mais a banda:




Nenhum comentário: