terça-feira, 24 de outubro de 2017

Rage: O "Resgate" Continua!


Sim! O resgate daquela sonoridade típica do Rage, que foi se perdendo em meio a experimentações, trocas de line-up e outros problemas, tem continuidade. Peavey Wagner queria retornar àquela identidade dos anos 90 (no encarte do álbum, antes das letras, há um texto dele falando claramente a respeito),e que ao meu ver se manteve até "Welcome to the Other Side" (2001), apesar de outros bons álbuns, como "Soundchaser", muita coisa foi mudando no Rage, com a influência de Terrana e Smolski pesando forte.

Uma nova era, retornando como trio, começou em 2015 e mostrou sua cara no primeiro full-lenght em 2016, com "The Devil Strikes Again", e pouco mais de um ano depois Peavey e seus companheiros apresentam "Seasons of the Black", a mais recente cria desta nova fase.

Peavey, Vassilios e o venezuelano Marcos Rodriguez formam o alinhadíssimo trio atual, destacando o guitarrista Marcos, que também canta (era vocalista em banda anteriores), e ainda tinha uma banda tributo ao Rage, e como fã, entrou de cabeça na proposta, afirmando buscar fazer músicas que ele, como um admirador da banda também, gostaria de ouvir .


Assim como seu antecessor, "Seasons of the Black" traz riff e melodias características daquela era Rage dos anos 90, em músicas que às vezes beiram o Thrash, mas sempre intercalando doses de melodia, com momentos cativantes e "grudentos".  Melodias cativantes, peso e velocidade que já se mostram presentes na faixa título, que abre o álbum. "Seasons of the Black" traz Martcos Rodriguez despejando riffs marcantes, enquanto a cozinha explode em peso e Peavey solta sua voz rasgada e característica.

E sem chance de recuperarmos o fôlego, vem um dos destaques do álbum, "Serpents in Disguise", que remete ao que o Rage apresenta de melhor, em uma faixa que varia peso e melodia, alternando trechos rápidos com outros mais trabalhados, e linhas vocais cativantes e refrão grudento.

"Blackned Karma" também transborda peso na cozinha, com o baixo de Peavey ganhando destaque. As melodias do refrão cativam de imediato, e ela tem um certo ar grandioso e clássico, assim como "Time Will Tell", outro destaque, com excelentes riffs e melodias de Marcos, cortadas pela voz áspera de Peavey. Destaque para os backing vocals, que dão mais ênfase ao refrão. Preste atenção também no solo de guitarra do venezuelano.


Apontando mais um dos destaques, a tetralogia que fecha o álbum, "The Tragedy of Man", onde Peavey discorre sobre questões da evolução e própria sobrevivência do homem: "A tragédia do homem é que ele não tem respeito pela própria espécie. Nem o assassino, nem seu juiz." , uma peça cheia de emoções diversas, algo de teatral, alternando trechos pesadíssimos com outros melódicos e sinfônicos, destacando o maravilhoso refrão da parte 2, "Justify", que transmite perfeitamente o sentimento da clássica sonoridade da banda e no que tem de melhor, quando mesclam peso, melodia e certo ar clássico e teatral. Nota 10 para letra e música!

A edição dupla, que é a que foi disponibilizada aqui no Brasil via parceria Nuclear Blast/Shinigami Records, traz um CD bônus com regravações de músicas da época que a banda ainda se chamava Avenger. As versões ficaram mais encorpadas e atuais, e claro, uma produção melhor. Quebre o pescoço com "Soutcross Union" e "Down to the Bone". Ótima oportunidade de apresentar essas músicas a novos fãs.

Rage On! Em "Seasons of the Black"  Peavey Wagner segue firme no propósito de resgatar a sonoridade mais característica do seu Rage, e pouco mais de um ano após o primeiro registro da nova fase, este novo álbum vai agradar aos fãs, com uma banda ainda mais  vontade em um trabalho levemente superior ao antecessor.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Rage
Álbum: "Seasons of the Black" 2017
País: Alemanha
Estilo: Heavy Metal
Produção: Rage
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records


Line-Up:
Peavey Wagner: Baixo e Vocais
Marcos Rodriguez: Guitarras e Vocais
Vassilios Maniatopoulos: Bateria e Vocais

Disco I
01. Season Of The Black
02. Serpents In Disguise
03. Blackened Karma
04. Time Will Tell
05. Septic Bite
06. Walk Among The Dead
07. All We Know Is Not
08. The Tragedy Of Man - Gaia
09. The Tragedy Of Man - Justify
10. The Tragedy Of Man - Bloodshed In Paradise
11. The Tragedy Of Man - Farewell

Disco II (regravações de músicas do Avenger)
01. Adoration
02. Southcross Union
03. Assorted By Satan
04. Faster Than Hell
05. Sword Made Of Steel
06. Down To The Bone

     


     

Nenhum comentário: