domingo, 20 de maio de 2018

Cobertura de Show: Therion - Teatro AMRIGS Porto Alegre RS (09 de Maio)


E a espera dos fãs sulistas valeu a pena! Depois de quase 17 anos, em um evento da Mitnel Produções, o Therion retornou a Porto Alegre, divulgando o novo álbum, a ópera "Beloved Antichrist". A primeira vinda foi em 2001, durante a tour do "Secret of the Runes", e daquele line-up, apenas o mentor e criador da banda, Christofer Johnsson, e o baterista Sami Karpinnen, que retornou recentemente ao grupo, restaram. O line-up atual, que já possui um grupo que vem atuando junto desde 2012, com Thomas Vikström (vocais), Linnéa Vikström (vocais), Nalle Pahlsson (baixo) e Christian Vidal (guitarras), recebeu em 2015 a adição da fantástica soprano Chiara Malvestiti, substituindo a não menos incrível Lori Lewis. Um excelente e bem entrosado line-up, que entregou um show carregado de energia e emoções. Vamos contar um pouquinho do que foi a noite a seguir.


Primeiramente tecendo sobre a organização do evento, praticamente só temos elogios, pois o local escolhido, o teatro AMRIGS, possui uma excelente estrutura, proporcionando muito conforto ao público, e o mais importante, a qualidade do som, certamento o quesito mais importante, ainda mais se tratando de uma banda que possui tantos detalhes em sua música. Pudemos perceber no início e ao final do show, a satisfação dos fãs com a qualidade do evento, agradecendo à produção pela realização, pois muitos já estavam dispostos a ir a outros estados para conferir a banda. 

O próprio Christofer Johnson elogiou a organização, dizendo que estava tudo perfeito, somente tendo reticências quanto à algumas falhas do engenheiro de iluminação. Bom, não é fácil, com todos aquele pessoal no palco e movimentando-se e, principalmente os vocalistas, que se revezam nos vocais principais e secundários. No mais, somente vimos algumas reclamações quanto a um benefício que a produção iria entregar aos compradores do setor VIP, que, segundo o produtor informou, a empresa responsável pela produção não entregou a tempo.


Os Convidados, Spleenful (Brasil) e The Devil (Inglaterra), abrem o espetáculo com méritos!

Praticamente pontuais, outro ponto positivo, os shows das bandas convidadas se iniciaram, já com um bom público, e coube a Spleenful e seu Dark Metal repleto de trechos sinfônicos e elementos atuais, logo chamou a atenção do público, com uma atuação bem segura e interagindo bastante com a plateia, que embora, na maioria, permanecesse sentada, aplaudiu bastante a banda.


A banda caprichou no visual e algumas surpresas, como na abertura da apresentação, durante a intro a banda foi chegando e também uma bruxa tratava já de "enfeitiçar" o local. O grande final com "Winter Solstice Dream", também foi abrilhantado pela performance de dança do ventre, pela bailarina Viih Alves. Formada em 2012 em Porto Alegre, a banda atualmente conta com 
Tiago Alano (vocais), Bia Giovanella (vocais), Elias Mendes (guitarra), Carlos Ricardo (baixo), Everton Manso (teclados), Yuri Porto (bateria) e Marcelo Campos (guitarra).


Após a aplaudida Spleenful, era a vez da curiosa The Devil adentrar o palco. O quarteto inglês utiliza máscaras, e proclama-se como inovador, trazendo uma proposta cinematográfica e dark, buscando trazer emoções diversas. O som é instrumental, tem peso, e são colocados telões com imagens de fatos históricos, com a sonoridade servindo de trilha para essas imagens. São usados samples ao invés de um vocalista, e as mensagens, segundo eles, tudo possui uma mensagem codificada, que expõem um grande segredo, uma grande conspiração... Bom...é preciso mais audições para digerir, e ás vezes a sonoridade torna-se um pouco cansativa, mas foi uma experiência interessante e realmente diferente. O The Devil é formado por...bom, não posso dizer! ha ha ha

Therion: Porto Alegre's Second Coming!

A espera chegava ao fim, e diante de um público ansioso e feliz, que já ocupava boa parte do teatro ( embora ainda aquém do esperado para um show deste nível e com ótima estrutura, depois o pessoal reclama que não há shows para ir), logo surge a intro com Nalle Pahlsson entrando no palco, para delírio dos fãs, e seguido pelo Sr. Therion, Christofer, Vidal e Sami, para iniciarem com "Theme of Antichrist". Logo, Thomas, Chiara e Linnéa tomam também o palco, recebendo também o calor do público, onde podíamos notar os olhares e manifestações de felicidade.


A banda, como sempre, para quem acompanha as apresentações ao vivo nas plataformas, não decepcionou, em uma performance técnica e carregada de energia. E claro, com aqueles elementos teatrais, os quais tiveram maior atenção nas músicas do novo álbum, a ópera "Beloved Antichrist".
Sem tempo do público tomar um fôlego, "Blood of Kingu", sempre um destaque, toma de assalto com seus riffs matadores e vocais altos de Thomas Vikström, este, com certeza um dos melhores frontmans e vocalistas do Metal atual. 49 anos, mas com energia de 19!


Para orgulho de seu pai, Linnéa Vikström toma o papel principal em "Din", correndo por todos os lados, fazendo os vocais limpos e guturais, indo a beira do palco chamando o público, chegando em um momento a se jogar no chão, como se para tomar um fôlego e retomar sua ensandecida performance! A menina que entrou na banda aos 18 anos, hoje é uma frontwoman e vocalista que cresce em qualidade a cada ano. Comentando com Nalle sobre Linnéa, este disse "She's my idol".


Em seguida, uma dobradinha do novo álbum, "Bring Her Home" e "Night Reborn", dois dos destaques do novo álbum, com atuações impecáveis de Thomas e Chiara. "Nifelheim", sempre esperada, traz aquele belíssimo trabalho de vozes, com praticamente todos participando. Temos que louvar a todo momento o entrosamento e o prazer com que a banda executa seu show, e isso chega ao público. Além dos vocalistas, que esbanjam simpatia, os demais interagem a todo momento uns com os outros, e claro, com o público.


Quem vê Christofer Johnsson, aquele cara magricela, voz calma, e depois vê no palco, se impressiona com o carisma e energia. Apesar de devido a alguns problemas na sua cervical terem ameaçado sua carreira, e ter que tomar mais cuidados, estava bem solto. Forma uma grande dupla com o argentino Vidal, o qual esbanja técnica, feeling e pegada! Que grande músico. Nalle Pahlsson e Sami Karpinenn não deixam por menos, com uma cozinha técnica e precisa!


Para não nos alongarmos, somente destacarei mais alguns momentos desta grande performance, como por exemplo a belíssima "Lemuria", do álbum homônimo, outra que com certeza sempre é esperada. O público foi ao delírio com a já tradicional performance de joelhos de Chiara, que encantou a todos com sua enorme voz e simpatia. O final já se tornou épico, onde Chiara substituiu as notas de flauta na gravação original pela sua voz. Realmente, essa música ela pegou pra ela. Difícil né, apontar só destaques, porque a sequência é matadora, e o Therion tem muitas músicas esplêndidas. Pessoalmente, gostaria de um dia ouvir a "The Beauty in Black" ao vivo.


Destacando ainda mais duas do "Beloved Antichrist" tivemos a parte final arrebatadora, sendo que já em determinado momento o público já agitava muito mais, ficando em pé e respondendo a cada chamado da banda para acompanhar as músicas, refrãos e tradicionais brincadeiras, como a que Christofer fez, desafiando os brasileiros a gritarem mais alto que os fãs argentinos (na noite anterior, a banda se apresentou em Buenos Aires), lembrando a rivalidade Brasil x Argentina no futebol, e apontando para Vidal, argentino, torcedor do River e fã de futebol.


"Son of Staves of Time" foi a "última", e logo a banda voltou, para delírio dos fãs, agora todos em pé, alguns agitando no corredor, para a dobradinha "The Rise of Sodom and Gomorrah" e "To Mega Therion"! Sem palavras! Ainda após a banda ter deixado o palco, não antes sem agradecer o público, cumprimentar as pessoas que chegavam perto do palco, ainda pudemos ouvir alguns fãs fazendo um coro de "one more song! one more song!" ha ha ha! Claro, sabíamos todos que havia acabado, mas com certeza queríamos mais!


Que a banda não precise esperar mais outros 17 anos para retornar, e que tenhamos um público ainda maior e condizente com a qualidade do espetáculo, então, somente temos que louvar a iniciativa da Mitnel produções e todos os envolvidos de alguma forma (inclusive a Heavy & Hell e Road to Metal), que entregou um belo espetáculo. Memorável dia 9 de maio!


Texto: Carlos Garcia
Fotos: Diogo Nunes


Drops:
- Em um momento, Christofer falou sobre a satisfação de estar de volta à Porto Alegre após tanto tempo, e perguntou quem esteve no show em 2001. Alguns fãs responderam, e ele apontou para um deles, já com o cabelo ralo, assim como o seu, e disse "ah, estamos envelhecemos juntos".

- Nota-se o entrosamento e boa relação entre os membros, que fazem brincadeiras e movimentos ensaiados durante o show, como Linnéa indo "ajudar" Vidal a solar, e oferecer para que ele assuma o microfone; os movimentos combinados de pai e filha, Linnéa e Thomas, em vários momentos; as coreografias a la Kiss de Christofer e Nalle, lembrando que o baixista é fã e colecionador de material dos mascarados.

- O público ia ao delírio com as brincadeiras e encenações de Thomas, principalmente quando fingiu morder o pescoço de Chiara, saindo limpando a boca, no melhor estilo Drácula!

- Enquanto acompanhávamos a banda após o almoço, junto com a produção, paramos para esperar o sinal fechar, e dois fãs, vendo alguns outros caras de camiseta de banda, alguns de cabelo comprido, perguntaram "vocês vão ao show hoje?", e não notaram que ao nosso lado estava o Vidal e logo a frente o Christofer, de bonézinho e casaco, bem estilo tiozinho! ha ha! levaram um susto quando perceberam! Brinquei com eles "não é sempre que se vem à um show de uma banda, e dá de cara com ela atravessando a rua com você!" A dupla veio de Santa Catarina ver o Therion. E teve gente de Porto Alegre que perdeu!



Set List:

Theme of Antichrist
The Blood of Kingu
Din
Bring Her Home
Night Reborn
Nifelheim
Ginnungagap
Typhon
Temple of New Jerusalem
An Arrow from the Sun
Wine of Aluqah
Lemuria
Cults of the Shadow
The Khlysti Evangelist
My Voyage Carries On
The Invincible
Der Mitternachtslöwe
Son of the Staves of Time

Encore Final
The Rise of Sodom and Gomorrah
To Mega Therion


Nenhum comentário: