segunda-feira, 14 de maio de 2018

Saxon: Ainda Provocando Tempestades!



Em uma determinada fase da vida, normalmente a pessoa prefere aproveitar seus últimos anos de existência descansando, curtindo a família e viajando para conhecer novos lugares – desejo bastante aspirante depois dedicar vários anos trabalhando. No caso das lendárias bandas de Heavy Metal, aposentadoria é algo um dia inevitável, mas que esses guerreiros adiam ao máximo. Mostrando que ainda tem muita lenha pra queimar, o Saxon lança seu 22º disco, “Thunderbolt”.

Atravessando modismos e tendências musicais, a banda mantém suas virtudes as quais os consagraram como um dos melhores nomes da história Heavy Metal. O álbum traz a conexão perfeita de peso e melodia completamente clássica, mas com uma timbragem sonora atual, anelando todos os despachos do Metal tradicional e do antigo Hard Rock. E cada riff e refrão faz com que o álbum torne-se perdurável, pois tudo é muito vigoro e robusto.

A produção contou novamente com as mãos do aclamado Andy Sneap (conhecido por ter produzido os últimos do Accept e o mais recente do Judas Priest).  Condução primorosa e divina, sendo a pessoa perfeita pra comandar a mesa de mixagem/masterização do quinteto e das demais bandas similares.  Já a capa, se refere ao nome do disco, mostrando um gavião negro tentando vencer o poder do trovão.


O disco demonstra que, para o Saxon, nunca existiu momento ruim, mesmo em álbuns onde "aliviaram" a sonoridade, retornando depois renovados, soando mais pesados e atuais. A classe e conhecimento de causa estão ali, em  “Thunderbolt”, nos vocais marcantes de Biff, nos riffs certeiros, nos belos arranjos musicais, evidenciando que não existe acomodação ou falta de inspiração à esses gigantes.

Após a intro instrumental, “Thunderbolt” inicia mostrando todo o poderio dos riffs pesados, exalando a pegada da sonoridade atual dos ingleses; o sendo melódico segue "classudo", como podemos ver em “The Secret Of Flight”, onde destacam-se os duos de guitarras; a arrastada “Nosferatu (The Vampire’s Waltz)” é sombria e com boas doses de peso. 

“The Played Rock And Roll” fala por si, embalando uma postura enérgica e rápida, homenageando em grande estilo o saudoso líder do Motörhead, Lemmy Kilmister. A agressiva “Predator” conta com os urros de Johan Hegg, do Amon Amarth, em uma novidade no som da banda, com inclusão de guturais; “Sons Of Odin”, soa épica, com seu andamento cadenciado, com base rítmica mostrando um peso absurdo; capricham na pegada também em “A Wizard’s Tale”;  com a aula de Metal tradicional “Roadies’ Song”, fecham este grande play.


Se esse disco fosse lançado nos meados dos anos 80, nos inspira a certeza de que estaria entre os álbuns clássicos do grupo! Uma banda que parece ter começado há pouco, tal energia demonstrada. E fazendo trocadilho ao título, “Thunderbolt” é uma verdadeira trovoada de Heavy Metal, sendo forte candidato a um dos melhores discos do ano. A versão nacional via Shinigami Records vem em uma bela edição em digipack.

Texto: Gabriel Arruda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Saxon
Álbum: Thunderbolt
Ano: 2018
País: Inglaterra
Estilo: Heavy Metal
Gravadora: ShinigamiRecords (Nac.) / Silver Lining Music (Imp.)

Formação
Biff Byford (Vocal)
Paul Quinn (Guitarra)
Doug Scarratt (Guitarra)
Nibbs Carter (Baixo)
Nigel Glockler (Bateria)

Track-List
1.    Olympus Rising
2.    Thunderbolt
3.    The Secret of Flight
4.    Nosferatu (The Vampires Waltz)
5.    The Played Rock and Roll
6.    Predator (feat. Johan Hegg)
7.    Sons of Odin
8.    Sniper
9.    A Wizard’s Tale
10. Speed Merchants
11. Roadie’s Song
12. Nosferatu (The Vampires Waltz)

Contatos

     


      

Nenhum comentário: